Vai usar cartão de crédito no exterior? Confira dicas para manter a segurança
Método de pagamento é prático, mas exige alguns cuidados no momento das transações financeiras.
Para as pessoas que estão prestes a fazer uma viagem para o exterior, a alta do dólar que se intensificou nos dois últimos meses do ano acabou se tornando uma péssima notícia. Mesmo que muitas pessoas que estejam com sua viagem programada a mais tempo, provavelmente já tenham garantido passagens e hospedagens por cotações anteriores, os gastos que terão que ser feitos no tempo que as pessoas estiverem fora acabaram sendo diretamente impactados.
No momento da viagem, algumas pessoas preferem ir para o exterior levando uma maior quantidade de dinheiro vivo fazendo o câmbio antes de sair daqui. Mas muitas outras preferem confiar apenas nos métodos de pagamento eletrônicos, como os cartões de crédito.
Os pagamentos que são feitos com os cartões são mais práticos e seguros. Afinal de contas, quando os turistas estão dependendo do dinheiro vivo, eles não podem sofrer nenhum tipo de intempérie que possa fazer com que ele perca esses valores em posse, dificilmente recuperados.
No caso dos pagamentos utilizando os métodos eletrônicos, as pessoas ainda contam com algumas ferramentas em mãos que permitem que exista um maior controle, como o bloqueio no caso de algum tipo de furto ou de roubo. A contestação de determinadas compras e operações também pode ser feita nesses casos.
Mas todas as transações feitas nos cartões de crédito utilizados no exterior acabam gerando a cobrança de um imposto federal: o IOF. Além disso, os turistas ainda ficam sujeitos à cobrança do câmbio no dia do fechamento da fatura, o que, diante de um cenário de aumento do dólar, é sempre arriscado.
Independentemente da escolha, ter um cartão de crédito em mãos é sempre importante durante as viagens, mesmo que os clientes optem por utilizar o dinheiro vivo nas compras durante a viagem.
Dicas para usar o cartão de crédito no exterior
Certifique-se de ter um cartão de crédito internacional
Antes de mais nada, é muito importante que o cliente e usuário dos cartões de crédito tenham certeza de que estão portando um método de pagamento internacional, ou seja, um cartão de crédito emitido no Brasil, mas que possa ser utilizado em qualquer máquina que faça a leitura dos dados daquele cartão, em qualquer país do mundo.
Hoje em dia, grande parte dos cartões de crédito acabam sendo emitidos com bandeira internacional, até mesmo para permitir que os clientes consigam fazer compras pela internet, utilizando o método de pagamento utilizado por empresas que não estão sediadas em nosso país.
Avise o banco
Mesmo que o cliente esteja portando um cartão de crédito internacional, aceito fora do Brasil, pode ser que o turista tenha algum problema no momento em que ele vai tentar passar o mesmo em máquinas estrangeiras. E isso acontece basicamente em função de uma quebra de padrão de consumo, que pode ser identificado pelos sistemas dos bancos como uma possível tentativa de fraude.
Os sistemas de segurança das operadoras dos cartões de crédito identificam transações que podem acabar sendo consideradas como fora do comum. Nesses casos, os bancos podem bloquear o cartão e tentar um contato com os clientes na tentativa de confirmar se essa operação está sendo feita pelo próprio titular.
Para evitar esse tipo de problema, os bancos contam com sistemas que permitem que as pessoas avisem quando vão viajar, indicando o país de origem e as datas. Diante desse registro, os sistemas vão acabar recebendo essas transações e incluindo essa exceção, para que elas não sejam bloqueadas pelos sistemas de segurança.
Assine no verso do cartão
Apesar do método de assinatura da via dos cartões de crédito estar em desuso no Brasil, que adotou como padrão o sistema de verificação por senhas, em outros países, em muitos casos, as pessoas devem continuar assinando as vias emitidas pelos estabelecimentos no momento da compra. E essa assinatura deve ser verificada.
Por isso, é muito importante que o cliente vá já na viagem com o cartão de crédito devidamente assinado na área indicada, para evitar qualquer tipo de problema.
Tenha em mãos os dados de contato
Caso o cliente tenha qualquer tipo de problema, é muito importante que os clientes dos cartões tenham todos os dados disponíveis para contato nas centrais de atendimento para resolução de qualquer tipo de problema. Normalmente as instituições financeiras acabam tendo números de contato específicos internacionais.
Além disso, atualmente os clientes também podem conseguir esse tipo de atendimento através de outros métodos eletrônicos, como aplicativos, sites e afins.
Acompanhe todas as movimentações
Atualmente praticamente todos os cartões de crédito possuem aplicativos próprios, que permitem que as pessoas tenham acesso a todos os dados das transações, inclusive com elas sendo registradas em tempo real. Por isso, é muito importante verificar sempre todas as compras que vão sendo registradas, até mesmo para que a contestação de algum possível problema possa ser feita rapidamente.