Melhores bancos com aplicação automática em 2024
Conheça algumas das melhores opções para quem deseja guardar dinheiro.
Guardar dinheiro é o objetivo de muitas pessoas, especialmente quando elas estão começando a sua vida financeira ou a partir do momento que melas acabam criando um determinado objetivo. Nem sempre as pessoas conseguem fazer isso, uma vez que existem muitas dificuldades pelo caminho, mas hoje em dia existem algumas formas bem interessantes e ferramentas que ajudam neste processo.
Uma das formas de conseguir ser incentivado a guardar dinheiro no dia a dia é começar a utilizar os serviços de um banco que ofereça a chamada aplicação automática. Não é uma novidade propriamente dita que os brasileiros tenham acesso a uma conta que oferece rendimentos para o dinheiro que fica ali parado, mas é uma novidade ter isso atrelado a uma conta que ofereça todos os recursos de uma conta corrente, não sendo restrita em relação aos serviços.
Entenda melhor como funciona uma aplicação automática em uma conta bancária e conheça algumas das melhores opções neste segmento para este ano de 2024.
O que é uma aplicação automática?
A aplicação automática é um serviço que normalmente acaba sendo contratado no momento da abertura de uma conta, mas também pode ser contratado posteriormente. A ideia é basicamente utilizar todo o saldo que fica disponível naquela conta para aplicação em alguma opção de investimento definida.
Normalmente o dinheiro acaba sendo enviado para um fundo ou ainda para um CDB. Mas também existem opções de rendimento automática que exploram outras opções, desde que sejam de renda fixa e também ofereçam liquidez diária. Isso permite que as pessoas consigam ter acesso a este dinheiro a qualquer momento, diferentemente de outros investimentos que bloqueiam os valores.
Mas, como todo o investimento, essa opção acaba sendo interessante pois permite que os correntistas, na prática, tenham dinheiro rendendo e disponível como se estivesse depositado em uma conta corrente convencional. Desta forma, eles podem fazer pagamentos, transferências e saques da forma como bem entenderem.
Mas apesar destas opções de investimento terem liquidez diária, os bancos normalmente definem algumas regras para que este rendimento passe a ser disponibilizado. Uma das regras mais comuns é a de manter o dinheiro depositado por pelo menos 30 dias para que os rendimentos comecem a ser depositados.
Aplicação automática é melhor que poupança?
Uma das principais aplicações ainda utilizadas pelos brasileiros é a poupança. Na prática o dinheiro colocado ali é uma espécie de investimento, mas pelos brasileiros sempre foi tratada apenas como uma forma de guardar dinheiro, separando estes valores daqueles que são utilizados para as contas do dia a dia.
Mas um dos principais problemas da poupança hoje em dia é o seu baixo retorno financeiro para o dinheiro que fica ali aplicado. Atualmente os valores que normalmente acabam sendo depositados ficam abaixo da inflação. Na prática, significa que o dinheiro que fica muito parado em uma poupança perde seu poder de compra, como se a pessoa realmente estivesse perdendo dinheiro.
O dinheiro que fica parado nas contas remuneradas ou que são repassados para uma outra aplicação automática normalmente acaba rendendo mais do que os valores que ficam parados em uma conta poupança. E isso torna essa opção muito mais interessante do que deixar o dinheiro nas tradicionais cadernetas.
O que é mais barato: aplicar na poupança ou utilizar os encargos automáticos?
É sempre importante ressaltarmos que, em ambos os casos, estamos falando de opções de investimentos, que podem acabar tendo algum tipo de custo envolvido. Esses custos acabam impactando no retorno financeiro que uma determinada opção de investimento traz para os clientes.
Em ambos os casos, tanto quando estamos falando de poupanças quanto das contas com aplicação automática, os custos costumam ser muito menores do que aqueles encontrados em outras opções de investimentos. Mesmo assim existem determinados descontos que devem ser observados.
No caso das aplicações automáticas que são feitas com o depósito do dinheiro em opções como o CDB ou o RDB, o correntista deverá pagar IOF e Imposto de Renda toda vez que movimentar o saldo que está em aplicação automática, mas apenas sobre o que rendeu.
Já a poupança acaba não tendo a cobrança destes tipos de encargos, não tendo qualquer tipo de taxa de administração sendo cobrada no momento que as pessoas abrem uma conta ou fazem qualquer tipo de movimentação. Além disso, não existe a cobrança de IOF e nem de Imposto de Renda.
Mas, mesmo descontados os encargos que normalmente são cobrados nas aplicações automáticas, o valor que sobra, em termos de rendimentos, costuma ser maior do que tudo o que a poupança acaba gerando.
O que é mais seguro? Poupança ou aplicação automática?
Algo que costuma sempre preocupar bastante as pessoas que estão pensando o que fazer com o seu dinheiro, especialmente quando o assunto é investimento ou apenas guardar valores, é a segurança. Os brasileiros que passaram pelo começo dos anos 90 acabaram tendo um grande trauma quando saldos de poupanças acabaram sendo confiscados pelo governo federal. Mesmo assim, a conta continuou sendo utilizada.
Mas, hoje em dia, podemos afirmar que ambas as opções podem ser consideradas como bastante seguras em termos de operações e também responsabilidade com o dinheiro. Além disso, ambas as opções acabam contando com Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que cobre perdas caso a instituição financeira tenha algum tipo de problema que impeça ela de realizar os pagamentos solicitados.
Melhores bancos com aplicação automática
Mercado Pago
A conta do Mercado Pago se tornou uma das preferidas dos brasileiros quando o assunto é conta digital. Pegando carona na popularidade do Mercado Livre, essa conta oferece uma série de recursos e também de vantagens para os seus clientes. E uma delas é justamente o rendimento automático do dinheiro que fica ali parado.
A conta digital oferecida por essa empresa não oferece qualquer tipo de custo em termos de manutenção. O rendimento oferecido é mensal, sem a necessidade de cumprir qualquer tipo de carência para que os rendimentos sejam depositados. Os rendimentos variam entre 100% e 105% do CDI, de acordo com a quantidade de dinheiro depositado.ç
Pagbank
Uma outra opção de conta digital que acabou se tornando bastante popular justamente por estar vinculada com outro serviço, que é o sistema de recebimento de pagamentos do Pagseguro. A conta segue o padrão esperado de um banco digital, incluindo zero taxa de manutenção, transferências gratuitas, possibilidade de saques, etc.
Mas essa conta exige uma carência de 30 dias para que os pagamentos dos investimentos comecem a cair. O retorno financeiro é de 100% do CDI, e os clientes podem sacar o dinheiro a qualquer momento, desde que cumpra a carência indicada para conseguir ter acesso aos retornos dos investimentos.
Nubank
A NuConta, que é a conta digital oferecida pelo Nubank para os seus clientes, também oferece a possibilidade do rendimento automático, incentivando as pessoas a manterem os seus valores depositados. A conta em si é 100% digital e oferece todos os serviços esperados, aliados a um sistema descomplicado que já ficou vem famoso com os cartões da empresa.
Para que os correntistas tenham acesso ao retorno financeiro do dinheiro que fica ali parado eles precisam cumprir também o prazo de carência, que é de 30 dias. O rendimento anunciado pela plataforma é de 100% do CDI, ficando na média do que está sendo oferecido no mercado como um todo.
Digio
O Digio também acabou se tornando uma das principais contas digitais utilizadas pelos brasileiros, que oferece uma série de serviços, incluindo conta com rendimento automático, cartão de crédito, investimentos, pagamentos de contas e boletos, programas de parcerias com descontos, dentre outros.
O rendimento da conta do banco Digio exige uma carência de 30 dias para que ele comece a ser depositado. De acordo com as informações fornecidas pelo próprio banco, atualmente o rendimento oferecido é de 100% do CDI. Os valores podem ser sacados a qualquer momento, desde que estejam disponíveis na conta em questão.
PicPay
Apesar de não ser considerado como um banco, este serviço é uma carteira digital que funciona basicamente como uma conta digital completa. E como uma forma de incentivar os usuários a deixar seu dinheiro depositado. A aplicação automática funciona como uma conta com rendimento automático, sem que o cliente tenha que fazer nada para o dinheiro começar a aumentar.
O PicPay funciona oferece atualmente um dos rendimentos mais interessantes para quem deseja manter apenas o dinheiro na conta, chegando aos 102% do CDI. Dá mesma forma que outras opções de contas, aqui o rendimento começa a ser liberado somente após um período de carência de 30 dias.