7 dicas incríveis para fazer o seu dinheiro render mais
Saiba como começar a fazer sobrar dinheiro no final do mês.
É muito comum conhecer algumas pessoas que possuem mais dificuldade para lidar com o dinheiro, enquanto outras conseguem alcançar determinados objetivos e guardar dinheiro, mesmo ganhando o mesmo ou até menos quando comparado com alguns integrantes do mesmo grupo.

De fato, o valor do dinheiro é basicamente o mesmo para todo mundo, mas algumas pessoas conseguem fazer esses valores renderem mais. São aquelas que conseguem ter uma reserva financeira, que também conseguem manter um determinado padrão de vida e alcançam uma certa liberdade nas decisões do dia a dia.
Para fazer o dinheiro render, basicamente as pessoas precisam mudar a relação que elas possuem com suas contas. Afinal, de nada adianta apenas ganhar mais se as pessoas continuarem gastando muito, sem qualquer tipo de controle e sem ter prioridades e objetivos.
Para quem está pensando em fazer um bom planejamento financeiro, confira dicas para fazer o dinheiro render mais e durar até o final do mês.
Dicas para fazer o dinheiro render mais
Anote tudo o que você gasta
O primeiro passo é manter um controle real e verdadeiro relacionado a tudo o que a pessoa gasta ao longo de um determinado período, normalmente um mês. Mas é importante ter um compromisso com a veracidade e com a exatidão desses dados.
Ao invés de anotar e controlar somente aquelas contas que são as mais importantes e impactantes para o orçamento, todos os gastos devem ser registrados, incluindo os menores, que são feitos no dia a dia. Somente assim as pessoas terão a chance de analisar onde, de fato, o dinheiro está indo e conseguir identificar oportunidades de cortes.
Crie metas claras e realistas
Todo planejamento financeiro deve ser criado a partir de objetivos e metas, especialmente quando as pessoas precisam modificar determinados comportamentos que elas considerem negativos e prejudiciais, justamente para que essa maior economia seja possível.
Essas metas devem ser realistas e objetivas. Ou seja, de nada adianta a pessoa colocar como meta “ficar rica em 6 meses”. Esse até pode ser o grande objetivo, mas é fundamental que o planejamento tenha metas que sejam realistas e que possam ir sendo mensuradas ao longo do tempo, como começar a guardar algum dinheiro, quitar uma conta atrasada, etc.
Coloque a economia como prioridade
Pessoas que normalmente economizam muito no dia a dia acabam sendo retratadas como “mãos de vaca”. São pessoas que podem ser vistas até mesmo com maus olhos. Afinal de contas, a sociedade e a economia, de um modo geral, estão sempre incentivando o consumo, e essas pessoas, de fato, não são bem vistas.
Mas, para que as metas e os objetivos de fato sejam alcançados, é muito importante que as pessoas tenham a economia como sua prioridade. Ou seja, sempre na hora de comprar algum produto ou serviço, é fundamental sempre buscar as opções mais baratas ou então as melhores relações custo-benefício.
Cuidado com o cartão de crédito
O cartão de crédito pode se transformar em uma ferramenta muito interessante de educação financeira, até mesmo para organizar as contas, concentrando todos os gastos em um único local. Por outro lado, ele acaba se tornando a grande armadilha nas mãos de quem não toma os devidos cuidados.
Por isso, é muito importante utilizar os cartões de crédito com sabedoria, não confundindo o limite com o salário, sempre pagando o valor integral e utilizando um, no máximo dois cartões diferentes.
Busque outras fontes de renda
Nem sempre as pessoas vão conseguir mudar sua rotina financeira com o dinheiro que elas conseguem em sua principal fonte de renda. Afinal de contas, o custo de vida aumenta consideravelmente e nem sempre os salários seguem essa mesma tendência. Diante disso, pode ser necessário buscar uma nova fonte de renda.
A boa notícia é que o mercado, hoje em dia, oferece uma série de oportunidades para as pessoas iniciarem uma atividade que gere renda extra, desde transporte por aplicativos, marketing digital, venda de comidas, etc.
Crie uma reserva de emergência
A reserva de emergência normalmente acaba sendo uma das consequências a partir do momento em que as pessoas conseguem começar a juntar dinheiro. Mas é importante que ela seja incluída nas metas, pois garante que a pessoa tenha uma cobertura para situações nas quais ela pode acabar tendo todo o seu planejamento indo por água abaixo.
Estude sobre investimento
Para começar a aproveitar algumas oportunidades que o mercado oferece nos dias de hoje, vale a pena investir tempo para estudar e aprender mais sobre os investimentos de uma forma geral. Basicamente, ele permite que as pessoas consigam mudar sua relação com o dinheiro, passando a gerar valor sobre o próprio valor, ao invés de olhar o dinheiro simplesmente como uma moeda de troca para as compras.



