Pagamentos de contas com cartão de crédito: quais podem ser feitos?

Confira algumas contas que podem ser pagas utilizando o limite de crédito liberado para um determinado cartão.

Publicado em 10/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Quando chega a hora de começar a pagar todas as contas do mês, muitos brasileiros percebem que o dinheiro disponível não é suficiente. Em muitos casos isso atinge aquelas contas consideradas as mais importantes para manter o mínimo de funcionamento de uma casa, como água ou luz. Nesse momento é preciso recorrer a algum meio para levantar esses recursos.

Pagamentos de contas com cartão de crédito: quais podem ser feitos?
Créditos: Divulgação

Enquanto muitos recorrem aos empréstimos bancários, outros procuram ajuda de familiares e amigos, mas também existem aqueles que olham para o limite disponível do seu cartão de crédito e enxergam uma possível solução. E, hoje em dia, muitas empresas que atuam no setor financeiro acabam viabilizando esse tipo de operação.

Mas é importante ressaltar que essa nada mais é do que uma operação de crédito. E mesmo que muitos clientes acreditem que utilizar o cartão para quitar um determinado boleto é a mesma coisa que passar o cartão na maquininha para pagar por um determinado produto ou serviço, são coisas diferentes.

Entenda o que acontece quando uma conta é paga com um cartão de crédito e saiba também quais são os tipos de conta que podem ser quitadas dessa forma.

O que acontece quando uma conta é paga com cartão de crédito?

Antes de mais nada, na grande maioria dos casos os fornecedores de serviços contínuos e emissores de boletos para pagamento de dívidas acabam não tendo um meio próprio para processar a transação. Eles utilizam serviços de intermediadores.

Anúncios

Além disso, quando uma instituição emite um boleto de cobrança ela está emitindo uma ordem de pagamento imediata, que deve ser feita à vista até a data de vencimento. Portanto, diretamente não existe a possibilidade de fazer esse pagamento com um cartão de crédito.

O que acontece é que o intermediador de pagamentos que oferece esse recurso faz uma operação na qual ele libera o dinheiro imediatamente para a quitação da conta, mas cobra a operação no cartão de crédito. Além do valor original, também é cobrada uma taxa da operação, que cobre basicamente os juros desse “microempréstimo”.

Quais contas podem ser pagas com cartão de crédito?

A partir desse modelo de transação que acontece no momento em que uma pessoa realiza o pagamento da conta com cartão, a grande maioria dos boletos podem ser quitados dessa forma, incluindo:

  • Contas de consumo, como luz, água e telefone;
  • Condomínio e aluguel;
  • Boletos bancários, inclusive aqueles gerados por compras em lojas físicas ou online;
  • Mensalidades de escolas e cursos;
  • Assinaturas e serviços recorrentes, como plataformas de streaming e aplicativos de música;
  • Planos de saúde e seguros.

Mas é importante salientar que cada intermediador pode definir os seus próprios critérios de pagamento, mediante os acordos que são feitos com os fornecedores e também com o crédito disponível para que esse pagamento seja feito. Por isso, é muito importante buscar informações no serviço escolhido.

Vale a pena pagar contas utilizando cartão de crédito?

Anúncios

Essa é uma pergunta que deve ser levada em consideração no momento em que o cliente está quitando o boleto. Afinal de contas, como mencionado anteriormente, existe uma operação de crédito que acaba sendo feita, com a cobrança de juros e taxas.

Vantagens

  • Mais prazo para pagamento: É uma forma de conseguir liquidez ou fluxo de caixa para a pessoa ou para uma pequena empresa, deixando de ter que tirar dinheiro da conta para quitar um débito e passando o pagamento mais para frente.
  • Parcelamento: Muitos intermediadores permitem que as pessoas façam um parcelamento dessas contas. Mas, nesse caso, a cobrança de juros acaba sendo maior, dependendo da quantidade de parcelas, podendo deixar o valor final do boleto bem mais alto do que o original.
  • Centralização das despesas: Todas as contas podem ser pagas em um único cartão, tornando mais fácil o processo de organização.
  • Programas de fidelidade: Alguns cartões permitem que os clientes acumulem pontos com o pagamento dessas contas no cartão.

Desvantagens

  • Dívida mais cara: Mesmo que a pessoa pague a dívida somente na fatura ou parcele, o valor final do pagamento vai acabar sendo sempre maior do que o valor original. Em alguns casos, pode ser mais caro parcelar do que deixar atrasar.
  • Juros no parcelamento: Além da taxa de intermediação cobrada por toda operação, ainda existem os juros cobrados sobre o parcelamento.
  • Risco de aumentar o endividamento: Quando as pessoas não conseguem ter dinheiro suficiente para fazer o pagamento daquelas contas que são consideradas como básicas do dia a dia, é grande o sinal de que elas podem estar com sérios problemas financeiros. E colocar as dívidas no cartão pode apenas piorar a situação e causar uma bola de neve.
Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.