Como quitar minha dívida com descontos? Confira alternativas

Saiba como renegociar e conseguir bons descontos para o pagamento das contas que ficaram para trás.

Publicado em 25/06/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Quando os consumidores acabam perdendo o controle financeiro e deixam de ter a capacidade de manter o pagamento de suas contas em dia, acumulando dívidas, eles normalmente são levados a isso por uma série de fatores. Pode ser que a pessoa tenha perdido uma importante fonte de renda, ou então pode ser que ela tenha gasto mais do que deveria por um determinado período.

Como quitar minha dívida com descontos? Confira alternativas
Créditos: Depositphotos

Ou seja, o não pagamento das dívidas não deixa de ser uma consequência de um problema que já aconteceu, seja por um período específico que acabou causando toda essa falta de organização, ou pode ser ainda um problema que ainda persiste. Em todos os casos, o pagamento dessas dívidas vai acabar exigindo uma nova organização financeira, com mudanças no dia a dia.

Mas, além dessa mudança, existe ainda uma outra dificuldade que surge a partir do momento em que as pessoas desejam começar a pagar as contas atrasadas, que são os juros e as taxas que incidem sobre os valores e que aumentam consideravelmente à medida que o tempo vai passando.

Especialmente as dívidas que são contraídas junto ao sistema financeiro, como cartões de crédito, empréstimos e outros tipos de créditos, acabam se tornando mais caras com o passar do tempo, tornando inviável o pagamento. Mas as próprias empresas sabem disso, e por isso oferecem possibilidades de renegociações.

Confira alguns caminhos e possibilidades que podem ajudar a partir do momento em que as pessoas decidem iniciar o pagamento das contas atrasadas, buscando algumas possibilidades de descontos.

Dicas para quitar dívidas com descontos

Comece organizando suas dívidas

Anúncios

Antes de iniciar qualquer trabalho de renegociação, é muito importante que os devedores realizem um trabalho interno, que é justamente o de organização financeira. É muito importante que as pessoas consigam ter dados concretos em relação às dívidas, incluindo o valor atualizado, as taxas de juros que estão sendo cobradas, etc.

Com base nessas informações, será possível fazer um trabalho de priorizar as dívidas, colocando na frente aquelas que precisam ser pagas antecipadamente.

Busque uma negociação direta com os credores

A partir do momento em que a pessoa estiver de posse de todos os dados e as informações das contas, ela poderá começar a buscar uma negociação direta com os credores. Normalmente isso pode ser feito através de um contato com as empresas, ou então de intermediários ou representantes.

Vale lembrar que, nesse momento, sempre existe o interesse do credor de receber pelo menos parte do valor da dívida de volta, a partir do momento em que a conta já está atrasada. Por isso, normalmente as empresas acabam oferecendo alguns descontos sobre os juros e as taxas que estão incidindo sobre o valor da conta, deixando-a mais barata e mais próxima do valor original.

Aguarde eventos e feirões

Anúncios

Outra estratégia que pode ser utilizada pelas pessoas que estão devendo dinheiro e que estão buscando justamente a possibilidade de renegociar as contas atrasadas é aguardar grandes feirões e eventos que são feitos justamente com o objetivo de organizar a vida dos devedores.

Esses feirões normalmente são organizados pelos órgãos que atuam com foco na proteção ao crédito, como Serasa. Mas também podem ser feitos diretamente pelas empresas, como os grandes bancos e instituições financeiras. Também existem algumas iniciativas feitas pelo próprio governo.

Em todos os casos, os organizadores dos eventos buscam parcerias com as empresas para buscar as melhores oportunidades de negociação, incluindo os descontos que podem ser aplicados sobre a dívida, mas também um maior prazo de parcelamento.

Junte dinheiro para pagar à vista

Independentemente da forma como essa negociação for realizada, sempre o pagamento à vista será aquele em que o consumidor terá as maiores vantagens em termos de descontos. Afinal de contas, ao parcelar uma dívida, além de a empresa demorar mais tempo para receber, ela ainda corre o risco de uma inadimplência também sobre o acordo, o que é bastante comum.

A partir do momento em que a pessoa escolher um determinado parcelamento, normalmente haverá a cobrança de juros, que aumenta de acordo com a quantidade de vezes. Por isso, pode ser interessante aproveitar determinadas receitas extras que a pessoa possa vir a ter, como o 13º salário, para tentar quitar o valor à vista.

Reduza os parcelamentos das compras

Algumas pessoas, mesmo com dívidas ativas, ainda conseguem utilizar algumas opções de crédito, como cartões que elas conseguiram antes de ficar com o nome sujo. Nesse caso, é preciso tentar reduzir a quantidade de compras parceladas que são feitas utilizando esse método de pagamento, pois elas reduzem o poder de pagamento por muitos meses e aumentam consideravelmente a chance do surgimento de novas dívidas.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.