Como pagar dívidas com desconto através do Serasa?
Saiba como aproveitar algumas campanhas e oportunidades para limpar o nome com um valor mais acessível.
A grande maioria dos consumidores não fazem uma dívida pensando que ela não será paga. Afinal de contas, ter o nome negativado acaba criando uma série de problemas para o dia a dia de qualquer pessoa. A dificuldade em acessar crédito de uma forma geral acaba sendo o mais impactante, uma vez isso acaba atingindo não apenas as linhas de empréstimos, mas também as compras financiadas e até mesmo os cartões de crédito que o consumidor já possui.
Existem diversas questões que acabam fazendo com que um determinado consumidor deixe de conseguir manter as suas contas em dia. E isso acaba impactando a economia de uma forma geral, que depende do ciclo que envolve o consumo, que injeta dinheiro nas empresas, que geram empregos e impostos, etc.
A partir do momento que os consumidores ficam com uma dívida em aberta, uma das primeiras providências que o credor toma é inscrever o CPF nos órgãos de proteção ao crédito, empresas autorizadas pelo governo para manter um banco de dados de negativados, que pode ser consultados por todas as empresas.
Mas, nos últimos anos, essas empresas acabaram ganhando um perfil completamente diferente. Se antes elas eram vistas apenas como um órgão que apenas mantinha os nomes dos consumidores negativados, nos dias de hoje elas se tornaram parte das estratégias das empresas para conseguir reaver o valor da dívida.
O Serasa, por exemplo, acabou se tornando uma plataforma completa de renegociação de dívidas, permitindo que as pessoas não apenas consultem os seus dados como também possam encaminhar e receber propostas para quitação de dívidas. Em muitos casos, como existe um interesse de parte da empresa de receber algo de volta, estes valores recebem bons descontos.
Entenda melhor o que é o Serasa e como é possível quitar dívidas com desconto aproveitando as oportunidades que a plataforma oferece:
O que é o Serasa?
O Serasa foi originalmente criado no Brasil em 1968 com foco na oferta de serviços relacionados a análise de crédito para as empresas. A companhia passou por uma série de alterações nas últimas décadas, sendo que a mais impactante acabou sendo acontecendo no ano de 2007, com a fusão da Serasa com a Experian, empresa de atuação global.
Essa fusão acabou permitindo justamente essa mudança de posicionamento da empresa, passando a focar não apenas no fornecimento de dados para diferentes setores da economia, mas também no próprio consumidor, ajudando eles a conseguir negociar e limpar o seu nome, para que a economia continue girando.
Diferentemente do que muitos pensam, e até mesmo em função da nomenclatura que normalmente acaba sendo utilizada para o Serasa, sendo definida como um órgão de proteção ao crédito, ela não é um órgão de governo propriamente dita. Ela atua como uma empresa privada, mas que deve seguir uma série de regras do governo para seguir habilitada para continuar prestando este serviço de manter um banco de dados público de devedores, por exemplo.
Principais serviços oferecidos pelo Serasa
Consulta ao CPF – Os consumidores podem consultar dados referente ao seu CPF através das plataformas online do Serasa, tanto pelo site ou através dos aplicativos. Essa consulta é completamente gratuita, e os consumidores podem ter acesso tanto ao seu score como também se existe alguma dívida inscrita em seu nome;
Limpa Nome – Essa é a plataforma criada pela empresa que tem como principal objetivo justamente servir como um intermediador entre as empresas que estão cobrando e os devedores. São centenas de empresas parceiras que permitem que todo o processo de negociação seja feito diretamente pela plataforma;
Cadastro Positivo – Esse é um banco de dados que leva em consideração todas as movimentações financeiras dos clientes, incluindo as positivas, como os pagamentos em dia, a finalização do pagamento de empréstimos e financiamentos, etc. Essas informações ajudam na pontuação do consumidor de uma forma geral;
Serasa crédito – Já este é um outro serviço oferecido pelo Serasa que acaba servindo basicamente para ser um intermediador entre os consumidores que buscam algum tipo de crédito e as empresas que oferecem empréstimos, cartões, dentre outros. Eles acabam utilizando os dados que constam no banco de dados justamente para buscar ofertas personalizadas.
Como aproveitar as ofertas e descontos no pagamento de dívidas do Serasa?
Para quem está buscando algumas alternativas para conseguir voltar a ter uma vida financeira mais próximo da normalidade, o serviço de Limpa Nome oferecido pelo Serasa acaba sendo o mais indicado. Ele pode ser encontrado em uma área específica, tanto do site como também do aplicativo.
É nesta área que os clientes poderão encontrar todas as propostas que foram feitas pelas empresas credoras. Mas é importante ressaltar que nem todas as dívidas que estão inscritas no CPF do consumidor necessariamente vão ser encontrada no Limpa Nome. Isso acontece com as empresas que não possuem acordo com o Serasa para agir como intermediadora.
É através deste serviço que os consumidores também poderão encontrar as oportunidades de descontos. Elas podem ser tanto fixas, que foram oferecidas pelas empresas, como também sazonais, que normalmente são encontradas durante as grandes campanhas feitas pelo Serasa, como os feirões.
Como encaminhar acordos para o pagamento de dívidas pelo Serasa?
Faça o cadastro – O primeiro passo é fazer o cadastro na plataforma do Serasa. Mesmo que a empresa já tenha os dados do consumidor, neste cadastro será possível criar um login e uma senha para fazer as consultas através das plataformas digitais. Além disso, este cadastro também permite que as pessoas tenham acesso aos outros serviços. Ele é feito gratuitamente e de uma forma bem simples, apenas informando alguns dados pessoais e também confirmando um e-mail e o número de telefone celular;
Verifique as informações sobre a dívida – Ao entrar no sistema do Serasa, procure a área Limpa Nome. Ali estarão listadas todas as dívidas que estão inscritas no nome do titular e que também são de empresas que possuem acordo com o Serasa para que ele possa servir como intermediador deste pagamento. Ao clicar na dívida, os consumidores possuem acesso às possibilidades de pagamento, incluindo o desconto que está sendo ofertado a partir do valor total da dívida informada, e as opções de parcelas e demais pagamentos;
Escolha a melhor alternativa – Os consumidores deverão escolher aquela melhor opção de acordo disponível. Lembrando que, a partir do momento que o acordo for aceito, o cliente passa a assumir um novo compromisso, que é justamente o de fazer este pagamento. A quebra de acordo pode ter consequências, incluindo o aumento da dívida e a impossibilidade de fazer novos acordos;
Escolha a forma de pagamento – Além das parcelas, o Serasa oferece ainda algumas alternativas para a forma de pagamento. O mais comum é o boleto. Neste caso, o documento deverá ser emitido diretamente do sistema. Caso a dívida esteja parcelada os consumidores receberão os novos boletos por e-mail, mas eles também poderão recuperar os documentos diretamente através do site ou do sistema. Além disso, os consumidores ainda podem fazer pagamentos utilizando a carteira digital do próprio Serasa.
Revise as informações de pagamento – Ao fazer sua escolha, os consumidores terão acesso a uma nova tela com um resumo de todas as condições que constam neste acordo, incluindo a quantidade de parcelas, os valores das mesmas e também a data de vencimento de cada uma delas. Para confirmar, os consumidores devem clicar em “Declaro que li e concordo com os termos e condições”;
O que acontece a partir do acordo firmado com o Serasa?
A partir do momento que o acordo para o pagamento da dívida acaba sendo aceito pelos consumidores, o pagamento da parcela única, ou da primeira parcela, deverá ser feito até a data acordada. Depois, a dívida leva até cinco dias úteis para serem excluídas do banco de dados do Serasa. Na prática, isso significa que o nome do consumidor volta a ficar limpo, mesmo que o pagamento tenha sido feito apenas da primeira parcela.
Vale lembrar sempre que, caso a dívida esteja parcelada, a partir do momento que o consumidor atrasar o pagamento das próximas parcelas, a empresa poderá solicitar novamente a inclusão do nome do devedor nos bancos de dados do Serasa. Com isso, ele volta a ficar negativado.
O acompanhamento da exclusão e da inclusão das dívidas no banco de dados do Serasa poderá ser feito através do acesso ao sistema. O Serasa também conta com alguns serviços adicionais, estes pagos, que permitem com que as pessoas tenham um acompanhamento ativo destas alterações, recebendo avisos por e-mail sempre que uma dívida é