Conta de luz aumenta no verão: confira dicas para economizar

Período costuma ser de mais gastos para as pessoas em relação às contas de consumo.

Publicado em 03/01/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O consumo de energia elétrica costuma ser mais intenso durante o verão no Brasil. As pessoas sentem isso no bolso já a partir do mês de dezembro. Normalmente, esse valor a mais, quando comparado com os outros meses do ano, é sentido até os meses de março ou abril, em média. E isso acontece pelos mais variados motivos.

Conta de luz aumenta no verão: confira dicas para economizar
Créditos: Deositphotos

O verão no país acaba sendo marcado pelas férias escolares e universitárias. Isso já acaba fazendo com que as casas tenham mais pessoas circulando por um período maior na residência e também utilizando mais os equipamentos elétricos e eletrônicos, ampliando o consumo.

Além disso, temos outra questão que acaba sendo fundamental justamente para o aumento do consumo de energia elétrica, que são as altas temperaturas. As pessoas acabam utilizando, de uma forma mais intensa, o ar-condicionado. E esse acaba sendo um dos equipamentos que mais consome energia elétrica dentro de uma residência comum.

Para quem não quer ter um impacto tão grande no momento que a conta de luz chegar nos meses de verão, confira algumas dicas interessantes que podem amenizar esse rombo.

Garanta que todas as lâmpadas sejam de LED

Antes de mais nada, é importante garantir que as pessoas já estejam economizando em determinadas escolhas que terão impacto na conta de luz do ano inteiro. É muito importante que as pessoas tenham todos os seus pontos de luz com lâmpadas de LED, que são as mais econômicas existentes no mercado nos dias de hoje.

Anúncios

A diferença principal entre lâmpada de LED e lâmpada incandescente é a tecnologia empregada em sua construção; as lâmpadas de LED são mais novas e mais eficientes, ou seja, com menos energia consumida, irão iluminar como as fluorescentes. O impacto na conta de energia é cerca de 50% a menos.

Adquira equipamentos mais novos

De tempos em tempos pode ser interessante que as pessoas renovem os equipamentos elétricos e eletrônicos que estão na sua casa e que estão entre os mais utilizados. Na medida em que a tecnologia se torna mais avançada, as empresas que produzem esses itens conseguem deixá-los mais otimizados. E isso significa, basicamente, que eles vão consumir menos energia elétrica no dia a dia.

Além disso, determinados equipamentos também podem acabar se tornando mais caros, em termos de consumidores de energia elétrica, na medida em que as pessoas não conseguem fazer as devidas manutenções. Por isso, também é muito importante ter um maior cuidado em relação à deterioração natural dos mesmos.

Utilize o ventilador de forma estratégica

O ar-condicionado realmente se tornou um dos equipamentos mais importantes na casa dos brasileiros, justamente em virtude das altas temperaturas. O que antes era considerado como um equipamento de luxo acabou se tornando muito importante, especialmente para aquelas pessoas que possuem uma situação de vida mais frágil.

Anúncios

Mas nem sempre ele precisa ser utilizado o tempo inteiro. Alternar o uso do ar-condicionado com o ventilador, por exemplo, acaba sendo uma estratégia muito interessante para reduzir o consumo de energia como um todo. As pessoas podem, por exemplo, utilizar o ar-condicionado durante um determinado período do dia dentro de um ambiente e depois manter apenas o ventilador para manutenção de uma temperatura mais fresca.

Tome banhos mais curtos

Existe uma ideia de que as pessoas podem tomar banhos mais longos no verão por estarem com uma temperatura mais baixa na água, o que reduz o consumo de energia elétrica. De fato, isso acontece. Mas, a não ser que as pessoas consigam tomar banhos com o chuveiro completamente desligado, quando ele está na posição “verão” ou semelhante, ele segue consumindo energia elétrica mesmo assim.

Portanto, mesmo com a água um pouco mais fresca, é muito importante tomar banhos mais curtos.

Abra menos a geladeira

Durante o verão as geladeiras também acabam tendo que trabalhar por um período maior de tempo, justamente para conseguir manter a temperatura interna ideal para manter os alimentos em condições próprias para consumo. Portanto, quanto mais a geladeira acaba sendo aberta, mais ela precisa forçar o seu motor para conseguir manter as temperaturas mais baixas.

O ideal é optar pelas geladeiras que tenham suportes e sistemas que ajudem a diminuir a quantidade de vezes que a porta precise ser aberta. Por exemplo, aquelas que possuem compartimentos para água na porta.

Opte sempre pelos equipamentos com maior eficiência energética

Além disso, é muito importante optar sempre por aqueles equipamentos que possuem uma maior eficiência energética. Normalmente essas são aquelas informações que são colocadas nos adesivos que aparecem na parte externa dos equipamentos. Esses são dados conferidos por instituições como o Inmetro.

Atualmente, os equipamentos que consomem energia elétrica podem ser classificados em uma de cinco faixas, representadas pelas letras: A, B, C, D e E. A letra E representa mais consumo de energia, enquanto a A representa maior eficiência energética.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.