Como desbloquear cartão de crédito? Saiba como começar a usar rapidamente.

Bloqueio do cartão de crédito acaba sendo medida de segurança para os próprios consumidores.

Publicado em 28/06/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O cartão de crédito é um método de pagamento que acabou se tornando bastante popular. Se antes ele era utilizado apenas para fazer compras de determinados produtos mais caros, para que a mesma fosse parcelada, nos dias de hoje existem muitas pessoas que acabam utilizando o cartão como sua principal forma de organizar as contas e despesas do dia a dia.

Como desbloquear cartão de crédito? Saiba como começar a usar rapidamente.

Normalmente o cartão de crédito acaba sendo enviado para a casa do cliente na sua forma física. Antigamente essa era a única forma de utilizar esta forma de pagamento nas compras do dia a dia. Com a digitalização dos sistemas e novas soluções de tecnologia que envolvem diretamente os pagamentos, os clientes contam com algumas outras formas de utilizar seus cartões, incluindo o digital.

Mas para aquelas pessoas que ainda preferem manter o cartão restrito apenas na sua forma de utilização física, até mesmo para reduzir as chances de cair em algum tipo de golpe, ou simplesmente para quem não está ainda muito bem acostumado a utilizar a tecnologia no dia a dia, será preciso esperar até que o cartão de fato chegue em casa.

Mas ao chegar no endereço cadastrado o cliente ainda terá uma outra tarefa para começar a utilizar este método de pagamento, que é o desbloqueio. Por padrão, os cartões de crédito acabam sendo enviados com algum tipo de trava. Desta forma, caso ele seja desviado no meio do caminho, não poderá ser utilizado.

Para entender melhor como funciona este bloqueio e também para saber como desbloquear o seu cartão de crédito, confira abaixo as respostas para algumas perguntas comuns sobre o tema:

Meu cartão de crédito está bloqueado?

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas saibam que o cartão que foi emitido em seu nome realmente está bloqueado. Como padrão, todos os cartões emitidos acabam tendo este tipo de bloqueio, inclusive os de débito. Além disso, na correspondência que os clientes recebem junto com o cartão normalmente essa informação também acaba aparecendo.

Mas também existe uma forma de tirar a dúvida, que é através da central de atendimento da bandeira ou do banco que emitiu o cartão. Essa também acaba sendo uma informação que pode ser encontrada nas correspondências enviadas, ou na internet, que atualmente é a forma mais rápida de se chegar ao contato.

Quanto tempo posso demorar para desbloquear meu cartão de crédito?

Normalmente existe também uma questão relacionada ao tempo que precisa ser levada em consideração para desbloquear o cartão de crédito. Essa é uma informação que também deve ser divulgada pela bandeira ou pelo banco responsável por este método de pagamento, mas normalmente o prazo fica entre 30 e 300 dias.

Esse prazo é importante, pois muitas empresas ainda acabam tendo como hábito enviar cartões de crédito para os clientes, mesmo sem que os mesmos sejam solicitados. Ao manter os mesmos bloqueados, o cliente está dizendo para a empresa que não possui interesse naquele cartão, e ele acaba sendo cancelado depois de um determinado período de tempo.

Como desbloquear o cartão de crédito?

Os métodos de desbloqueio de cartão acabam variando bastante de acordo com a empresa emissora. Por isso, o mais recomendado é sempre seguir as instruções que são enviadas junto com o cartão.

Atualmente, a grande maioria dos bancos e das instituições financeiras que emitem cartões de crédito contam com um aplicativo que permite a administração do mesmo. E o desbloqueio normalmente é feito através destes apps, com algumas confirmações dos dados do cartão e do cliente. Além disso, estes métodos também exigem, normalmente, uma determinada autenticação, como alguma senha que tenha sido enviada ou cadastrada anteriormente.

Mas também existem algumas outras formas de desbloqueio de cartão de crédito que as empresas costumam adotar nos dias de hoje, como contato com a central de atendimento via telefone. Este método pode ser útil especialmente se o cliente quer confirmar algumas informações, tais como valores de anuidade, data de vencimento, limite disponível, etc.

Já para os cartões de crédito emitidos pelos bancos mais tradicionais, uma forma bastante comum de desbloqueio é utilizar os caixas eletrônicos.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.