Recovery é confiável? Saiba mais sobre a empresa de recuperação de crédito
Saiba como pagar os seus débitos utilizando a Recovery como intermediadora.
A Recovery é uma empresa que se tornou conhecida dos brasileiros de uma forma geral, especialmente pelos consumidores que, por algum motivo e em algum momento da sua vida, acabaram ficando com dívidas, especialmente junto às empresas que atuam no segmento financeiro, como bancos, financeiras, operadoras de cartões de crédito etc.

Mas, nos dias de hoje, até mesmo na hora de buscar formas de quitar dívidas e regularizar a situação financeira as pessoas precisam tomar cuidado. Afinal de contas, existem os mais variados tipos de golpes disponíveis na praça, especialmente aqueles envolvendo nomes conhecidos.
Saiba mais sobre a Recovery e confira dicas para conseguir negociar e regularizar suas dívidas com segurança:
O que é a Recovery?
A Recovery é uma empresa que atua há mais de 25 anos no mercado de recuperação financeira, que, basicamente, é a atividade de cobrança terceirizada. Essas empresas acabam prestando serviços para outras companhias, especialmente as que atuam no setor financeiro, realizando a cobrança dos devedores.
Atualmente a Recovery é uma empresa que faz parte do Grupo Itaú. Com isso, praticamente todas as cobranças feitas dos clientes do Banco Itaú e também das outras empresas que fazem parte do mesmo grupo acabam sendo feitas pela Recovery. Mas, como essa é uma empresa que também atua de forma independente, ela pode prestar serviço para outros bancos e financeiras.
O que faz uma empresa de cobrança?
As empresas que atuam no setor de cobranças acabam tendo como principal foco do seu trabalho a recuperação de crédito dos seus clientes. Para isso, através de um contrato firmado entre ambas as partes, essa cobradora passa a ter o direito de entrar em contato com os devedores para iniciar os procedimentos da chamada cobrança amigável, ou cobrança extrajudicial.
A empresa de cobrança acaba ganhando acesso a algumas informações dos clientes que estão de posse das contratantes. Por exemplo, todas as formas de contato disponíveis em seu banco de dados acabam sendo compartilhadas, incluindo números de telefone, e-mails, endereços etc.
Além disso, as informações relacionadas às dívidas acabam sendo liberadas também. Com isso, as terceirizadas de cobrança podem entrar em contato cobrando o valor atual da dívida, com multas e juros, e também pode encaminhar algumas propostas de acordos, como parcelamentos ou descontos.
Como encaminhar um acordo através da Recovery?
Antes de mais nada, só é possível encaminhar acordos de pagamento de dívidas pela Recovery de empresas que sejam devidamente conveniadas e clientes da recuperadora de crédito. Por isso, antes de mais nada, os devedores devem confirmar se o seu contrato está com a Recovery.
Normalmente a empresa de cobrança inicia uma série de tentativas de contato com os consumidores a partir do momento que elas se tornam responsáveis pela cobrança de um determinado contrato. Esse contato pode ser feito através de ligações, e-mails e também através das mensagens enviadas por aplicativos como o WhatsApp.
Ao receber esses contatos, os consumidores poderão ter acesso às mais variadas informações que estiverem disponíveis sobre a sua dívida, incluindo o valor dela atualizado. Além disso, os consumidores também poderão verificar quais são as oportunidades de parcelamento e de desconto oferecidas naqueles casos.
Agora, caso o devedor não esteja recebendo contatos ou não tenha conseguido atender as ligações, mas desejam iniciar uma negociação ativa, ele pode seguir alguns passos. Um deles é utilizar o próprio site da Recovery:
- Acesse o site da Recovery.
- Busque pelo botão ‘Renegociar’ no menu principal.
- Clique em ‘Renegociar’.
- Preencha seus dados.
- Confira as dívidas que são gerenciadas pela Recovery.
- Aguarde as informações sobre qual oferta ela pode oferecer para você.
- Escolha as que desejar pagar e confira as formas de pagamento.
O que acontece quando minha dívida não está mais na Recovery?
Uma situação bastante comum que os consumidores encontram em relação às dívidas que vão se tornando mais antigas é a possibilidade dela deixar de ser cobrada por uma empresa e passar para outra cobradora. Essa é uma estratégia bastante comum no mercado, de não deixar muito tempo um débito com a mesma companhia.
Ou seja, o consumidor pode ter recebido contatos da Recovery durante um determinado período de tempo, mas não conseguiu encaminhar uma proposta de negociação ou de parcelamento. Depois de um tempo, quando ele tenta iniciar um acordo, ele descobre que sua dívida não está mais com a empresa.
Nesse caso, a melhor solução sempre será entrar em contato diretamente com o credor. Dessa forma, o consumidor vai conseguir saber se ele consegue encaminhar uma proposta de acordo diretamente através da própria empresa, ou se a dívida já está em posse de uma outra empresa de cobrança.