5 dicas para conseguir ter o financiamento do veículo aprovado

Confira formas de aumentar as chances do procedimento ser liberado e as pessoas consigam comprar seu carro.

Publicado em 14/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Mesmo com diversas possibilidades, o financiamento acaba sendo a forma preferida dos brasileiros adquirirem veículos no mercado brasileiro. Mesmo que os juros no Brasil sejam bastante caros e com muitos consumidores tendo que dar uma boa entrada no momento que o carro é adquirido, essa forma permite que as pessoas tenham posse para utilização do carro rapidamente, o que sempre chama a atenção.

5 dicas para conseguir ter o financiamento do veículo aprovado

Mas o financiamento também pode acabar se tornando bem difícil para determinadas pessoas. Afinal de contas, um dos pilares de qualquer financiamento é a liberação de crédito apenas para as pessoas que comprovam ser boas pagadoras, pois as financeiras precisam ter essa garantia.

Além disso, existe também a necessidade de comprovação de renda, uma forma também de indicar para as financeiras que aquele cliente realmente terá possibilidade de fazer os pagamentos das parcelas. Por isso, para conseguir o financiamento os clientes geralmente passam por uma análise que leva em consideração uma série de aspectos.

Confira algumas dicas para conseguir ter o financiamento do seu veículo aprovado:

Tenha uma boa pontuação de score

Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas tenham foco em um dos requisitos que acaba sendo mais analisado no momento da liberação de um determinado financiamento, que atualmente é o score do Serasa. Essa pontuação é calculada a partir de uma série de fatores que definem um perfil do consumidor em relação ao relacionamento com empresas e fornecedores de uma forma geral.

Existem diversos fatores que acabam contribuindo para que as pessoas tenham uma boa pontuação de score, sendo que o principal acaba sendo realmente o fato de não ter dívidas inscritas nos órgãos de proteção. Mas movimentos considerados como positivos também contribuem para o aumento da pontuação, como pagar as contas em dia.

Para ter como referência as pontuações do score do Serasa, as pessoas podem utilizar os seguintes padrões de referência:

- entre 0 e 300 pontos — é uma pontuação baixa, usada para pessoas consideradas um risco (grande chance de calote);

- entre 300 e 700 pontos — essa é a pontuação média, usada para risco mais baixo de inadimplência. O calote ainda pode ocorrer;

- entre 700 e 1.000 pontos — a pontuação mais alta é usada para quem tem um histórico de crédito bacana, sem registro de atrasos em pagamentos ou calote. A pessoa que está nessa faixa até pode não honrar seus pagamentos, mas é mais difícil que isso aconteça.

Aumente o valor da entrada

Uma outra dica interessante para aumentar as chances de ter um financiamento aprovado acaba sendo realmente reduzir o valor total que precisa ser financiado. E isso acontece somente a partir do aumento do valor concedido como entrada. Portanto, pode ser interessante juntar um pouco mais de dinheiro ou ainda oferecer um veículo como entrada para que este valor financiado acabe sendo reduzido.

O um valor que normalmente acaba sendo utilizado como referência é uma média de 10% do valor total do carro como um valor mínimo para ser dado de entrada. Os 90% restantes, em geral, podem ser financiados. Mas ao oferecer uma entrada que fique na faixa dos 20% ou 30% do valor total do veículo a chance do financiamento ser aprovado aumenta.

Defina parcelas que caiba no orçamento

Muitas vezes o financiamento acaba não sendo aprovado em função do alto valor das parcelas. As financeiras levam em consideração os valores que acabam sendo declarados e comprovados como renda. As parcelas de financiamento devem ser incorporadas ao orçamento sem que exista um comprometimento de fato.

Geralmente as parcelas não podem comprometer mais do que 30% do orçamento, isso se a pessoa já não tiver outras dívidas em seu nome.

Prefira marcas conhecidas

As marcas do mercado automotivo que são consideradas como tradicionais e que possuem uma maior participação no mercado acabam, na grande maioria dos casos, tendo os seus financiamentos liberados mais rapidamente. Isso acontece porque essas empresas costumam ter menos problemas em relação a manutenção dos veículos, já que isso é outro fator que pode impactar diretamente na manutenção dos pagamentos das parcelas.

Faça um seguro

Mesmo que não possa ser considerado como obrigatório, no momento do financiamento muitas empresas oferecem determinados seguros, que vão desde a proteção dos próprios pagamentos caso o cliente tenha algum problema, como o desemprego, como também os seguros específicos para os carros. Isso normalmente ajuda para que o financiamento seja liberado de forma mais rápido.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.