Não consigo ter cartão de crédito aprovado: o que fazer?

Confira algumas dicas para conseguir ter os pedidos de cartões aprovados mais rapidamente.

Publicado em 02/11/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os cartões de crédito estão entre os serviços financeiros mais solicitados pelos clientes e um dos mais necessários nos dias de hoje. Afinal de contas, a grande maioria das compras feitas parceladas nos dias de hoje, tirando aqueles itens mais caros que dependem de financiamento, são adquiridos através de um cartão de crédito.

Não consigo ter cartão de crédito aprovado: o que fazer?

O cartão de crédito também acaba sendo utilizado, de uma forma bastante frequente, pelas pessoas nas suas compras cotidianas, mesmo aquelas que não são parceladas. Essa acaba sendo uma forma de organizar as contas, inclusive, concentrando todos os valores em uma mesma fatura. Isso quando as pessoas não confundem limites de crédito com o seu próprio salário.

Mas existem muitas pessoas que possuem uma certa dificuldade de conseguir ter um cartão de crédito liberado em seu nome. E muitas sequer sabem quais são os motivos por trás dessas recusas, uma vez que as empresas não entram em detalhes sobre as análises que são feitas.

Em um primeiro momento, os consumidores que estão com o seu nome negativados sabem que não vão conseguir ter acesso aos cartões de crédito na maioria dos casos. Apenas nos bancos que as pessoas já possuem algum tipo de relacionamento é que esses cartões costumam ser liberados.

Mas nos casos dos clientes que não estão com os seus nomes negativados, e mesmo assim seguem tendo os pedidos de cartões recusados, é preciso avaliar seus hábitos de consumo e fazer algumas mudanças no dia a dia para conseguir ter um perfil mais amigável aos sistemas.

O que pode atrapalhar na liberação do cartão de crédito?

Nome negativado

Anúncios

Um dos principais elementos analisados e que geralmente bloqueia na hora a liberação de um novo pedido de cartão de crédito pelos clientes é o fato do nome da pessoa estar inscrita nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa. Isso basicamente é o famoso nome sujo, quando o consumidor possui uma dívida ativa pendente, ainda dentro do prazo legal, que é de 5 anos.

Atualmente existem algumas opções de cartões de crédito que podem ser liberados para os clientes que estão com o seu nome negativado, mas isso depende de uma série de outros fatores. Algumas instituições, por exemplo, assumem esse risco para os clientes que possuem dívidas menores, com o objetivo de ampliar sua base de clientes.

Score baixo

Outro dado que, atualmente, acaba sendo levado muito em consideração no momento que a análise de crédito acaba sendo feita, é o score atribuído ao consumidor pelas entidades de proteção ao crédito de uma forma geral. Atualmente o score do Serasa acaba sendo o mais importante, sendo utilizado nas consultas feitas pelas empresas que fornecem crédito.

O Score do Serasa é uma pontuação que varia entre 0 e 1000 pontos, sendo que quanto mais próximo estiver da pontuação máxima, mais o cliente acabará tendo a oportunidade de obter determinadas linhas de crédito. Esses pontos são calculados a partir de uma serie de fatores e de informações coletadas.

Anúncios

Para que as pessoas tenham uma maior chance de acessar novas linhas de crédito, incluindo novos cartões, o recomendado é que as pessoas que tenham um score de pelo menos 700 pontos, de acordo com as recomendações do próprio Serasa.

Idade mínima

Muitas pessoas não sabem, mas a idade também pode acabar sendo considerada como um fator preponderante para a liberação de um determinado cartão de crédito para as pessoas. Muitas operadoras acabam não liberando cartões de crédito para as pessoas que são mais jovens e que estão começando sua vida financeira.

De uma forma geral, as pessoas que podem solicitar um cartão de crédito como titulares são aquelas que completam os seus 18 anos de vida, se tornando maiores de acordo com a legislação brasileira. Mas, nesse momento, muitos jovens podem ter dificuldades para conseguir solicitar os cartões, já que são poucas as informações disponíveis em relação ao seu histórico financeiro.

Existem alguns produtos financeiros que acabam sendo criados especialmente para os mais jovens, sendo esses mais fáceis de serem liberados. Por exemplo, os cartões de crédito que são emitidos para os universitários, por exemplo, costumam ser liberados para os mais jovens matriculados como uma forma de ajudar nos estudos. Já os cartões de crédito liberado para os menores de idade normalmente são aqueles que pais e outros adultos assumem como responsáveis.

Falta ou problemas nos documentos

Um outro problema que frequentemente acaba sendo apontado como um fator para a recusa dos pedidos dos cartões de crédito é a falta de determinados documentos enviados no momento do pedido. Para ampliar as chances que o cartão de crédito seja aprovado, por exemplo, pode ser interessante encaminhar apenas documentos que estejam devidamente atualizados, especialmente os de identificação.

Além disso, outros documentos também podem ser solicitados pela emissora do cartão de crédito para que o pedido seja devidamente analisado. Comprovantes de residência, por exemplo, normalmente são solicitados para que os bancos e as financeiras tenham formas de encontrar essas pessoas.

Um outro problema que pode acabar sendo encontrado e está diretamente relacionado com a análise dos documentos é a integridade das informações. Basicamente isso faz referência aos sistemas de cruzamentos de dados dos solicitantes dos cartões. Pode ser que os endereços cadastrados em diferentes bancos de dados sejam diferentes. Podem ser encontradas discrepâncias até mesmo nos dados referente aos nomes e aos números de documentos.

Imagens de baixa qualidade

Atualmente boa parte das solicitações dos cartões de crédito são feitas através de sistemas e aplicativos informatizados. Dessa forma, os usuários acabam tendo que enviar, de forma autônoma, os documentos que são solicitados. Normalmente são enviadas as fotos de documentos de identificação, comprovantes de residência, de renda, dentre outros.

Mas essas imagens devem ser nítidas. Ainda mais nos dias de hoje, já que e análise desses dados acaba sendo feita diretamente pelos sistemas, que comparam diferentes padrões baseados nos bancos de dados que esses sistemas consultam. Quando as fotos não possuem a devida qualidade para identificação das informações que constam nos documentos, os pedidos podem acabar sendo recusados.

Além disso, existem algumas outras captações de imagens que devem ser nítidas para que os sistemas consigam avaliar e liberar os pedidos. Por exemplo, é muito com que os aplicativos tenham sistemas que façam selfie dos clientes, para que sua foto fique registrada e permita acesso a determinados recursos de segurança, como a biometria através de reconhecimento facial. Quando as imagens não saem com uma qualidade considerada como boa, os pedidos podem ser recusados.

Dicas extras para conseguir ter o pedido de cartão liberado

Evite fazer muitos pedidos em um curso espaço de tempo

Existem ainda algumas dicas que podem ajudar as pessoas que estão enfrentando alguns problemas no momento do pedido de um novo cartão de crédito. Muitos consumidores, especialmente quando estão precisando muito de um cartão de crédito, acabam cometendo o erro de fazer diversas solicitações em diferentes empresas.

O problema é que essa sequência de pedido, especialmente quando são feitos em diferentes empresas, acabam gerando uma série de consultas aos bancos de dados dos órgãos de proteção ao crédito. E isso faz com que os sistemas tenham uma maior probabilidade de entenderem isso como algum tipo de movimento considerado fora do comum.

Em muitos casos as pessoas perdem pontos no score do Serasa, por exemplo, quando muitas empresas consultam o mesmo CPF em um curto período de tempo. O sistema indica que aquela pessoa possa estar enfrentando problemas financeiros, o que por sua vez indica possível dificuldade que ela tenha em fazer os pagamentos de contas. E isso pode refletir no risco que uma entidade corre e partir do momento que ela libera uma determinada linha de crédito.

Mantenha sua renda sempre atualizada

Um outro dado que deve sempre ser mantido atualizado é a renda que o consumidor possui no momento que ele está pedindo um cartão de crédito. Essa é considerada como uma das principais informações analisadas pelos sistemas e que permite com que uma determinada empresa libere mais ou menos crédito, de acordo com sua capacidade de pagamento.

É importante também não mentir, no momento que o cliente estiver preenchendo algum tipo de formulário eletrônico, sobre a renda que ele possui. Os sistemas estão cada vez mais inteligentes, especialmente quando estamos falando de bancos. Eles conseguem cruzar diferentes tipos de dados até chegar naquela renda considerada como mais próxima da realidade. E se for identificada qualquer discrepância nos dados, os sistemas podem bloquear os novos pedidos.

Espere um pouco depois de limpar o nome

Quando os consumidores acabam ficando um determinado tempo com o seu nome sujo, quando ele está negativado nos órgãos de proteção ao crédito, eles normalmente ficam sem qualquer linha de crédito disponível e também não conseguem ter novos pedidos de cartões liberados.

A partir do momento que o nome passa a ter limpo, teoricamente o consumidor deveria estar novamente habilitado para conseguir crédito, já que ele não possui mais nenhuma pendência ativa naquele momento. Mas, em muitos casos, nem sempre os pedidos de cartões são aprovados.

Nesse caso, pode ser mais interessante esperar alguns meses depois que o nome estiver limpo para começar a pedir, novamente, esses novos cartões. Durante esse período, especialmente se o consumidor conseguir manter em dia suas contas, a tendencia é que o Score aumente progressivamente, até que o perfil esteja mais indicado a receber crédito novamente.

Peça um cartão de acordo com o seu perfil

Caso o consumidor tenha uma renda comprovada mais baixa, ao solicitar um cartão de crédito de categoria mais elevada, que normalmente conta com mais limite e também mais benefícios, ele muito provavelmente terá sua renda negada. Portanto, peça sempre um cartão que esteja de acordo com sua renda. 

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.