Como escolher o melhor banco para receber benefício do INSS?

Beneficiários podem ter a liberdade de definir a instituição financeira para receber os pagamentos.

Publicado em 27/06/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Milhões de brasileiros acabam tendo como renda principal os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido apenas pela sigla INSS. O mais conhecido de todos estes benefícios e pagamentos acaba sendo a aposentadoria, pela qual as pessoas acabam tendo que trabalhar ao longo de muitos anos para ter acesso.

Como escolher o melhor banco para receber benefício do INSS?

Mas existem diversos outros benefícios garantidos e pagos para os beneficiários através deste instituto, como os pagamentos que são feitos para os trabalhadores que estão impedidos de trabalhar por um determinado período de tempo, por exemplo.

Atualmente os beneficiários acabam tendo a liberdade de definir o banco pelo qual vai receber estes pagamentos. Na primeira solicitação o INSS acaba definindo a agência destinada para essa finalidade, mas posteriormente as pessoas podem levar este benefício para outros bancos, de acordo com sua preferência.

Por que mudar de banco para receber o pagamento do INSS?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que as pessoas acabam não tendo a obrigatoriedade de mudar o banco pelo qual o pagamento será recebido, sendo apenas uma possibilidade. Mas, na grande maioria dos casos, o banco escolhido pelo INSS será uma agência que o beneficiário não possui um relacionamento.

Pode ser que a pessoa prefira receber os pagamentos do INSS através do banco do qual ela é cliente por mais tempo ou ainda através do banco que ela conhece melhor. Este acaba sendo o caso mais indicado para a mudança dos pagamentos.

Além disso, levar o benefício do INSS para um determinado banco pode acabar sendo muito interessante para melhorar o relacionamento com aquela instituição, inclusive tendo acesso a diferentes opções de créditos e valores diferenciados para acesso a determinados serviços.

O que levar em consideração na escolha do banco para receber pagamentos do INSS?

Atendimento – Os bancos precisam ter uma boa estrutura de atendimento ao cliente, mesmo que sejam instituições financeiras que tenham como principal foco o digital. Em alguns casos, pode ser interessante optar por um banco que tenha uma boa rede de atendimento presencial para resolver determinados problemas. Além disso, é importante pesquisar a impressão que os clientes possuem sobre este aspecto;

Acessibilidade – É importante também escolher um banco que ofereça boas opções de acessibilidade para os seus clientes, especialmente quando estamos falando de um público mais velho ou que tenha qualquer tipo de dificuldade de deslocamento;

Tarifas bancárias – As tarifas e taxas que os bancos cobram também devem ser levadas em consideração no momento da abertura de uma conta e também ao levar o benefício do INSS. Além dos valores que são cobrados como manutenção, que normalmente é mensal, os clientes também devem levar em consideração os valores de taxas e juros cobrados sobre as operações de crédito;

Benefícios – Como existem muitas opções de bancos, que devem competir pelos clientes, é importante priorizar aqueles que oferecem as melhores vantagens para esta operação. Muitos bancos oferecem limites de crédito mais elevados para quem recebe os pagamentos do INSS, ou ainda reduz a taxa de juros cobrada para estas pessoas.

Proximidade – Esse acaba sendo um aspecto muito importante especialmente para as pessoas mais idosas. É de conhecimento público que os idosos possuem uma maior dificuldade em lidar com as questões tecnológicas. O que para os jovens não é um problema, o fato de existir uma agência bancária física perto para resolução de problemas, para os mais velhos pode ser fundamental. Por isso, pode ser interessante preferir escolher um banco que tenha uma opção de atendimento por perto.

Como alterar o banco para recebimento de pagamentos do INSS?

Hoje em dia, grande parte dos procedimentos e das alterações que podem ser feitas pelos beneficiários do INSS podem ser feitas de forma digital, seja através do site ou seja do aplicativo disponível.

Para fazer a mudança do banco para receber o benefício, os usuários devem seguir estes passos:

Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo

Clique em “Entrar com gov.br”, informe seu CPF e senha cadastrada

Escolha a opção “Agendamentos/Solicitações”

Selecione “Alterar Local ou Forma de Pagamento”

Informe os dados da conta em que você deseja receber o benefício

Finalize o processo após revisão

Lembrando que, em caso do beneficiário ter algum tipo de empréstimo consignado na instituição bancária que ele recebia o pagamento, essa mudança deverá ser aprovada por ambos os bancos. Além disso, os beneficiários também devem acabar se informando a respeito da portabilidade, para levar uma dívida para este banco.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.