Consórcio para ensino superior: como funciona?

Consórcio para ensino superior: como funciona?

Publicado em 18/06/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A educação superior no Brasil ainda é bastante restrita. Mesmo que a quantidade de pessoas com uma formação universitária tenha aumentado bastante nas últimas décadas, quando comparado com a quantidade de pessoas que vivem no país este número ainda é bastante baixo. E isso se dá basicamente em virtude de uma série de fatores econômicos.

Consórcio para ensino superior: como funciona?

Por um lado temos o governo que não consegue investir o suficiente para aumentar as vagas no ensino superior nas Universidades públicas, fazendo com que os processos seletivos sejam bastante disputados. Por outro lado, temos as universidades privadas que acabam cobrando bastante caro pelos cursos.

Diante de tudo isso, mesmo que exista uma vontade das pessoas de conseguir essa formação, muitas vezes não existem as condições financeiras para isso. Mas existem algumas alternativas, incluindo determinados tipos de financiamentos que ajudam as pessoas a conseguir manter as mensalidades em dia.

E uma destas possibilidades é o sistema de consórcio, que além de oferecer cartas de crédito para que os clientes consigam comprar um imóvel ou um veículo, por exemplo, também possam utilizar o método como uma forma de guardar dinheiro para pagar pela educação superior privada.

Como funciona consórcio para pagar os estudos?

O consórcio paga pagamento de estudos normalmente é oferecido como um plano destinado a quitação de mensalidades ou semestralidades do ensino superior. Na prática, ele funciona de uma forma bastante parecida com o consórcio feito para a compra de determinados tipos de bens.

O cliente, antes de mais nada, deve escolher uma seguradora que ofereça os consórcios como serviço. Mas é sempre importante salientar que o consórcio deve ser específico para o pagamento de contas relacionadas ao ensino, já que as cartas de crédito acabam sendo restritas para a compra de um bem ou serviço escolhido.

A carta de crédito destinado ao pagamento de serviços deve ter um determinado valor que possa custear o pagamento das mensalidades ou do valor integral dos semestres do curso escolhido. Depois disso, os clientes começam a pagar as mensalidades até que ele consiga ser contemplado com a carta.

Como ser contemplado com a carta de crédito?

Uma das grandes vantagens do consórcio é a possibilidade de obter a carta de crédito de forma antecipada, antes que o pagamento termine. Isso acontece da mesma forma com um consórcio de serviços ou com um consórcio para a compra de determinados bens, como veículos e imóveis.

A contemplação acaba sendo garantida sempre a partir do momento que o cliente quita os valores de todas as mensalidades. Mas, antes disso, todos os meses os clientes podem ser contemplados tanto na modalidade de sorteio quanto na modalidade de lance.

O sorteio depende basicamente de sorte. O cliente que adquire uma cota de consórcio acaba ganhando um número, que acaba sendo considerado nos sorteios, que podem ser feitos de diferentes formas. O mais comum é utilizar a loteria federal para a escolha dos números que poderão ser contemplados.

Já a contemplação através do lance fixo se dá basicamente no formato de leilão silencioso. Todos os cotistas podem fazer um pagamento extra mensal, e aquele que oferecer o maior percentual naquele mês leva sua carta contemplada, seguindo com o pagamento das mensalidades.

É sempre importante lembrar que esta carta de crédito, mesmo que seja em uma modalidade menos procurada pelos consumidores brasileiros, acaba seguindo as regras dos consórcios de uma forma geral. Incluindo o fato da empresa analisar o histórico financeiro dos clientes antes de liberar o acesso antecipado á carta de crédito, exigindo que ele tenha garantias como bom pagadores para usar o dinheiro.

Principais vantagens do consórcio para pagamento dos estudos

Planejamento – O consórcio pode ser uma boa forma de fazer um planejamento mais efetivo para assumir o compromisso com o pagamento dos estudos, juntando uma determinada quantidade de dinheiro antes de entrar na Universidade;

Menos juros – Quando comparado com os financiamentos, o consórcio pode ser interessante por sair mais barato para o bolso dos estudantes. Essa modalidade não cobra juros, apenas uma taxa administrativa, que acaba sendo bem menor do que os financiamentos estudantis oferecidos pelos bancos.

Aproveitando os descontos – Muitas universidades oferecem bons descontos para os clientes que pagam as semestralidades de forma antecipada. E como a carta de crédito acaba sendo, para a prestadora de serviço, como um pagamento a vista, os estudantes podem pagar mais barato do que se estivessem pagando mensalidades.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.