Cartão PicPay: saiba como funciona e como solicitar

Carteira digital oferece a possibilidade dos clientes solicitarem um cartão de crédito.

Publicado em 31/08/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O PicPay é um dos serviços financeiros digitais mais completos oferecidos para os brasileiros. Ele foi criado como uma carteira digital que permitia a transferência de recursos entre usuários da mesma plataforma, bem como o pagamento de uma série de produtos e serviços. Mas, com o passar dos anos, a empresa foi incrementando e oferecendo diversos outros serviços.

Cartão PicPay: saiba como funciona e como solicitar

Completamente integrado com o sistema bancário brasileiro, o PícPay funciona não apenas como uma carteira, que pode ser utilizada com produtos financeiros lançados por outras empresas, mas também como uma conta corrente digital, permitindo o pagamento de contas e a transferência de dinheiro para qualquer outra conta, através do Pix.

Também foram sendo acrescentados novos serviços que os clientes costumam buscar com uma certa frequência, como algumas linhas de crédito, seguros e a fins. E para movimentar os recursos que estão disponíveis nestas contas, os clientes também podem solicitar um cartão, que pode ser emitido tanto na função débito como também na função crédito.

Saiba mais sobre o PicPay e entenda como funciona este cartão emitido pela instituição:

O que é o PicPay?

O PicPay foi criado como uma carteira digital, sendo lançada para o público em geral a partir do ano de 2012. O modelo que foi adaptado para o mercado brasileiro era o do PayPal, que se tornou pioneira na oferta de serviços de transferência de recursos digitais, antes da popularização das contas bancárias online.

Diferentemente de outras empresas que começaram a oferecer este serviço no Brasil, o PicPay é uma empresa nacional, sendo criada na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. O objetivo principal era facilitar a vida das pessoas em relação aos serviços financeiros, aproveitando toda a tecnologia e os novos recursos que estavam sendo disponibilizados na nova era dos telefones celulares, os smartphones.

Ao longo do seu processo de evolução, a empresa acabou se tornando pioneira em alguns recursos que, nos dias de hoje, acabaram se tornando bastante comuns no dia a dia. Um exemplo é a possibilidade de fazer pagamentos através da leitura de QR Code.

Mantendo o foco nesta simplificação das operações financeiras no dia a dia das pessoas, o PicPay seguiu se mantendo como uma carteira digital. Diferentemente de outros bancos digitais, o PicPay permite, por exemplo, que as pessoas cadastrem seus cartões de crédito de outras instituições financeiras para fazer pagamentos e até mesmo enviar pix parcelados para outras pessoas.

Mas isso não impediu a empresa de lançar os seus próprios produtos financeiros, incluindo um cartão de crédito liberado para os clientes.

Como funciona o cartão de crédito do PicPay?

Atualmente o PicPay conta com alguns tipos de cartões de crédito que são oferecidos para os seus clientes. Alguns deles funcionam da mesma forma que os cartões convencionais, com um determinado limite de crédito sendo liberado pela empresa emissora e com a possibilidade de fazer compras tanto à vista como parceladas.

Mas também a plataforma também oferece para os seus clientes um outro tipo de cartão de crédito que funciona de uma forma diferente. Ao invés do cliente passar por uma análise de crédito para ganhar um determinado limite, ele mesmo acaba construindo o limite. Essa solução é interessante especialmente para clientes negativados ou que ainda não conseguiram passar pela análise de crédito da instituição.

Como funciona o cartão de crédito sem limite aprovado do PicPay?

Esse cartão de crédito normalmente acaba sendo oferecido para os clientes que possuem pouco tempo de utilização da plataforma ou que possuem algum tipo de restrição em seu nome, não conseguindo ter cartões de crédito liberados.

Neste caso, o cartão funciona de uma forma muito parecida com os cartões pré-pagos. O limite que será disponibilizado para o pagamento da fatura deve ser construído pelo próprio cliente, depositando dinheiro no chamado “Cofrinho do cartão”.

Esse cofrinho funciona como uma conta com rendimentos. Ou seja, todo o dinheiro que fica ali depositado acaba rendendo, com estes retornos sendo depositados todos os dias úteis. E esse valor, ao mesmo tempo, é utilizado como limite disponível para o cartão, com todas as compras feitas descontando o dinheiro deste limite.

Mas este cartão oferece algumas vantagens em relação ao cartão de crédito pré-pago. Antes de mais nada, as compras não debitam o valor do limite, mas apenas bloqueiam ele. Neste caso, o valor das compras que foram feitas no cartão não pode acabar sendo sacado ou utilizado de qualquer outra forma, como para pagamentos ou transferências para outros usuários ou correntistas.

Esse dinheiro fica rendendo até o dia do pagamento da fatura, que acontece como em um cartão convencional. A partir desta data, o cliente pode fazer o pagamento da fatura com o dinheiro disponível no cofrinho ou com o valor depositado na conta tradicional. O cliente também pode emitir um boleto para o pagamento do cartão utilizando outros bancos.

Esse cartão também permite as compras parceladas. Mas, neste caso, o cartão também acaba bloqueando o valor no cofrinho, sendo liberado na medida que as parcelas forem pagas, caso isso seja feito com recursos que não foram reservados como limite.

E, no momento da compra, caso o cliente não tenha o dinheiro disponível no cofrinho, ele pode utilizar o dinheiro que está depositado na sua conta. Neste caso, o valor vai automaticamente para o cofrinho e fica bloqueado até o pagamento da fatura. Mas neste caso ele também rende ao longo dos dias.

Como funciona o cartão de crédito convencional do PicPay?

O PicPay também oferece a possibilidade de liberar cartões de crédito convencionais para os seus clientes, que funcionam basicamente como os cartões de crédito que são emitidos pelos bancos e também pelas outras instituições financeiras. Ele é liberado para as pessoas que são usuárias da plataforma por mais tempo ou aqueles que possuem alguma renda recorrente e comprovada.

Neste caso, o limite liberado acaba dependendo da avaliação que o PicPay faz do perfil de cada cliente. Esse cartão também possui uma data de fechamento da fatura e uma data para pagamento da mesma. Os clientes contam ainda com alguns outros benefícios interessantes.

Os cartões PicPay oferecem cashback?

Atualmente o PicPay oferece aos seus clientes um sistema de cashback bastante robusto, que permite com que eles recebam dinheiro de volta a partir das mais variadas operações que são feitas na plataforma, inclusive compras dentro do app. E utilizar os cartões também acaba gerando este cashback, cujo retorno depende da categoria.

Os clientes do PicPay contam com três categorias diferentes de cartões de crédito que podem ser solicitados pela plataforma, e cada uma delas oferece o seguinte cashback para as compras:

cartão Gold: cashback ao realizar compras no PicPay Shop;

cartão Platinum: cashback de 0,5% em todas as compras no crédito;

cartão Black: cashback de 1,2% em todas as compras no crédito.

O cashback é um dinheiro que retorna diretamente para o cliente. No caso do PicPay, este retorno acontece através de um crédito na conta, que pode ser utilizado para as mais variadas operações, como pagamentos de contas, compras e até mesmo transferências.

Os cartões PicPay oferecem algum plano de pontos?

Muito comum em outras instituições financeiras que oferecem cartões de crédito para os seus clientes, os programas de pontos são recompensas pela fidelidade dos usuários. Antigamente os cartões acabavam apostando nas milhas, permitindo que os clientes conseguissem resgatar passagens aéreas de acordo com os valores gastos nas suas faturas.

Hoje em dia os programas de pontos acabaram se tornando muito mais abrangentes, permitindo que as pessoas troquem pelos mais variados tipos de produtos e serviços. Mas, no caso dos clientes que utilizam os cartões PicPay, não existe um programa de pontos específico, já que a empresa prefere apostar nos sistema de cashback direto.

Mas como o cartão de crédito desta carteira digital é emitido com a bandeira Mastercard, o cliente conta ainda com a possibilidade de participar de um outro programa de acúmulo de pontos e de fidelidade, que é da própria bandeira. Neste caso, para cada uso as pessoas ganham um ponto, que podem ser trocados por uma série de vantagens dentro de uma plataforma própria.

Quais são os outros benefícios oferecidos pelos cartões PicPay?

Gratuito – Esse é um cartão que pode ser utilizado pelo cliente sem a necessidade de fazer qualquer tipo de pagamento, com anuidade zero;

App completo – Todo o controle e a gestão do cartão são feitos pelo aplicativo do PicPay;

Cartão virtual – Os clientes podem gerar cartões virtuais para cadastro em carteiras digitais e para garantir maior segurança nas compras virtuais.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.