10 segredos para conseguir se dar bem no consórcio

Confira dicas de como lidar com essa forma de compra de bens.

Publicado em 21/08/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O consórcio é um tipo de operação financeira que fez muito sucesso no Brasil em décadas anteriores, quando a economia nacional ainda estava amadurecendo e quando a oferta de crédito ainda não era considerada tão comum como acontece nos dias de hoje. Se hoje as pessoas conseguem ter acesso ao cartão de crédito com mais facilidade, antigamente esse era um serviço oferecido para poucos clientes.

10 segredos para conseguir se dar bem no consórcio

As ofertas de financiamento, especialmente para bens de valor mais elevado, também eram bastante escassas e exigiam que as pessoas tivessem uma série de garantias e renda elevada comprovada. Neste cenário, os consórcios surgiam como a chance das camadas mais pobres ter acesso a bens e serviços pagando de forma parcelada e com alguma chance de ter acesso antecipado a carta de crédito.

A chegada de determinados tipos de eletrodomésticos no Brasil também impulsionou os consórcios. Como eles tinham um valor bastante elevado, itens como televisão, máquinas de lavar roupas e outros eram vendidos através da carta de crédito para os clientes.

As regras do consórcio e o modelo de negócios, de uma forma geral, nunca mudaram de uma forma mais drástica. Basicamente é uma operação de compra em grupo e parcelada, com as pessoas fazendo os pagamentos de forma antecipada antes de ter acesso ao bem em si, adquirido através de uma carta de crédito.

As grandes vantagens do consórcio estão relacionadas as possibilidades de o cliente obter acesso ao bem de forma antecipada, ou seja, antes de terminar de pagar o plano em si. Os grupos normalmente permitem que as pessoas obtenham a carta de duas formas: através dos sorteios que acontecem dentro dos grupos e também a partir dos lances que as pessoas podem ofertar.

Essas pequenas particularidades acabam exigindo um certo conhecimento e até mesmo algumas estratégias para que os participantes dos grupos tenham mais chances de conseguir sua carta de forma antecipada.

Conheça alguns segredos e dicas para se dar bem no consórcio:

1 - Pense antes de dar o lance

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o sistema de lances, que funciona no esquema de leilão, mas sem que as pessoas que fazem parte do grupo possam acompanhar, em tempo real, quais são as ofertas que estão sendo feitas, é a melhor chance de obter a carta antecipada sem contar com a sorte.

Portanto, para aumentar as chances, é fundamental que os cotistas pensem nisso de uma forma estratégica. É importante ter o mínimo de informação antes de fazer a oferta, como saber quais foram os lances contemplados anteriormente. Neste caso, as propostas feitas com um valor um pouco mais elevado do que essa média acaba tendo uma chance maior de ser contemplada.

Lembrando que o lance não contemplado não precisa necessariamente ser pago. As pessoas podem optar de fazer o pagamento da mensalidade normal, ou então dar este dinheiro para abater as parcelas que virão.

2 – Existe uma época melhor para dar os lances

Uma outra questão que deve ser considerada para dar o lance está relacionada ao tempo, que interfere de uma forma indireta na forma como as pessoas se comportam neste tipo de sistema. Existem determinadas épocas do ano que a concorrência de lances costuma ser mais elevada.

Por exemplo, no final do ano, mais especificamente no mês de dezembro, os lances apresentam uma tendencia de alta, já que grande parte dos trabalhadores acabam tendo acesso a um dinheiro a mais, que é o 13º salário. Portanto, a dica para aumentar as chances de levar a carta para casa com um lance mais baixo é fugir destas datas mais concorridas.

3 – Diversificar os lances pode ser a saída

Os lances livres são aqueles mais comuns, nos quais os participantes do grupo definem o valor adicional que eles poderão pagar naquele mês e, caso não seja contemplado, eles pagam apenas o valor da parcela acertado no contrato. Mas existem outros tipos de lances que podem ser interessantes como uma forma de diversificar essas possibilidades.

O lance embutido é uma ferramenta disponibilizada por algumas administradoras de consórcio. Ele consiste usar uma porcentagem carta de crédito como parte do lance. A ideia principal dessa modalidade é ajudar os participantes do consórcio a serem contemplados mais rapidamente.

Já no lance fixo, a administradora do consórcio define um valor ou percentual que deve ser ofertado, que geralmente varia entre 15% e 30% do valor da carta de crédito. Ambos lances geralmente acabam tendo uma menor concorrência, o que pode aumentar as chances de contemplação.

4 – Avalie o perfil dos participantes do grupo

Para oferecer um lance, como mencionado anteriormente, as pessoas precisam ter um pouco de informações sobre o grupo, o histórico e as movimentações de uma forma geral. Para isso, é muito importante que as pessoas consigam avaliar o comportamento do grupo antes de começar a pensar nos lances que serão ofertados.

Antigamente as pessoas que participavam deste tipo de forma de compra normalmente pertenciam as camadas mais pobres ou eram de classe média, sem grandes possibilidades de fazer movimentações mais bruscas em termos de lances. Mas, nos dias de hoje, os grupos estão cada vez mais diversificados, inclusive com o consórcio sendo visto como uma possibilidade de investimento. Por isso, nem sempre as estratégias que eram utilizadas anteriormente vão funcionar para os grupos atuais. Adaptabilidade é a chave.

5 – Faça um planejamento financeiro com foco no consórcio

De nada adianta obter uma série de informações sobre o histórico do grupo e sobre o comportamento dos participantes se as pessoas não tiverem dinheiro para dar os lances, especialmente aproveitando as janelas de oportunidades que surgem. Por isso, é muito importante que as pessoas tenham um planejamento financeiro focado justamente na obtenção desta carta de crédito.

Além dos pagamentos recorrentes, que devem ser incorporados aos pagamentos do dia a dia, é muito importante começar a separar dinheiro para dar os lances. Se preparar para utilizar o 13º salário e outros valores que podem entrar como extra também faz parte deste planejamento.

6 – Nunca atrase as parcelas

Mesmo que este sistema funcione a partir dos pagamentos antecipados, não se pode confundir um sistema de consórcio com uma poupança ou investimento no qual as pessoas decidem, de forma individual, quanto e quando elas vão separar os valores. O sistema todo depende que os pagamentos sejam feitos por todos os integrantes do grupo, até mesmo para que seja possível pagar as cartas antecipadas.

Por isso, é muito importante não atrasar os pagamentos das parcelas. Além de multas e taxas que estão previstas no contrato, as pessoas podem gerar uma bola de neve e ter dificuldades para conseguir voltar a pagar os valores em dia.

7 – Tente pagar valores maiores do que as parcelas básicas

Uma dica interessante que pode ajudar as pessoas que possuem maior dificuldade para separar dinheiro e fazer uma poupança para dar os lances é acrescentar um pouco mais de dinheiro nas parcelas pagas mensalmente. R$ 100 a mais, todos os meses, por exemplo, já vai permitir que as pessoas tenham uma reserva para dar como lance.

Em alguns casos as próprias administradoras do consórcio oferecem para os seus cotistas a possibilidade de administrar este dinheiro adicional. Mas, em outros casos, a poupança deverá ser feita de forma independente, separando este adicional para dar como lance.

8 – Oferte lances em datas comemorativas

Uma outra dica interessante em relação ao tempo e ao momento correto para ofertar um lance é dar prioridade para as datas comemorativas. Diversas pesquisas indicam que estes momentos podem ser considerados como muito interessantes para conseguir uma excelente negociação.

Além disso, muitas administradoras de consórcios também realizam promoções e ações especiais para a quitação antecipada ou lances específicos. Esses momentos podem se tornar realmente muito interessantes para dar o lance, desde que os cotistas tenham feito a lição de casa e guardado dinheiro para obter a contemplação.

9 – Existe um percentual que aumenta as chances do lance ser contemplado

Para quem não consegue definir os valores que serão ofertados como lance, como mencionado anteriormente, vai depender bastante do perfil do grupo. Mas existem alguns percentuais que acabam fazendo com que as pessoas tenham uma chance maior. Um lance que fique entre 20% e 50% do valor total da carta de crédito pode acabar tendo uma chance maior de ser contemplado.

10 – Escolha uma administradora confiável

Por último e não menos importante, é muito importante escolher uma administradora que seja bastante confiável e tenha uma boa participação no mercado. Lembre-se que o relacionamento tende a ser duradouro e essas empresas precisam ter um bom histórico para conseguir manter os seus compromissos com os cotistas.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.