Nubank tem função de guardar dinheiro. Entenda como funciona.
Clientes do banco podem separar uma determinada quantidade de dinheiro que está depositado na sua conta.
O Nubank se tornou um dos bancos digitais mais presentes e utilizados no dia a dia dos brasileiros. A empresa, que começou suas atividades focando apenas na oferta de um cartão de crédito que, rapidamente, se tornou uma febre nacional, hoje em dia conta com uma solução completa financeira, com uma conta gratuita que permite aos clientes acessarem uma grande quantidade de serviços.
Algumas dessas funções podem ser muito interessantes para as pessoas que estão interessadas em utilizar esse banco digital não apenas nas movimentações do dia a dia, mas também para guardar dinheiro. Uma delas é justamente uma função chamada “dinheiro guardado”, que pode ser acessada diretamente pelos clientes que possuem uma conta com saldo.
Entenda melhor como funciona essa função e confira também outras formas de guardar e de investir o seu dinheiro utilizando o aplicativo da conta do Nubank.
Para que serve a função “dinheiro guardado” do Nubank?
Essa função chamada “dinheiro guardado” que está disponível dentro do aplicativo do banco permite que as pessoas consigam separar um determinado valor que está disponível na conta de forma que ele não seja gasto. A função pode acabar se tornando muito interessante para as pessoas que desejam criar uma reserva de emergência.
Como utilizar a função “dinheiro guardado” no Nubank?
Para conseguir utilizar a função, é muito simples. Destro do aplicativo, no menu inicial, os clientes devem acessar o saldo da sua conta e depois encontrar a opção “Dinheiro Guardado”, que fica logo abaixo.
Ao acessar essa opção, os clientes encontram um botão roxo na parte de baixo, com o nome “Guardar”. Basta acessar essa opção e depois inserir um determinado valor que esteja disponível na conta.
O serviço ainda oferece uma outra opção para os clientes, que é a de escolher se a quantia que está sendo guardada vai ficar disponível a qualquer momento ou uma data específica. Essa acaba sendo uma opção importante justamente para que as pessoas consigam iniciar um planejamento financeiro com foco no futuro.
Por fim, basta confirmar sua opção clicando em Guardar. A confirmação deverá ser feita mediante senha ou então através da biometria, de acordo com as escolhas de segurança que o cliente fez.
A partir desse momento, esse dinheiro guardado não fica disponível para que seja utilizado em transações, como pagamento de contas, PIX, etc. Ele só poderá ser utilizado a partir do momento que o cliente escolher uma opção de resgatar esses valores.
Qual o rendimento do dinheiro guardado no Nubank?
Não basta deixar o dinheiro parado em uma determinada conta sem rendimento, pois, na prática, isso vai fazer com que as pessoas percam dinheiro, uma vez que esses valores vão perdendo o seu poder de compra. No caso do dinheiro guardado, os valores que são separados pelo cliente passam a ter um determinado rendimento, justamente para ir atualizando o valor e oferecendo a possibilidade de um ganho real a partir do momento que esse dinheiro fica por um período maior de tempo.
De acordo com as informações divulgadas pelo próprio Nubank em relação aos valores que ficam guardados, o valor rende 100% do CDI. Mas esse valor passa a contar com esse rendimento apenas a partir do 31º dia do investimento em si.
Outras formas de investir no Nubank
Além de utiliza a opção de dinheiro guardado, as pessoas também contam com algumas outras opções interessantes que permitem com que as pessoas tenham rendimentos a partir de valores que ficam aplicados e separados em conta. Uma das opções mais interessantes do Nubank é a caixinha.
O que são as caixinhas do Nubank?
Na verdade, basicamente esse foi o nome criado para tornar mais próximo das pessoas, de uma forma geral, a ideia de separar um determinado valor disponível da sua conta para que fique guardado de forma separada. Basicamente é um tipo de investimento, no qual os valores vão sendo acrescidos dos rendimentos.
Elas são ferramentas criadas dentro do Nubank justamente para as pessoas que querem ter um incentivo justamente para pensar no futuro, especialmente para quem tem planos. Um dos diferenciais da caixinha, de acordo com o Nubank, é a possibilidade dos clientes personalizarem as opções de uma forma geral, como se cada pessoa tivesse um determinado tipo de investimento feito de acordo com as necessidades e também com as expectativas.
Principais vantagens das caixinhas do Nubank
Existem algumas vantagens muito interessantes para as pessoas que estão interessadas em utilizar essa ferramenta para guardar dinheiro e também para obter algum tipo de retorno financeiro. Uma das principais é vantagens é justamente a possibilidade de personalização de acordo com os planos de cada pessoa.
Uma outra vantagem muito interessante das caixinhas que estão disponíveis dentro do Nubank é o fato de deixar apenas o dinheiro guardado, mas sem que ele fique parado. Todos os valores que são colocados dentro de uma caixinha acabam sendo aplicados em determinados tipos de investimentos disponíveis no banco, que são sugeridos pelo próprio Nubank.
Essas escolhas são feitas de acordo com o perfil indicado do cliente com base nas suas informações, incluindo o objetivo apontado, bem como os valores que são disponibilizados pelo cliente justamente para esse tipo de operação. E o dinheiro vai rendendo de acordo com as escolhas feitas e com as opções definidas dentro de cada uma das caixas.
Para que as pessoas consigam criar um planejamento de forma efetiva, as caixinhas também contam com algumas opções interessantes, incluindo o agendamento de depósitos. Com isso, todos os dias indicados no app o valor indicado é separado, passando da conta principal para essas caixas, de forma que ele comece a render e também fique separado.
As caixinhas também contam com um simulador de investimentos e rendimentos, que permite com que as pessoas tenham uma noção mais próxima do que realmente pode acontecer com os seus valores a partir do momento que eles ficam colocados nessas opções de investimento.
Quais são os investimentos feitos com dinheiro das caixinhas do Nubank?
Atualmente os clientes que optam por colocar os valores financeiros dentro das caixinhas do Nubank acabam contando com a opção de um investimento que é o RBD do Nubank. De acordo com as informações técnicas que são fornecidas pelo banco sobre esse tipo de rendimento, ele acompanha 100% do CDI.
Além disso, esse investimento também conta com algumas outras características interessantes, incluindo a liquidez imediata, diária ou panejada, dependendo do tipo de caixinha. Isso permite com que as pessoas escolham entre uma opção de investimento no qual os rendimentos são disponibilizados todos os dias, ou então em uma data específica, de acordo com o planejamento.
Esse investimento é considerado como uma opção muito interessante justamente para os clientes que definem e que possuem metas de curto prazo e também pode ser uma boa ideia para quem busca mais estabilidade. Essa estabilidade também pode ser obtida justamente a partir da formação de uma reserva de emergência.
Entender como funciona o rendimento de 100% do CDI também acaba sendo muito importante para que as pessoas consigam chegar em um valor aproximado esperado. De forma simples, render 100% do CDI significa que um determinado investimento terá o mesmo rendimento do CDI durante o período em que ficar aplicado. Se o CDI for de 11,15% ao ano, por exemplo, o dinheiro renderá esses mesmos 11,15% pelo mesmo período.
CDI significa Certificado de Depósito Interbancário, que é uma taxa que os bancos cobram para ficar emprestando dinheiro entre eles durante o dia. Essa taxa sempre acaba sendo considerada como igual, ou pelo menos muito próxima da taxa básica de juros, a Selic, uma das bases da economia brasileira.
Portanto, optar por um investimento que garante o retorno de, pelo menos, 100% do CDI indica que esse valor vai render basicamente os juros definidos a partir dessa taxa. Com isso, as pessoas garantem, na grande maioria dos cenários, que as pessoas consigam ganhar um dinheiro que cubra o valor da inflação em um determinado período, e mais um ganho real.
Principais diferenças entre os RBDs das caixinhas do Nubank?
Existem três tipos de investimentos do tipo RBD que podem ser encontrados dentro das caixinhas do Nubank:
RBD Diário – Esse é um rendimento que acompanha 100% do CDI e que permite com que as pessoas tenham a possibilidade de resgatar os valores a qualquer momento, com a garantia de receber os valores dos investimentos no momento dessa retirada, já que esses retornos são depositados todos os dias. O valor pode retornar para a conta do corrente no prazo de até um dia útil. Essa acaba sendo uma opção interessante para as pessoas que possuem metas de curto prazo;
RBD Imediato – Esse tipo de investimento traz basicamente todas as características apontadas no RBD acima. Mas, no caso específico dessa escolha, o resgate do dinheiro sendo feito pelo cliente cai diretamente na conta, no momento que o resgate é solicitado. Essa opção acaba sendo muito mais interessante para quem está querendo formar uma Caixinha de Reserva de Emergência, por exemplo;
RBD Planejado – Mais uma opção de RBD que traz basicamente as características das duas anteriores. Mas, nesse caso, as pessoas podem escolher uma data que seja específica para que esses valores sejam resgatados, de acordo com os objetivos de cada cliente. O rendimento vai depender do prazo escolhido para retirar o valor. Ele começa em 100% do CDI e, quanto maior o prazo escolhido, maior será a sua rentabilidade.
Quais caixinhas podem ser encontradas no Nubank?
Existem cinco caixinhas que são encontradas dentro do Nubank com algumas opções pré-definidas:
Reserva de emergência: ela serve para montar uma reserva com o objetivo de encarar problemas financeiros inesperados. O investimento por trás desta Caixinha é o RDB com liquidez imediata, que tem todas as características para a reserva. É por isso que esta é a única Caixinha em que não é possível trocar o investimento.
Reformar a casa: uma reserva específica para você guardar um dinheiro todo mês para as obras da casa.
Focar na carreira: sabe aquele curso, graduação, MBA ou especialização que você está de olho há muito tempo? Chegou a hora de começar a juntar dinheiro para realizar seu sonho com esta Caixinha.
Meu sonho de consumo: sua lista de desejos está pronta para sair do papel. Como? Separando uma graninha só pra ela.
Fazer uma viagem: uma Caixinha para você dar o pontapé inicial para aquela sonhada viagem de férias, fim de ano ou um mochilão pelo mundo.