Como abrir uma conta para menor de idade? Confira opções de bancos.

Instituições financeiras digitais acabam oferecendo essa possibilidade.

Publicado em 15/06/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

De acordo com a atual legislação brasileira, uma pessoa acaba se tornando maior de idade a partir dos seus 18 anos. Neste momento, a pessoa é considerada oficialmente uma adulta responsável por todos os seus atos. E isso inclui a autorização para movimentar valores financeiros em seu nome, consequentemente é a idade mínima para que uma pessoa tenha uma conta bancária em seu nome e tenha acesso a serviços de crédito.

Como abrir uma conta para menor de idade? Confira opções de bancos.

Mas, nas últimas décadas, o mercado financeiro acabou se adaptando para acompanhar uma tendencia de maior liberdade financeira para os jovens adolescentes. Diante disso, foram criadas opções de contas bancárias para jovens adolescentes, mas com algumas condições.

Mesmo que a conta seja aberta no nome do menor de idade, que também passa ter acesso a login e senha para entrar nos canais digitais do banco, bem como emissão de um cartão com emissão de senha para que o próprio jovem faça suas movimentações, essa conta acaba exigindo que um adulto se torne o responsável pela conta.

Este adulto também deve acabar sendo o responsável pelo próprio jovem. Por isso, normalmente os bancos exigem que o adulto seja um dos pais ou ainda uma pessoa que seja legalmente responsável pelo menor de idade. Inclusive os adultos podem ter acesso às informações referentes a conta, incluindo histórico de movimentações.

Confira alguns dos bancos digitais que oferecem contas para menores de idade:

Nubank

O Nubank, que acabou se tornando uma das empresas do segmento financeiro mais conhecida pelo público brasileiro, conta com uma opção de conta corrente para menores de idade, que basicamente é a mesma conta disponibilizada para os adultos. A diferença é que, neste caso, é preciso que um maior de idade, que também seja correntista do banco, assuma como responsável.

Neste caso, a conta para menores de idade pode ser aberta para os jovens entre 10 e 17 anos. Eles possuem acesso a recursos como cartão de débito, possibilidade de utilizar as caixinhas de investimento, recarga de celular pelo aplicativo, dentre outros.

Banco Inter

O Inter conta com uma opção de conta digital que pode ser aberta por quem já é cliente da instituição financeira. Este acaba sendo um dos poucos bancos que oferece a possibilidade da abertura de conta para pessoas a partir dos seus 0 anos de idade, sendo que essa modalidade pode ser utilizada até os 12 anos. O banco não cobra taxas para abertura e manutenção, e oferece ainda a possibilidade de até 4 saques mensais.

Next

O Banco digital Next, que é um braço financeiro do Bradesco, oferece a conta chamada NextJoy. Ela é destinada aos adolescentes, destinada aos jovens entre 12 e 17 anos. Os clientes contam com uma série de benefícios, incluindo cartão de débito, aplicativo exclusivo com gamificação de tarefas e conexão com a conta dos pais. Os adultos podem, por exemplo, programar o pagamento de uma mesada para os filhos, com o dinheiro saindo diretamente da conta dos pais e indo parar na conta dos jovens.

C6

Já para os adultos que são clientes do Banco C6 contam com a conta Yellow para menores de idade. Ela oferece basicamente todos os recursos que podem ser considerados como essenciais em qualquer conta digital, incluindo cartão de débito, transferências gratuitas, gestão de mesada, dentre outros. Os clientes contam ainda com um aplicativo criado com o foco na educação financeira, oferecendo dicas de gestão para que os jovens aprendam a lidar com o dinheiro ainda nos primeiros anos de vida.

Mercado Pago

O Mercado Pago também teve um expressivo crescimento da sua base de clientes na sua conta destinada aos adultos, especialmente em virtude das vantagens oferecidas tanto nas compras feitas no próprio site Mercado Livre como também algumas parcerias exclusivas, como descontos no streaming. E os clientes contam ainda com a possibilidade de abrir uma conta específica para os adolescentes, entre 13 e 17 anos. E mesmo a conta aberta para os jovens oferece rendimentos para os valores que estão ali parados, o que é considerado um diferencial quando comparado com outras contas para menores.

Itaú

Um dos maiores bancos do Brasil e também uma das principais escolhas dos adultos para abertura de uma conta também oferece a possibilidade de abrir uma conta específica para os jovens. Trata-se da conta Iti. De acordo com as informações fornecidas pelo banco, essa opção de conta oferece serviços como pagamento de contas, recarga de celular, transferências Pix, cartão de crédito e mais.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.