Como pagar por aproximação utilizando o celular?

Aprenda como ativar esse recurso de uma forma muito simples e fácil.

Publicado em 20/06/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O smartphone acabou se tornando uma ferramenta muito importante na vida das pessoas, nos mais variados momentos. Usuários dependem do aparelho para conseguir trabalhar ou também manter a comunicação com amigos, familiares e outras pessoas que são importantes na sua vida. O telefone também acabou concentrando boa parte dos serviços de entretenimento que são utilizados no dia a dia.

Como pagar por aproximação utilizando o celular?
Créditos: Divulgação

O telefone também acabou se tornando muito importante para a vida financeira das pessoas de uma forma geral. Os bancos acabaram focando o desenvolvimento de soluções que permitem o acesso a distância nos aplicativos, desenvolvidos especificamente para os smartphones, e que acabam sendo muito mais fáceis e baratos do que sites em termos de manutenção e, ainda por cima, são mais seguros.

E os smartphones passaram a ser utilizados como forma de pagamento. O Pix, por exemplo, acabou rapidamente assumindo o posto de sistema mais utilizado pelos brasileiros na hora de fazer pagamentos, com o dinheiro sendo transferido de uma forma muito mais rápida.

Outra forma de fazer o pagamento pelas compras que são feitas no dia a dia é utilizar os cartões de crédito cadastrados nos dispositivos. Apenas aproximando o aparelho da máquina que faz a leitura dos dados, o pagamento já pode ser confirmado rapidamente.

Saiba como configurar e passar a utilizar o pagamento por aproximação do seu telefone celular.

Como funciona o pagamento por aproximação?

Anúncios

O pagamento por aproximação é um recurso que já está disponível, há alguns anos, para os cartões de crédito, permitindo que as pessoas consigam confirmar esse pagamento de uma forma muito simples e fácil. Ao invés de inserir ou passar o cartão na máquina, os clientes se preocupam apenas em encostar o cartão na maquininha.

O pagamento por aproximação funciona a partir de uma tecnologia baseada no sistema NFC (Near Field Communication), que permite a troca de informações entre dispositivos que estejam muito próximos, geralmente até 4 cm de distância. A partir do momento que essa leitura é feita, existe uma transmissão de dados, da mesma forma que acontece quando existe a leitura do chip, ou então da tarja.

Mas essa tecnologia não está presente apenas nos cartões físicos. O NFC também é um dos muitos padrões de comunicação que estão disponíveis nos aparelhos de telefones celulares. Nem todos possuem, de fato, o sistema, mas todos os mais recentes permitem que essa comunicação também aconteça.

Com isso, os sistemas operacionais dos smartphones, que hoje são basicamente dois (Android e iOS), desenvolveram carteiras digitais que permitem o cadastro desses cartões e a utilização do telefone, ao invés do cartão físico, no momento do pagamento.

Principais vantagens do pagamento por aproximação via smartphone

  • Praticidade – Antes de mais nada, esse tipo de recurso acaba se tornando muito mais prático para a grande maioria das pessoas, uma vez que a grande maioria está o tempo todo munida do seu celular;
  • Mais seguro – Uma das características do pagamento por aproximação utilizando os próprios cartões físicos é que os pagamentos, na maioria, dispensam a senha. Mas no caso da aproximação utilizando o smartphone, os usuários possuem, pelo menos, uma barreira de segurança, exigindo alguma autenticação no momento do pagamento. Normalmente, o método mais utilizado é a leitura da biometria;
  • Possibilidade de controle – Todas as informações relacionadas aos pagamentos que vão sendo feitos ficam registradas nas carteiras virtuais, que permitem um maior controle, utilizando em complemento aos aplicativos próprios dos bancos e dos cartões;
  • Mais segurança em furtos e roubos – Se o cliente do cartão tiver o seu telefone roubado, ele consegue apenas eliminar os dados de pagamentos utilizando os mais variados sistemas disponíveis de segurança, e manter o seu cartão físico.

Como configurar e utilizar o pagamento por aproximação do smartphone

Verifique as configurações

Anúncios

Antes de mais nada, é muito importante conferir se o smartphone possui a tecnologia NFC, que vai permitir a comunicação com as máquinas de pagamentos.

Escolha a carteira virtual

Existem basicamente duas grandes carteiras digitais que podem ser utilizadas pelos usuários: Carteira do Google e Carteira da Apple. Além disso, os smartphones da Samsung acabam possuindo a sua própria carteira virtual.

Verifique a compatibilidade do seu cartão

Além de ter um aparelho com NFC, os usuários também precisam que o seu cartão de crédito tenha compatibilidade com a carteira digital escolhida. Para isso, será necessário consultar as informações específicas disponíveis nos aplicativos e materiais promocionais do cartão ou as listas das próprias carteiras.

Cadastre o seu cartão

O processo de cadastro do cartão é muito simples, basta seguir as orientações do aplicativo. Normalmente, os aplicativos permitem a leitura dos dados utilizando a câmera do telefone, ou então as pessoas incluem os dados manualmente. Depois, será necessário fazer o processo de autorização exigido pelo emissor do cartão, que pode ser através de confirmações de códigos enviados por SMS, ou então através de um comando feito no próprio aplicativo.

Feito esses passos, se tudo der certo, o cartão passa a ficar disponível no aplicativo, bastando seguir as orientações que aparecem na tela para efetivar o pagamento.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.