Como pagar multas de trânsito que já venceram?
Saiba como encaminhar esses pagamentos online e regularizar a situação da CNH e do veículo.
As multas de trânsito são instrumentos punitivos que estão previstos nas leis brasileiras e que acabam tendo como principal objetivo educar as pessoas para que sigam as mais variadas regulamentações criadas para garantir a segurança de todos os envolvidos, tanto os motoristas quanto os passageiros e também os pedestres.

Conforme foram sendo identificados os mais variados problemas que trazem algum risco para as pessoas, foram sendo criadas novas leis, e cada uma delas prevê algum tipo de punição, sendo que a multa é a mais comum.
A partir do momento que o motorista recebe uma multa de trânsito, existem alguns procedimentos administrativos que incluem a comunicação oficial do ocorrido e também um determinado período no qual os motoristas podem apresentar sua defesa em determinadas infrações.
Além disso, quando essa multa for devidamente confirmada, o motorista terá um prazo para fazer o pagamento da mesma. Funciona como se fosse o prazo de vencimento de um determinado boleto ou de uma conta, de modo geral, indicando até quando as pessoas podem quitar o débito.
Quando essa multa não for paga, os motoristas podem sofrer uma série de punições. Entenda melhor quais são essas possíveis punições e saiba como fazer o pagamento das multas mesmo depois que elas venceram:
O que acontece quando o motorista não paga uma multa?
O pagamento das multas de trânsito é considerado como obrigatório a partir do momento que ela for confirmada, ou seja, passado o prazo de contestação. A partir do momento que essa multa não for paga, o cidadão pode acabar sofrendo uma série de punições:
- Juros e multas adicionais – Antes de mais nada, a partir do momento que o motorista deixa de fazer o pagamento da multa, ele sofre com um aumento no valor devido, através da cobrança de juros e de multas adicionais;
- Inscrição na dívida ativa – O valor da multa que acaba não sendo paga vai parar na chamada dívida ativa, que reúne basicamente todos os impostos e outros tipos de multas que o cidadão deveria pagar para o governo, mas não paga. A partir desse momento, o governo pode tomar uma série de outras medidas para conseguir recuperar esse valor;
- Inscrição nos órgãos de proteção ao crédito – Além da inscrição na dívida ativa, os contribuintes também acabam tendo o seu CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. Na prática, significa que a pessoa passa a ter o seu nome sujo, impedindo que ela tome outros tipos de créditos;
- Impedimento de licenciamento – Sempre que houver multas vencidas e não pagas atreladas a um determinado veículo, o mesmo não poderá ter o seu licenciamento emitido. Com isso, as pessoas deixam de ter também a renovação do seu documento de circulação;
- Bloqueio e apreensão de veículo – Sem o devido licenciamento, o carro acaba não estando autorizado a circular, podendo ser apreendido;
- Perda de pontos na CNH – Além dos pontos que acabam sendo removidos da carteira devido à infração cometida que deu origem à multa, aqueles motoristas que não pagam podem sofrer mais punições.
Como pagar multas de trânsito atrasadas?
A forma mais fácil de conseguir encaminhar o pagamento das multas que constam atreladas a um determinado veículo é através dos sites e sistemas dos próprios Detrans. Como cada estado possui o seu Detran, que atua de forma independente, os motoristas e donos de veículos devem procurar o site ou o aplicativo específico do seu Detran.
Dentro de cada sistema ou aplicativo, os motoristas podem encontrar uma área específica de multas. Para conseguir acessar esses dados, como são informações consideradas como confidenciais, será preciso fornecer alguns dados para confirmação e liberação do acesso. Normalmente, o motorista deverá informar dados como CPF, RG, CNH e Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
No próprio sistema, os usuários poderão conferir todas as multas que estão em aberto e, posteriormente, emitir uma guia de pagamento para regularizar a situação.
Como consultar multas de um determinado veículo?
Para conferir se um determinado veículo possui multas, existem alguns caminhos que podem ser seguidos:
Consultar multa pela placa do automóvel
- Acesse o site do Detran de sua localidade.
- Clique em "Consulta de infrações" ou menu com nomenclatura parecida.
- Digite os números e caracteres da placa do automóvel e do Renavam para ter acesso às informações sobre o veículo.
Consultar multa pelo Renavam
- Acesse o site do Detran de sua localidade.
- Clique em "Consulta de veículos" ou em opções com nomenclatura parecida.
- Digite os números e caracteres da placa do automóvel e do Renavam.
- Verifique se há alguma informação sobre restrições jurídicas. Nessa seção, o motorista terá acesso às multas do automóvel.