Posso pagar a fatura do meu cartão de crédito com outro cartão?
Entenda as possibilidades de pagamento da fatura do cartão de crédito.
O cartão de crédito acaba sendo uma excelente ferramenta para o consumidor no dia a dia. Além de oferecer limites de crédito que permitem que as compras sejam feitas parceladas, os cartões ajudam nas compras pela internet e podem ser utilizados, até mesmo, para as compras do dia a dia, inclusive com algumas vantagens nesse aspecto, como o acúmulo de pontos.

Mas o cartão de crédito também pode acabar se tornando uma verdadeira armadilha para a saúde financeira das pessoas e das famílias de uma forma geral. Afinal de contas, não é à toa que ele se tornou um dos principais causadores dos endividamentos, incluindo aquelas que ficam atrasadas e deixam os consumidores com o nome sujo.
E isso acontece por diversos motivos. A dificuldade que muitas pessoas possuem de separar o que é limite de crédito e o que é salário é uma delas. As compras por impulso e o excesso de compras parceladas que vão se acumulando ao longo dos meses também estão entre as principais.
Por isso, chega o momento do pagamento da fatura e muitas pessoas acabam não tendo o dinheiro. Alguns optam por entrar no crédito rotativo, pagando apenas o mínimo da fatura e deixando o resto para ser pago no próximo mês. Outros optam por parcelar a fatura do cartão de crédito.
Mas ambas as opções trazem uma série de dificuldades. Além da alta taxa de juros que incidem nessas operações, consideradas como as mais caras do mercado financeiro brasileiro, as pessoas que dependem dos cartões para as compras do dia a dia ainda ficam sem limite disponível.
Diante disso, muitos buscam outras alternativas, incluindo a possibilidade de pagar a fatura do cartão de crédito utilizando outro cartão. Mas será que isso realmente é possível?
Como funciona o pagamento de contas com o cartão de crédito?
Originalmente, o cartão de crédito acabou sendo criado apenas com o objetivo de fazer compras nos estabelecimentos conveniados à bandeira em questão. Essas compras são feitas através de um limite rotativo, que acaba sendo liberado de acordo com a análise feita pelo banco ou pela financeira que emite o mesmo.
Com o tempo, foram sendo agregados outros serviços financeiros a partir desse mesmo limite de crédito disponibilizado nos cartões. Os empréstimos, por exemplo, passaram a permitir que as pessoas transformassem o limite disponível no cartão de crédito em dinheiro, com os valores das parcelas cobrados diretamente nas faturas.
O pagamento de contas de consumo no dia a dia, como água, luz, telefone e outros tipos de boletos, também começou a surgir. Em um primeiro momento, esses serviços acabaram sendo oferecidos por empresas intermediadoras, que aceitavam uma determinada compra no cartão e pagavam o boleto fornecido pelo cliente.
Com o tempo, os próprios bancos acabaram liberando esse tipo de função para cartões de crédito emitidos por eles. As carteiras digitais acabaram tornando esse processo muito mais fácil. E como a fatura do cartão de crédito acaba sendo cobrada através de um boleto, acabou sendo criada justamente a possibilidade de pagar um cartão utilizando outro cartão.
É possível pagar cartão com outro cartão?
A resposta para essa pergunta é “depende”. Algumas empresas, sejam as intermediadoras ou os próprios bancos, acabam vetando esse tipo de operação, justamente entendendo que o consumidor está pagando uma dívida assumindo outra dívida.
Os boletos acabam sendo identificados a partir dos seus códigos, e no caso dos emitidos pelos cartões de crédito, eles acabam sendo de uma categoria específica, já que o cliente pode definir o valor da fatura que será pago, diferentemente dos boletos de contas de consumo, que são fixos.
No caso da não liberação dessa operação, esse boleto não será aceito no momento do pagamento. Mas para os casos em que as empresas envolvidas liberam esses pagamentos, o cliente poderá utilizar o limite do cartão para o pagamento da fatura de outro cartão.
Mas, nesse caso, é preciso conferir as condições estabelecidas. Em determinados casos, existem algumas restrições que precisam ser levadas em consideração. Os clientes devem se informar sobre os seguintes pontos:
- Restrição de valor máximo para pagamentos
- Cobrança de uma taxa adicional pelo serviço
- Datas de vencimento dos dois cartões devem ser diferentes
- O cartão utilizado para o pagamento deve ter limite disponível suficiente
- Não é permitido pagar a fatura com um cartão emitido pelo mesmo banco
- A fatura deve estar dentro do prazo de vencimento e possuir um código de barras válido
Vale a pena pagar um cartão com outro cartão?
É importante salientar que esse tipo de operação é considerado como uma operação financeira de crédito que cobra juros e taxas. Em alguns casos, essas taxas podem ser bem pesadas. Por isso, é importante que o consumidor compare o valor da operação com outras opções, como o próprio parcelamento de fatura.