Cartão de crédito para autônomos: confira os melhores
Veja algumas opções de cartões de crédito para pessoas que não possuem renda comprovada.
Trabalhar por conta própria, na modalidade autônoma, está se tornando uma opção cada vez mais comum na vida dos brasileiros de uma forma geral. São diversos os motivos para isso, mas um dos principais é a precarização do trabalho com carteira assinada, com as pessoas ganhando cada vez menos para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais ou mais.
Mas também existem algumas questões pessoais relacionadas a essa escolha. O trabalho autônomo pode acabar passando uma sensação de liberdade para os profissionais, que conseguem definir o tempo e o esforço que serão empregados nesta tarefa. Mas como o resultado depende somente do seu sucesso, em muitos casos os autônomos acabam trabalhando ainda mais do que na atividade com carteira assinada.
Além disso, os autônomos acabam enfrentando alguns outros desafios, incluindo a obtenção de crédito. Antigamente essas pessoas podiam ter dificuldades até mesmo para conseguir abrir uma conta corrente nos bancos convencionais. Hoje em dia isso se torna mais fácil, especialmente com os bancos digitais. Mas na hora de conseguir um empréstimo ou um cartão de crédito, estes profissionais podem realmente sentir uma certa dificuldade.
E isso acontece em virtude de uma comprovação de renda que os bancos e as instituições financeiras de uma forma geral ainda exigem dos clientes. Essa é uma das formas de comprovação de poder de pagamento, uma renda recorrente que cai na conta do trabalhador todos os meses. Mas essa nem sempre é a realidade do autônomo.
Como autônomo pode comprovar renda?
A comprovação de renda tradicional normalmente é feita com a apresentação de um contra cheque, que é um documento legal, previsto em lei inclusive, que detalha todos os ganhos que o profissional teve na sua jornada de trabalho em uma determinada empresa, junto com todos os descontos também. Esse documento deve ser entregue aos trabalhadores todos os meses e sempre deve ter o aval de um profissional da área de contabilidade.
Mas existem outros tipos de documentos que podem ser utilizados para comprovar renda, especialmente se estivermos falando de um profissional que trabalha como autônomo:
Imposto de Renda – A declaração completa feita em um determinado período pode ser utilizada como comprovante de renda. Normalmente os bancos exigem que o autônomo apresente algum outro documento complementar, pois o retrato de uma IR sempre é referente ao ano anterior, e pode nem sempre ser mantido no ano em questão.
Extratos bancários – Os extratos que são emitidos em uma determinada contam bancária que esteja em nome do solicitante do cartão ou do crédito também podem ser utilizados como comprovantes de renda. Neste caso os bancos normalmente exigem os extratos dos últimos 3 ou 6 meses, para verificar se a renda declarada apresenta decorrência;
Recibos e notas fiscais – Os documentos que são gerados e emitidos pelo autônomo na venda de qualquer produto ou na prestação de qualquer serviço também podem ser considerados como comprovantes de renda. Para isso, é necessário que o profissional esteja devidamente registrado e autorizado a emitir estes documentos via sistemas oficiais do governo;
Decore - A chamada Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos pode ser solicitada pelo autônomo para um profissional contador ou para um escritório de contabilidade, tendo como principal objetivo consolidar os ganhos em um determinado período;
Outros documentos que podem ser aceitos – Faturas de cartões de crédito ou de débito, contratos de prestação de serviços, Registro de Microempreendedor Individual.
Existe cartão de crédito para autônomo?
Os cartões de crédito acabaram se tornando um dos principais métodos de pagamento utilizados pelas pessoas no dia a dia. Se antes eles eram utilizados apenas no momento em que as pessoas tinham que fazer uma compra de valor mais elevado, hoje em dia muitos concentram todos os gastos no cartão, até mesmo os do dia a dia.
No caso do profissional autônomo, os cartões de crédito podem acabar se tornando ainda mais importantes, pois eles permitem que as pessoas consigam ter alternativas para compras quando não existe um fluxo frequente de entradas de receita. E o cartão de crédito ainda pode ser utilizado especificamente como uma ferramenta de crédito, quando os clientes não realizam o pagamento completo da fatura, por exemplo.
Se antes a grande maioria das empresas liberavam os cartões de crédito somente para os profissionais com carteira assinada, hoje em dia as instituições financeiras estão mais lenientes em relação as regras. Muitos bancos, inclusive, emitem cartões de crédito sem a exigência da comprovação de renda, ou apenas com uma declaração simples, sem a necessidade de apresentar qualquer documento.
Esses cartões de crédito acabam sendo os mais interessantes para os profissionais autônomos. Além disso, existem ainda aqueles cartões que são emitidos especificamente para os profissionais autônomos que são registrados e que trabalham enquadrados dentro de uma determinada figura jurídica, como os MEI.
Melhores cartões de crédito para autônomos
Digio Gold
O cartão de crédito emitido pelo bando digital Digio é considerado um dos melhores cartões de crédito disponíveis no mercado, especialmente por ser gratuito e contar com uma aprovação simples e rápida, sem burocracia. O cartão também não exige que o novo cliente envie documentos comprovantes de renda.
O limite leva e consideração uma serie de fatores, mas muitos relatos disponíveis na internet dão conta de que este cartão é um dos poucos que consegue um bom limite já no momento da sua solicitação, e segue aumentando conforme os clientes vão utilizando. Ele ainda oferece um programa de cashback para as compras feitas em sites parceiros e um programa de indicações que premia para novos cadastros.
Nubank Gold
O cartão de crédito do Nubank se tornou um dos queridinhos do mercado brasileiro. No começo das suas operações, somente aquelas pessoas que conseguiam um convite poderiam solicitar este cartão de crédito que era completamente administrado por um aplicativo, antes disso se tornar padrão no mercado financeiro. E um dos destaques era justamente o limite, que ia aumentando frequentemente para a maioria dos clientes.
Hoje em dia o Nubank está mais cuidadoso ao liberar mais limite para os seus clientes. Mesmo assim, ainda se torna um dos cartões mais interessantes paras quem é autônomo, já que não pede qualquer tipo de comprovação de renda no começo. O limite inicial liberado pode ser baixo, mas conforme a pessoa vai usando o cartão, especialmente se utilizar em conjunto com a conta, esse limite acaba tendo grandes chances de aumentar.
Santander SX
O Santander SX é um cartão de crédito que normalmente é emitido para aquelas pessoas que são correntistas do banco. Hoje em dia ele conta com algumas modalidades de conta que dispensam o cliente de pagar taxas de manutenção ou mesmo de apresentar comprovantes de renda. Caso o autônomo seja registrado como MEI, a abertura de conta acontece de uma forma mais rápida e os clientes ainda conseguem o cartão de crédito sem comprovação de renda inicial.
Mas para quem não é correntista o banco exige uma comprovação de renda de, no mínimo, R$ 1.045,00. O cartão também possui uma anuidade, mas o cliente encontra diversas oportunidades para conseguir o desconto integral da parcela do mês, incluindo gastar pelo menos R$ 100 na fatura ou ainda cadastrar o CPF e o celular como chave Pix na conta.
Cartão Next Internacional
O Banco digital Next também possui um cartão de crédito gratuito para os clientes que passam pela análise de perfil. Não é exigido documento de comprovação de renda para solicitação do mesmo, mas na maioria dos casos a função crédito acaba sendo liberada somente depois que o cliente utiliza as funções da conta por um determinado período.
Os clientes que desejarem upgrade no cartão de crédito contam ainda com outras duas opções que permitem o acúmulo de pontos Livelo. Esses pontos podem ser trocados das mais variadas formas dentro do próprio sistema da empresa. O banco oferece ainda alguns outros benefícios para os seus clientes dos cartões, incluindo meia entrada na rede de cinemas Cinemark e descontos em diversas outras lojas.
Cartão Will Bank
O Will Bank é mais uma opção de banco digital que surgiu no mercado justamente com a proposta de levar acesso ao crédito e a serviços financeiros para as pessoas sem burocracia. Por isso que o processo de abertura de conta e de solicitação de cartão de crédito é bem simples, mais fácil do que em outros bancos. E normalmente eles liberam um limite inicial interessante para novos clientes que não tenham restrições em seu nome.
Seguindo um modelo de banco digital, a experiencia tanto da conta quanto do cartão é inteiramente no aplicativo próprio da empresa. O cartão é sempre gratuito, não cobrando qualquer taxa de anuidade mesmo se o cliente passar um determinado tempo sem fazer os pagamentos. Além disso, ele permite o pagamento das compras por aproximação e habilita o cliente a participar do programa Mastercard Surpreenda, que traz uma série de vantagens.
Cartão C6
Mais um cartão de crédito emitido pelo banco digital, o C6 também se tornou reconhecido por ser uma boa opção para os profissionais autônomos, já que não exige qualquer tipo de documento de comprovação de renda no cadastro. E este cartão oferece alguns diferenciais interessantes, como sendo um dos únicos que oferece um programa de pontos mesmo na sua categoria gratuita.
O cartão está completamente integrado ao banco C6, e os clientes contam ainda com a possibilidade de fazer saques, em dinheiro, em qualquer caixa de atendimento da rede 24 horas utilizando o seu cartão. Além disso, é possível ainda personalizar o cartão físico que será enviado, com uma série de opções disponíveis para escolha diretamente no app do banco.