Golpes do cartão de crédito: confira os principais e dicas de como se proteger

Clientes devem ter cuidado com essa forma de pagamento para não acabar sendo prejudicados.

Publicado em 23/07/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O cartão de crédito se tornou um dos métodos de pagamento mais utilizados pelos brasileiros no dia a dia. A tarjeta de plástico, que hoje pode ser completamente virtual, acabou acompanhando a evolução da tecnologia aplicada para os meios de pagamento, se tornando não apenas bastante útil como também seguro para as transações comerciais.

Golpes do cartão de crédito: confira os principais e dicas de como se proteger

A forma como os sistemas das operadoras e bandeiras de cartões de crédito acabou transformando o cartão como o método de pagamento oficial da internet e das transações online de uma forma geral, mesmo diante do surgimento de novas tecnologias e possibilidades. E isso se dá tanto pela velocidade com que acaba sendo possível identificar os dados dos cartões e completar a transação, bem como a partir das mais variadas camadas de segurança que foram sendo criadas e aplicadas.

Mas isso não significa que o cartão de crédito é completamente imune às tentativas de golpes e fraudes de uma forma geral. Dá mesma forma como os sistemas de segurança acabaram evoluindo com o tempo, a tecnologia utilizada por quem deseja buscar alternativas ilegais para obter vantagens financeiras também se tornou mais abrangente.

Conheça os principais golpes de que são aplicados nos clientes que utilizam os seus cartões de crédito no dia a dia e também as principais dicas de segurança para manter o cartão mais seguro:

Compra não autorizada com os dados de terceiros

Antes de mais nada, temos um dos golpes mais comuns quem pode acabar sendo feito das mais variadas formas. Isso acontece basicamente quando uma pessoa que não é a titular do cartão de crédito acaba conseguindo ter acesso a todos os dados que permitem uma compra.

Anúncios

Essas compras, na grande maioria dos casos, acabam sendo feitas dentro do ambiente online, seja pela internet ou utilizando aplicativos. E isso acontece em virtude destas compras acabarem dispensando a utilização das senhas eletrônicas que normalmente são utilizadas nas compras físicas.

Mudanças dos valores nas maquininhas

Para que um cartão de crédito ou de débito seja utilizado, é preciso aproximar ou passar ele em uma máquina cujo sistema está interligado com as intermediadoras e com a bandeira do cartão. Mas, neste momento, os usuários dos cartões podem acabar sofrendo um golpe sem nem perceber.

O vendedor deve informar o valor que será cobrado na máquina que vai receber os dados do cartão. E este valor deve sempre ser apresentado para os clientes antes dele aproximar ou colocar a senha do cartão. Neste caso, muitos golpistas evitam mostrar o visor da tela, ou afirmam que a tela está com problema, impedindo que o pagador confira o valor. E isso pode acabar fazendo com que o titular autorize uma compra em um valor muito maior.

Troca de cartão

Nas compras que acontecem de forma presenciais, normalmente os titulares dos cartões de crédito acabam se sentindo mais seguros, especialmente por ele estar acompanhando todas as movimentações que acontece. Mas, em alguns casos, os titulares podem acabar sendo distraídos por alguém mal-intencionado.

Anúncios

Existem diversos casos nos quais os vendedores ou os responsáveis pelos pagamentos acabam levando o cartão para longe da vista dos clientes. E, neste momento, ele pode acabar tendo o seu cartão trocado. Se isso acontecer, essas pessoas acabam tendo acesso aos cartões e aos dados, o que pode acabar fazendo com que sejam feitas diversas compras não autorizadas.

Golpes com cartões por aproximação

A tecnologia de pagamento por aproximação acabou se tornando bastante popular para as compras feitas no dia a dia. Ela acaba dispensando a utilização das senhas, e normalmente acaba sendo liberada para as transações de valores menores. O problema é que nem sempre as pessoas conferem os valores que serão cobrados antes de deixar o cartão perto da máquina.

Além das questões envolvendo os valores, também já foram registrados diversos casos de golpes envolvendo um software malicioso instalado na máquina e, ao realizar um pagamento por aproximação, exibe uma mensagem de erro, pedindo que o cartão seja inserido. Neste momento, os dados dos cartões acabam sendo roubados.

Compras em sites ou aplicativos falsos

Uma das formas mais comuns que os bandidos acabam tendo, nos dias de hoje, para ter acesso aos dados dos cartões de crédito de terceiros é conseguir levar a vítima até um site ou um aplicativo falso no qual ele vai informar todos os dados do seu cartão de crédito.

Nestes casos, os dados podem ser utilizados das mais variadas formas. Existem golpes nos quis os bandidos, assim que conseguem os dados dos cartões, já tentam fazer alguma compra. Mas também existem alguns outros destinos que podem ser dados para estes dados, como bancos de dados que são vendidos ilegalmente na internet.

Formas de manter o seu cartão de crédito protegido

Conheça os recursos de segurança

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas conheçam todas as ferramentas de proteção que a operadora e o banco oferecem para o cartão de crédito. Hoje em dia as empresas oferecem diversas possibilidades, e, na grande maioria dos casos, as pessoas acabam encontrando estas informações diretamente no aplicativo do banco ou do cartão de crédito propriamente dito.

Faça compras com os cartões virtuais

Os cartões virtuais acabam sendo um destes recursos de segurança que são oferecidos pelas empresas de cartões e que permitem que as pessoas tenham mais controle dos seus dados e das suas transações. Basicamente ele cria uma versão virtual do cartão físico original.

Este cartão virtual pode ser utilizado apenas nas compras online, ou nas máquinas que dispensam a utilização do cartão físico. Esse cartão virtual pode ser bloqueado ou cancelado a qualquer momento, sendo que ele não interfere no cartão físico. Caso ele venha a ser utilizado em alguma tentativa de fraude, as pessoas conseguem ter mais controle dos danos, cancelando o cartão rapidamente, sem ter que bloquear o seu cartão físico.

Não compartilhe os dados do cartão com ninguém

Os dados do cartão de crédito devem sempre ser mantidos em segurança, e isso vale até mesmo para o ambiente doméstico, já que existem muitos casos de usos indevidos dos cartões por pessoas que fazem parte do próprio núcleo familiar.

Dentre os dados sensíveis que devem sempre ser controlados estão o número do cartão, o código de segurança, a data de vencimento ou validade e também outros dados pessoais que permitam confirmar os dados dos cartões, como CPF e data de nascimento. E, no caso das compras presenciais, a senha também deve ser mantida sempre em segredo.

Nunca faça compras a partir de links desconhecidos

Para evitar cair nos golpes virtuais que roubam os dados dos cartões de crédito das vítimas, uma dica é sempre evitar fazer qualquer tipo de pagamento a partir de links que não sejam 100% confiáveis. O ideal é sempre conferir o endereço das lojas virtuais, caso as compras estejam sendo feitas pela internet. No caso dos aplicativos, as compras devem ser feitas sempre em lojas e serviços conhecidos, através dos apps que são instalados apenas a partir das lojas oficiais de cada sistema operacional.

Não perca de vista o seu cartão de crédito

No caso das compras que são feitas de forma presencial, é muito importante ficar atento a todos os passos envolvendo o pagamento. São diversos os momentos sensíveis, nos quais as pessoas podem acabar caindo um golpe apenas por falta de atenção. Antes de mais nada, evite entregar o cartão de crédito para qualquer vendedor ou caixa. O ideal sempre é que o cliente passe o seu cartão de crédito na maquininha.

Verifique a máquina sempre antes de passar o cartão

Outro momento bastante sensível da compra presencial com cartão de crédito envolve a máquina que vai receber o pagamento. Antes de mais nada, é muito importante que a pessoa verifique sempre os valores que estão sendo digitados e informados no visor. Desconfie sempre quando a pessoa acabar dificultando a visibilidade das informações ou então queira mudar algum dado depois que a pessoa confirma o valor.

Também é muito importante não passar o cartão em máquinas que tenham qualquer tipo de problema no visor.

Cuidado com pedidos e pagamentos em apps de entregas

Muitos golpes foram registrados, nos últimos anos, envolvendo entregas feitas através dos aplicativos. São diversas as estratégias que acabam sendo criadas pelos bandidos, mas na grande maioria dos casos envolve solicitação de pagamentos adicionais, mesmo que a comida ou a entrega já tenha sido paga pelo aplicativo. Desconfie sempre de qualquer solicitação ou pedido de pagamento diferente daquele que foi combinado no momento da solicitação no app.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.