Consórcio de carros: 5 perguntas e respostas para entender como funciona

Saiba mais sobre como essa compra pode ser feita.

Publicado em 05/03/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O consórcio pode ser considerado como a forma mais barata de comprar um bem de maior valor em parcelas. A única forma mais em conta de fazer uma compra parcelada mais barata de um veículo, por exemplo, é aproveitar determinadas condições especiais oferecidas por montadoras e revendedoras, mas apenas diante de uma boa entrada, normalmente acima de 60% do valor completo.

Consórcio de carros: 5 perguntas e respostas para entender como funciona
Créditos: Internet

Mas o consórcio também pode ser considerado como uma modalidade de compra que atende às demandas de um público específico. Normalmente, são as pessoas que conseguem fazer uma compra programada, sem a necessidade imediata de ter acesso ao bem em questão, o que acaba sendo possível em um financiamento.

Para as pessoas que nunca fizeram um consórcio anteriormente e ainda não entendem ao certo como essa modalidade de compra funciona, confira algumas perguntas e respostas que ajudam a entender melhor:

Como funciona o consórcio de veículos?

O consórcio de veículos, de uma forma geral, funciona basicamente como qualquer outro tipo de consórcio. Basicamente, é um tipo de compra e de financiamento coletivo, no qual as pessoas são inseridas em grupos e contribuem mensalmente com valores para uma espécie de poupança, que financia os bens de todos os participantes.

O acesso ao bem em questão acontece por meio de uma carta de crédito, concedida no valor contratado e que vai permitir que as pessoas comprem, de fato, o carro. O acesso à carta de crédito pode acontecer tanto de forma antecipada como no momento em que a pessoa termina de pagar o plano.

Como acontece a contemplação antecipada do consórcio de carros?

Anúncios

A contemplação antecipada acaba sendo considerada uma das principais vantagens no plano de consórcio de uma forma geral. Ele permite que as pessoas tenham acesso ao bem antes de terminarem o pagamento das parcelas, mas continuando os pagamentos, como se fosse um financiamento.

Existem duas formas de contemplação antecipada no mercado de consórcios de uma forma geral, e que também existem no consórcio de carros e veículos como um todo: por meio de sorteios ou então de lances de adiantamento dos pagamentos das parcelas.

Os sorteios basicamente dependem do fator sorte. Todas as pessoas que adquirem uma cota de consórcio acabam ganhando um número, que será o mesmo até o final do plano. E, todos os meses, pelo menos uma carta acaba sendo destinada a esse tipo de contemplação, com os sorteios acontecendo somente entre os participantes de um mesmo grupo.

Já no caso do lance de antecipação, todos os meses os integrantes do grupo podem ofertar um valor acima do valor das parcelas, que será utilizado para abater parte do saldo devedor. A pessoa que dá o maior lance é aquela que acaba sendo contemplada com a carta.

Consórcio de carros tem juros?

Anúncios

Diferentemente dos financiamentos de veículos, que acabam sendo bem caros no mercado brasileiro, uma outra grande vantagem do consórcio é o fato de que essa operação não conta com qualquer tipo de juros cobrados nas parcelas. Atualmente, eles são os grandes responsáveis por tornar a compra financiada de carros uma operação muito cara.

Mas é importante ressaltar que o valor das parcelas vai acabar resultando em um valor um pouco maior do que o valor da carta de crédito como um todo. E isso acontece em virtude das taxas que são cobradas pelas empresas que oferecem esse serviço e que são utilizadas justamente para financiar e manter a operação como um todo.

Mas essas taxas acabam sendo muito menores do que os juros de financiamento, ficando, em média, entre 15% e 25% do valor completo da carta.

Posso fazer um consórcio de veículos tendo o nome sujo?

Uma dúvida bastante comum que as pessoas acabam tendo em relação ao processo de consórcio é sobre os casos em que os consumidores estão com o seu nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa. Afinal de contas, isso se torna sempre um impeditivo para o financiamento.

O consumidor pode, sim, fazer um contrato de consórcio e começar a fazer os pagamentos das parcelas mesmo estando com o seu nome sujo. Mas é preciso ter atenção a um ponto: no momento em que o cliente for contemplado de forma antecipada, a empresa pode se negar a conceder a carta para quem está com o nome sujo, já que, a partir desse momento, ele passa a ter uma operação de financiamento sem juros.

O que acontece se atrasar os pagamentos das parcelas do consórcio de veículos?

Mesmo não sendo um financiamento, a partir do momento em que o cliente adquire uma cota de consórcio, ele assume a responsabilidade de estar contribuindo com essa conta coletiva. Por isso, a partir do momento em que existe algum tipo de atraso, a pessoa fica impedida de participar dos sorteios e ofertar lances nas assembleias. Além disso, poderão ser cobrados juros e multas pelo atraso, e a inadimplência contínua pode levar à exclusão do grupo.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.