Como sair do vermelho e eliminar as dívidas em 2025?

Saiba como começar o ano com um bom planejamento para quitar os pagamentos que ficaram pendentes nos meses anteriores.

Publicado em 06/01/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O começo do ano sempre é um bom momento para que as pessoas consigam organizar sua vida nos mais variados aspectos, especialmente a financeira. Esse ciclo de meses que se inicia acaba se apresentando como uma oportunidade de revisitar algumas coisas que ficaram pendentes ao longo do ano anterior, e até mesmo os comportamentos que as pessoas querem mudar em busca de uma melhor qualidade de vida, ou simplesmente para corrigir rumos equivocados.

Como sair do vermelho e eliminar as dívidas em 2025?
Créditos: Depositphotos

O começo do ano acaba sendo marcado, para milhões de pessoas, como um momento de endividamento. A tendência que as mais variadas pesquisas feitas junto aos consumidores mostram é de que as pessoas que chegam até os últimos meses do ano com dívidas dificilmente conseguem se recuperar, mesmo com a entrada de alguns pagamentos extras, como o 13º salário ou um aumento nos bônus pagos por desempenho ou vendas, que costuma ser maior nessa altura do ano.

E isso basicamente acontece em virtude dos custos e dos gastos que também surgem nesse período final do ano. Os gastos costumam ser muito significativos nas festas de final de ano, como Natal e Ano-Novo. Além disso, ainda existem aqueles pagamentos que surgem nessas datas, como IPTU, IPVA, matrículas de escolas e universidades, etc.

Mas também pode ser um momento interessante justamente para quem quer começar a organizar as contas e iniciar um ano com uma perspectiva diferente, focando justamente no pagamento de contas e dívidas.

Confira um passo a passo para conseguir sair do vermelho e pagar suas contas ao longo desse ano de 2025:

Passo 01 – Pare e pense na situação atual

Anúncios

Antes de sair tomando decisões ou buscando as ferramentas que serão úteis para organizar o dia a dia, o ideal é parar e pensar sobre a situação financeira atual. Antes de mais nada, é preciso analisar todas as dívidas, incluindo os valores atualizados, as possibilidades de acordos que já foram oferecidas pelos credores, bem como prazos de pagamento e taxas de juros.

O orçamento também acaba sendo muito importante para iniciar um planejamento, e isso significa que as pessoas precisam saber a quantidade de dinheiro que está entrando todos os meses, bem como as despesas fixas e aquelas que ainda não estão atrasadas e que precisam continuar sendo pagas.

Passo 02 – Crie um sistema de prioridade de dívidas

Depois disso, é muito importante elencar todas as dívidas que estão atrasadas e que precisam ser pagas. Essas dívidas devem ser colocadas em um sistema de prioridades, ou seja, fazer uma lista começando pelas contas que devem ser pagas primeiro e depois ir listando as demais.

Para criar esse sistema de prioridades, antes de mais nada as dívidas que aparecem em primeiro lugar devem ser aquelas consideradas as mais caras, com juros e taxas mais elevadas ou ainda as dívidas que já estão atrasadas há mais tempo.

Passo 03 – Comece a economizar

Anúncios

Não existe mágica. Se o foco do ano for conseguir colocar todas as contas em dia, é muito importante direcionar o planejamento para conseguir economizar dinheiro. Ao conseguir colocar tudo no papel, ou em uma planilha digital, é possível identificar os cortes que podem ser feitos naqueles gastos considerados como supérfluos ou desnecessários, por exemplo.

Essa é uma forma de conseguir fazer sobrar dinheiro que será direcionado para os pagamentos das contas. Caso as contas realmente estejam apertadas mesmo depois dos cortes nos supérfluos, pode ser interessante revisitar e tentar reduzir as contas fixas, ou ainda buscar uma fonte de renda alternativa.

Passo 04 – Busque uma renegociação

A partir do momento que essa lista de prioridades dos pagamentos das dívidas estiver consolidada e com as pessoas conseguindo um fluxo financeiro que permita com que comece a sobrar um pouco de dinheiro, chegou a hora de começar a entrar em contato com os credores em busca de uma renegociação.

As empresas que possuem valores a receber realmente querem ver esse dinheiro depositado na sua conta. Em muitos casos, elas oferecem descontos e abatimentos sobre o valor atualizado justamente para que esse tipo de acordo seja viabilizado mais facilmente.

Mas é importante que a busca por essas propostas comece, de forma efetiva, a partir do momento que as pessoas tiverem valores disponíveis para que os pagamentos comecem. Em muitos casos essas propostas acabam tendo validade. Além disso, quando os consumidores fecham um acordo com a empresa e não conseguirem quitar esses pagamentos, pode ser complicado fazer um novo acordo.

Passo 05 - Comece a criar uma reserva de emergência

Como parte de um plano maior para evitar o endividamento novamente, ou para evitar o aumento das dívidas, é importante aprender a guardar todos os meses uma parte de todo o dinheiro que entrar. Em um primeiro momento, o foco deve ser sempre a reserva de emergência. Esse valor guardado vai justamente ser utilizado para fazer os pagamentos de situações inesperadas, e que podem acabar arruinando todo o planejamento financeiro.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.