Meu Score do Serasa baixou: o que aconteceu?
Confira alguns motivos que podem ter levado a uma queda na pontuação.
O Score do Serasa acabou se tornando uma informação muito importante para os consumidores. E, com as atuais ferramentas de controle de crédito oferecidas pela empresa, as variações de pontuação podem ser acompanhadas praticamente em tempo real, inclusive com alertas enviados sempre que existe alguma mudança.

Até alguns anos atrás, o que importava para as empresas que fornecem crédito e também para os consumidores era saber se quem estava tentando fazer alguma compra estava com o nome sujo ou não. Estar com o nome sujo significa basicamente se a pessoa estava ou não com alguma dívida ativa.
Com a chegada do Score, passou a ser levado em consideração mais informações sobre a vida e o perfil financeiro dos consumidores. E isso permite que as empresas tenham uma análise mais minuciosa e ofereçam produtos e serviços que sejam mais bem adaptados para cada pessoa.
O fato de a pessoa estar ou não com o seu nome sujo é uma das informações que são levadas em consideração para o cálculo dos pontos do Score. Mas, além disso, outras informações, inclusive as positivas, permitem que as pessoas tenham mais pontos e, consequentemente, sejam vistas como mais confiáveis pelo mercado financeiro.
Por isso, sempre que o consumidor recebe um aviso de que sua pontuação no Score baixou, ou quando ele entra no site ou no aplicativo do Serasa e percebe essa mudança, existe uma certa preocupação sobre o que pode estar acontecendo.
Como funciona o Score do Serasa?
Antes de entender quais são os motivos que podem levar à redução na pontuação do Serasa, é importante entender bem como funciona esse perfil de Score. De uma forma geral, ele é um sistema de pontuação simples, que vai de 0 a 1000. Quanto mais próximo dos mil pontos, mais confiável um consumidor pode ser considerado naquele momento.
Essa é uma informação pública, mas que pode ser consultada apenas pelas entidades, associações e empresas que possuem algum tipo de vínculo com o Serasa. Apenas a pontuação acaba sendo informada, sem que sejam abertos os detalhes.
Essa pontuação é formada por uma série de elementos e informações que o Serasa busca em diferentes fontes. Cada um desses elementos acaba tendo um peso. Apesar da fórmula completa do cálculo nunca ser divulgada, as questões que interferem diretamente no Score são conhecidas.
Pagamentos de contas, por exemplo, podem tanto gerar pontos, quando são feitas em dia, como tirar pontos, quando atrasam. Outros aspectos, como produtos e serviços financeiros que as pessoas utilizam e até mesmo a sua idade e alguns dados de perfil também são levados em consideração.
Por que o Score baixa “do nada”?
Mas muitas pessoas se perguntam: “Por que meu Score baixou se eu estou pagando todas as minhas contas em dia?” Afinal de contas, quando existe um atraso, os consumidores já esperam um impacto negativo na pontuação final.
O que acontece é que muitos desses outros elementos, que nem sempre acabam sendo tão óbvios, são levados em consideração na hora de chegar a uma pontuação final, e podem estar forçando uma possível queda.
O sistema, que atualmente conta com inteligência artificial, não apenas analisa os fatores diretos que envolvem os pagamentos das contas e das dívidas, como também os indiretos, até mesmo antecipando alguns problemas de crédito que os consumidores podem vir a ter.
Confira algumas coisas que podem fazer com que a pontuação do Score caia e que muitos consumidores não sabem:
Pedido de empréstimo
Sempre que o consumidor está pedindo um novo empréstimo, o sistema entende que ele pode estar com problemas financeiros. E isso pode acabar fazendo com que aconteça uma redução na pontuação do Score, para sinalizar para as outras empresas que aquele consumidor já contraiu outras dívidas e que pode estar se encaminhando para uma situação mais complicada.
Simulações de crédito
Além da tomada de empréstimos, o fato de o cliente acabar fazendo muitas simulações e pedidos de crédito, independentemente de se for um empréstimo, cartão de crédito e até mesmo financiamento, pode fazer com que o sistema reduza os seus pontos disponíveis. E como cada empresa consulta as bases do Serasa no momento da simulação, esses dados ficam registrados e podem passar uma imagem de que aquelas pessoas estão tendo problemas de disponibilidade de dinheiro.
Negativação desconhecida
Em alguns casos, as pessoas acabam recebendo com uma certa surpresa a notícia de que estão com o seu nome negativado. Antigamente o processo era mais lento, mas hoje em dia os avisos de dívida acontecem mais rapidamente. Em muitos casos, as pessoas percebem uma queda nos pontos antes de receber o aviso de dívida.
Atrasos frequentes
Mesmo que as contas sejam pagas com poucos dias de atraso, esses registros vão sendo levados em consideração pelo sistema do Serasa. Nem sempre esse atraso vai causar uma redução direta, mas quando eles se acumulam, pode acontecer uma queda nos pontos.