Compra de carro: entenda a diferença entre consórcio, financiamento e assinatura

Essas três modalidades acabaram se tornando as principais formas de acesso a um veículo novo.

Publicado em 13/07/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Adquirir o direito de utilizar um automóvel, nos dias de hoje, acaba sendo um pouco diferente da ideia de adquirir um automóvel de uma forma efetiva. Se antes, a única forma de utilizar um veículo no dia a dia era comprar um carro ou então alugar um veículo diretamente de uma pessoa que tem a posse do bem, nos dias de hoje existem outros métodos.

Compra de carro: entenda a diferença entre consórcio, financiamento e assinatura

O alto custo dos veículos no mercado brasileiro, junto com uma mudança geral na forma como as pessoas enxergam a ideia de ter a posse de um bem, acabou permitindo o surgimento de uma série de outras modalidades e também possibilidades. A ideia de uma economia colaborativa, por exemplo, fez que com que as montadoras passassem a oferecer planos de assinatura para carros, por exemplo.

Mas o mercado ainda conta com algumas das modalidades mais clássicas para conseguir adquirir um carro, tais como o financiamento e também o consórcio. Entenda melhor quais são as principais diferenças e também um comparativo com a modalidade de assinatura.

Como funciona a assinatura de carros?

A assinatura é uma modalidade que permite as pessoas adquirirem o direito de utilizar um veículo no dia a dia, mas sem necessariamente ter a posse do bem. Além disso, essa modalidade funciona de uma forma um pouco diferente do aluguel. Basicamente é um contrato recorrente que entrega um veículo para que as pessoas utilizem por um determinado período.

A assinatura acaba tendo um determinado período que é definido a partir do contrato assinado pelo cliente, que normalmente varia entre 12 e 36 meses. Os clientes pagam um determinado valor e, no final do período do contrato, eles podem devolver o veículo. Mas também existem modalidades de assinatura que oferecem a possibilidade de compra do veículo com uma certa preferência e com algumas condições especiais.

Anúncios

As grandes vantagens da assinatura de carro acabam sendo basicamente relacionadas as despesas extras que acabam ficando por conta da empresa que oferece o veículo, incluindo documentação, impostos e também seguro. Com isso, estes motoristas podem acabar se planejando financeiramente de uma forma mais eficiente.

Diferenças entre financiamento e consórcio?

Já para quem deseja adquirir um veículo, seja ele novo ou usado, e para quem não possui a capacidade de pagar á vista o valor completo do carro, existem basicamente dois caminhos: o financiamento e o consórcio.

O financiamento ainda é a modalidade de compra de carro mais popular no mercado brasileiro. Basicamente é a possibilidade de adquirir um bem mediante os pagamentos das parcelas mensais. A partir do momento que este contrato é assinado os clientes já podem utilizar o veículo. Mas, ao mesmo tempo, essa pessoa assume uma dívida. Enquanto ela não é quitada, o veículo não é de posse efetiva da pessoa que fez a compra.

Já o consórcio acaba sendo uma modalidade de compra que segue uma lógica contrária ao do financiamento. Ao invés do comprador assumir a dívida ao comprar o carro, ele passa a pagar pelas cotas de um consórcio, na busca de uma carta de crédito. Somente depois que esta carta está de posse do comprador é que ele, de fato, consegue adquirir o veículo.

O que vale mais a pena: consórcio ou financiamento?

Anúncios

Uma das perguntas que as pessoas fazem com mais frequência no momento que elas estão querendo adquirir um determinado veículo é o que vale mais a pena: começar a pagar por um consórcio ou apelar para o financiamento de um veículo?

A resposta vai depender muito do momento e das necessidades que a pessoa tem naquele momento, junto com o conhecimento das particularidades de cada uma dessas operações.

O financiamento sempre será a melhor opção para as pessoas que possuem uma certa pressa em começar a utilizar o veículo em si. Mas ele acaba sendo uma opção muito mais cara do que o consórcio. As taxas de juros variam bastante de acordo com o veículo e com as empresas diretamente envolvidas na operação, mas pode fazer com que o comprador assuma uma dívida que pode ser até mesmo o dobro do valor efetivo do carro.

Já o consórcio acaba sendo uma opção mais interessante para as pessoas que estão planejando a compra do seu veículo, sem a necessidade de passar utilizar o carro já no momento da compra. O consórcio é uma opção mais barata, mas pode fazer com que as pessoas demorem bastante até que consigam ter o veículo, mesmo diante das possibilidades de contemplação antecipadas, como é o caso da compra da carta através do leilão ou da contemplação por sorteio.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.