Consórcio Itaú: Saiba como funciona e confira as cartas de crédito oferecidas

Confira quais são as possibilidades de consórcio que podem ser contratadas diretamente no banco.

Publicado em 14/09/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O consórcio ainda é considerado como uma das formas de compras mais populares disponíveis no mercado financeiro brasileiro. Mesmo diante de uma maior oferta de crédito que permite o financiamento, que geralmente acaba sendo a forma predileta das pessoas pelo fato do acesso imediato ao bem, o consórcio ainda acaba apresentando diversas vantagens para atender a demanda de determinados perfis financeiros.

Consórcio Itaú: Saiba como funciona e confira as cartas de crédito oferecidas

Existem diversas empresas que oferecem estas possibilidades de financiamento para os consumidores. Todas essas companhias, para que elas consigam, de fato, operar no mercado de consórcio, precisam estar devidamente credenciadas junto ao governo e também aos órgãos que regulamentam essa prática.

Algumas dessas empresas são grandes companhias que optaram em atuar de uma forma muito específica na gestão de administração dos consórcios de uma forma geral. Mas como esse é um produto financeiro, acaba sendo muito comum que as empresas que atuam neste segmento também passem a oferecer a possibilidade da compra de bens através de uma carta de crédito.

Um dos bancos que oferecem o consórcio como forma possibilidade de financiamento para a compra de determinados bens e serviços é o Itaú. Mas antes de conferir quais são os tipos de consórcio que o Itaú oferece, entenda melhor como funciona esta modalidade de compra e confira quando ela pode acabar se tornando mais vantajosa do que o financiamento.

O que é um consórcio?

O consórcio pode ser definido de diferentes formas, se enquadrando em diversas formas de compras e transações comerciais que existem no mercado atual. Primeiramente, estamos falando de uma compra parcelada, uma vez que as pessoas se comprometem com o pagamento de parcelas mensais até conseguir quitar o valor solicitado.

Além disso, ele também pode ser considerado como uma compra coletiva. As pessoas que adquirem uma cota de consórcio entram em um grupo, composto por diversos compradores. Todo o dinheiro arrecadado acaba indo parar em uma poupança comum, administrada pela empresa que comercializa o consórcio.

Mas, diferentemente de uma compra feita parcelada mediante financiamento ou mesmo utilizando outro método de crédito pré-aprovado, o cliente não acaba tendo acesso ao bem de forma antecipada, ou seja, antes de terminar o pagamento. Via de regra, o consórcio permite que as pessoas tenham acesso ao bem somente depois que ela termina de pagar pelo mesmo.

Mas existem algumas possibilidades do consorciado adquirir o bem de forma antecipada, antes de terminar o pagamento do contrato, sendo essa uma das principais características que atrai as pessoas para o consórcio. Existem basicamente duas formas de contemplação: a primeira delas é o sorteio, que acontece periodicamente e conta com a participação de todos os participantes deum determinado grupo. E outra forma é a oferta de lances, em uma espécie de leilão, sendo que o mais alto acaba sendo contemplado com a carta.

Principais diferenças entre consórcio e financiamento

Como mencionado anteriormente, algumas das diferenças mais básicas entre essas duas formas de compra já foram citadas, mas existem algumas particularidades que valem a pena ser exploradas. Em um primeiro momento, levando em consideração o fato de que as pessoas que estão comprando alguma coisa querem ter acesso imediato ao bem, seja ele um imóvel, um veículo ou outros, o financiamento sempre vai ser considerado como a melhor opção.

Mas o fato de uma determinada instituição financeira assumir um risco, liberando a compra mediante uma promessa de compra, acaba tendo um preço para o consumidor, que se reflete nos juros e também nas taxas que são cobradas. E, no Brasil, os juros são considerados como os mais altos do planeta para a compra de determinados tipos de itens, tais como imóveis e veículos.

São muitos os casos nos quais os consumidores, quando calculam o valor efetivo de uma operação de financiamento, acabam chegando a conclusão de que estão pagando praticamente o dobro do valor do bem de fato. E isso acaba causando um grande impacto no poder de compra da pessoa.

Uma outra característica do financiamento é o fato dele ser liberado para o consumidor apenas mediante uma análise que vai levar em consideração diversas informações financeiras da pessoa. O objetivo é identificar o nível de risco, para quem está emprestado o dinheiro, desta operação. Aqueles que são indicados como devedores, por exemplo, dificilmente terão acesso a uma linha de crédito como um financiamento de bem ou de imóveis.

Portanto, o consórcio pode sim acabar trazendo alguns benefícios bem interessantes para essas pessoas que conseguem se planejar com mais antecedência para uma compra programada sem a urgência do uso, ou então para aquelas pessoas que possuem problemas no seu histórico financeiro.

Principais vantagens de fazer um consórcio

Compra mais barata – De uma forma geral, a compra feita através da modalidade de consórcio acaba sendo mais barata do que as compras feitas através de financiamento. Os juros e as taxas que costumam ser cobradas pelas instituições financeiras não existem neste tipo de transação. Os consumidores devem pagar apenas as taxas de manutenção e administração do consórcio;

Maior acessibilidade – Como não existe a necessidade de fazer uma análise prévia do perfil do cliente, uma vez que não será liberado crédito de forma antecipada para a compra, o consórcio pode acabar se tornando o mais interessante do ponto de vista de acessibilidade. Mesmo as pessoas que estão com o seu nome negativado pode acabar fazendo um consórcio.

Maior prazo para pagamento – Os consórcios acabam oferecendo um prazo bem interessante para que o pagamento seja feito. Esse prazo acaba ficando muito próximo a queles que normalmente acabam sendo encontrados nos financiamentos, mas acaba sendo bem menor quando comparado com algumas outras opções mais baratas, como o parcelamento.

Vantagens do consórcio Itaú

O consórcio Itaú acaba se tornando uma excelente opção para as pessoas que estão procurando uma por um negócio confiável e seguro. Diferentemente de outras empresas que atuam neste segmento, este consórcio acabará tendo como principal diferencial a segurança ofertada nas suas operações.

Afinal de contas, estamos falando de uma empresa que faz parte deum dos maiores grupos e conglomerados financeiros do Brasil inteiro. Como a operação de consórcio acaba exigindo uma certa confiança de parte dos clientes, uma vez que eles acabam entregando o seu dinheiro na promessa de receber posteriormente uma carta de crédito, é preciso que essa empresa, de fato, demonstre sua capacidade de administrar os recursos de terceiros.

Além disso, o consórcio Itaú acaba oferecendo algumas vantagens extras. Antes de mais nada, acaba sendo muito simples e fácil de ser contratado. Os clientes do banco Itaú acabam conseguindo fazer isso de uma forma muito simples, bastando acessar o aplicativo e escolher a opção mais interessante.

Além disso, os consórcios Itaú, de acordo com as informações fornecidas pelo próprio banco, contemplam mais os seus clientes. São mais de 4 mil cotas todos os meses que acabam sendo contempladas de forma antecipada, sendo esse considerado como um dos bancos que mais contempla cotas em todo o Brasil, de acordo com os dados do próprio Bacen.

Algumas vantagens extras em outros produtos e serviços também podem ser aproveitados pelos clientes do Itaú no segmento de consórcios. Os cotistas poderão obter vantagens no momento da contratação de seguros de automóvel e também em seguros residência.

Tipos de consórcios oferecidos pelo Banco Itaú

Consórcio Itaú para imóveis

Os clientes encontram diversas opções dentro do segmento de consórcio para imóveis. Essa é a forma indicada pelo banco para as pessoas que estão interessadas em comprar, de uma forma planejada, um imóvel que poder a casa nova da pessoa, mas que também pode acabar sendo a sede da empresa, uma casa de praia, etc.

Existem diferentes tipos de cartas de crédito que podem ser encontradas no banco, incluindo aquelas destinadas a compra de um imóvel novo ou ainda de um imóvel usado. Além disso, os clientes também encontram cotas específicas que permitem a compra de um terreno.

Além da compra dos imóveis completos, os clientes também encontram cartas de crédito que podem ser utilizadas para reforma e construção.

Consórcio Itaú para carros

Essa é a opção disponibilizada pelo banco para os clientes que desejam adquirir um novo veículo através do consórcio. Uma das principais vantagens desta forma de compra quando comparada com o financiamento é justamente o valor das parcelas, que acaba sendo bem menor do que os financiamentos automotivos, que estão entre os mais caros do país.

Essa carta de crédito também permite que parte do valor da carta seja utilizada para o pagamento de determinados serviços e taxas que são necessários no momento em que as pessoas adquirem um novo veículo, como é o caso das transferências e dos pagamentos de determinados tipos de impostos. Mas isso será possível apenas se a carta tiver um valor maior do que o valor da compra final.

Consórcio Itaú para Motos e veículos pesados

O banco também conta com algumas modalidades específicas de consórcio destinado aos veículos e que pode acabar sendo utilizado para a compra de bens como motos e veículos pesados.

No caso das motos, as cartas possuem diferentes valores, que permitem aos cotistas adquirir desde uma moto mais simples até modelos que sejam mais caros. Os clientes também podem optar por adquirir motos usadas, sendo que aquelas iguais ou acima de 150cc podem ter até um ano de uso e as acima de 250c até 3 anos de uso.

Já o consórcio de veículos pesados é uma forma de adquirir maquinária que poderá ser utilizada para determinadas finalidades comerciais, também aproveitando as vantagens de uma compra parcelada, mas sem juros. Nesta categoria podem ser adquiridos caminhões, ônibus, vans, e tratores, alem de implementos rodoviários.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.