Como contestar um Pix? Confira como funciona o novo recurso

A ferramenta foi recentemente lançada pelo Banco Central.

Publicado em 06/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

No começo do mês de outubro desse ano de 2025 o Banco Central disponibilizou um novo recurso dentro do sistema Pix, destinado a aumentar a segurança das operações e para permitir também que as pessoas consigam contestar determinadas transferências. Trata-se do novo botão de contestação.

Como contestar um Pix? Confira como funciona o novo recurso
Créditos: Divulgação

O botão vai permitir que qualquer usuário comece um procedimento de contestação de Pix que foi enviado através de um processo 100% digital e muito mais ágil do que as ferramentas utilizadas atualmente. A ideia é facilitar o bloqueio de pagamentos realizados via Pix em casos nos quais exista suspeita de fraude.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo BC, a ideia é que esse botão faça parte de um sistema maior, chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix. Grande parte dos mecanismos que estão previstos nesse sistema não são acessíveis diretamente pelos usuários, mas o botão de contestação será uma forma que as pessoas terão de buscar valores de volta.

Esses novos sistemas que visam implementar a segurança do Pix acabam se tornando necessários justamente em função da grande quantidade de movimentações que os brasileiros fazem todos os dias. E muitos golpes financeiros acabaram adotando o Pix em função da transferência acontecer de forma instantânea.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre julho de 2024 e junho de 2025, cerca de 24 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes financeiros envolvendo Pix ou boletos bancários, resultando em um prejuízo estimado em quase R$ 29 bilhões.

Anúncios

Entenda melhor como funciona o botão de contestação do Pix e saiba como ele vai funcionar.

Como funciona o novo botão de contestação do Pix?

O sistema foi implementado pelo Banco Central e está sendo replicado pelos sistemas próprios de cada um dos bancos. A ideia é oferecer uma opção que permita iniciar um processo de contestação diretamente em cada Pix enviado. A partir do momento que esse botão for acionado, uma série de mecanismos começarão a funcionar.

O sistema vai notificar e bloquear o dinheiro que foi enviado através do Pix na conta que recebeu o dinheiro. Esse bloqueio será informado para quem recebeu o Pix através de uma notificação. O bloqueio visa evitar que esse dinheiro seja rapidamente transferido ou utilizado para qualquer tipo de finalidade.

Depois disso, as instituições financeiras terão até 7 dias para fazer um trabalho de análise. Esse procedimento deverá ser feito por ambos os bancos, tanto o que mandou o dinheiro como também aquele que recebeu. Os sistemas utilizarão um algoritmo específico que vai analisar possíveis evidências de golpes ou de fraudes. Dentre os procedimentos que podem ser feitos estão checagens internas, contato direto com as partes envolvidas, análise de boletins de ocorrência, dentre outros procedimentos.

Anúncios

Caso os sistemas identifiquem que houve alguma tentativa de golpe ou de fraude, em até 11 dias a vítima deverá ter os valores retornados.

Quando será possível contestar um Pix?

Mas é importante ficar atento, pois a contestação deverá ser feita somente em casos nos quais as vítimas de fato acreditam que sofreram algum tipo de golpe ou de fraude. Dentre os casos que podem ser utilizados como exemplo estão os falsos parentes e amigos que pedem dinheiro, ou compras feitas em lojas falsas, transferências para falsos funcionários de banco, etc.

Quando não será possível contestar o Pix?

Mas em muitos casos nos quais as pessoas apenas acreditam que teriam o direito do dinheiro de volta esse botão não poderá ser utilizado. Por exemplo, em situações onde acontece o arrependimento de uma compra ou qualquer tipo de desacordo comercial esse botão não deve ser utilizado. Nesse caso, os consumidores devem buscar outras ferramentas.

Além disso, esse botão não foi criado para a recuperação de Pix que foi enviado por engano para outras pessoas. Nesse caso, os bancos seguem oferecendo outros caminhos, mas que envolvem uma negociação manual, na qual a pessoa que mandou o Pix entra em contato com quem recebeu o dinheiro para pedir a devolução.

Como utilizar a contestação de Pix?

  • Abra o seu aplicativo do banco.
  • Acesse a área específica do Pix disponível em alguns aplicativos, ou então busque essa transação na consulta de extrato financeiro.
  • Busque a opção de “Contestar Pix” ou “Solicitar Devolução (MED)”.
  • Siga as instruções que vão aparecer na tela, podendo ser solicitadas determinadas provas que podem ajudar na análise do caso, incluindo prints, comprovantes e mensagens relacionadas.
  • Acompanhe o andamento da solicitação, que deverá ser atualizado pelo próprio aplicativo.
Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.