Dólar alto? Confira dicas para economizar no câmbio
Saiba como tentar evitar as altas taxas e os altos valores cobrados na troca de moeda.
A notícia econômica que marca esse final do ano de 2024 no Brasil é a disparada do dólar. A moeda superou a marca histórica dos R$ 6,00 e depois seguiu batendo recordes de alta. Os motivos variam de acordo com o ponto de vista. Para o mercado, a questão está relacionada à falta de compromisso fiscal do governo. Para a administração pública, trata-se de uma conspiração especulativa do mercado.
O fato é que a moeda norte-americana segue apresentando tendência de alta, e isso causa uma série de consequências na vida das pessoas, especialmente aquelas que estão se preparando para fazer algum tipo de viagem internacional. Normalmente, a compra de moeda estrangeira acontece no país de origem, antes que a pessoa embarque.
Essa compra é feita nas casas de câmbio. Existem algumas vantagens de levar moeda física para as viagens, justamente para evitar surpresas, como uma cotação ainda maior no momento do fechamento da fatura do cartão de crédito, por exemplo. Mas o fato de o dólar ter uma cotação única não significa que as pessoas encontrem sempre os mesmos valores em todos os locais e casas de câmbio.
Confira algumas dicas e estratégias que podem ser interessantes e ajudar a comprar a moeda norte-americana com um preço mais em conta:
Acompanhe a cotação em tempo real
Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas que estão preparadas para adquirir dólar acompanhem, de forma mais efetiva, a cotação da moeda, especialmente as suas variações. Com isso, pode ser mais fácil identificar o momento que pode ser mais interessante justamente para que a compra da moeda aconteça.
Esse acompanhamento pode ser feito das mais variadas formas, incluindo a utilização de alguns aplicativos financeiros que oferecem os dados em tempo real, ou então sites com dados do câmbio.
Compare diferentes casas de câmbio e instituições financeiras
Como mencionado anteriormente, o valor que as pessoas acabam encontrando como cotação oficial do dólar é apenas uma referência para o consumidor final. Esses têm acesso ao dólar com um valor diferente. Afinal de contas, as casas de câmbio precisam obter lucro, e isso acaba sendo possível apenas com o acréscimo de determinados valores na venda de moeda internacional, por exemplo.
Portanto, existem diferentes valores da moeda que podem ser encontrados nas mais variadas casas de câmbio que vendem a moeda estrangeira. O mesmo vale para bancos e outras instituições financeiras que também realizam essas operações. Por isso, é muito importante pesquisar o valor da moeda antes de fechar a compra em diferentes empresas.
Mas é importante que essa pesquisa sempre seja feita somente no dia em que a pessoa pretende fazer o câmbio, pois a variação pode acontecer dia após dia, ainda mais quando estamos inseridos em um cenário de maior oscilação da moeda norte-americana.
Fuja das casas de câmbio dos aeroportos
Da mesma forma que existem diferenças nos valores das moedas quando comparadas diferentes casas de câmbio, essas podem ser ainda mais importantes a partir do momento que a pessoa decide comprar moeda nos aeroportos, que são os locais pelos quais normalmente as pessoas acessam o país que está sendo visitado.
Normalmente, esses locais acabam cobrando ainda mais caro no momento da venda da moeda, especialmente pela demanda e pela conveniência. O mesmo vale para as casas de câmbio que ficam muito próximas dos principais pontos turísticos.
Confira sempre o imposto cobrado
Essas transações financeiras realizadas no Brasil acabam tendo um tipo de imposto específico, o IOF. Esse tributo sempre incide sobre a compra de moeda internacional e qualquer outra operação financeira que os brasileiros façam com empresas que estão sediadas em outros países. Esse valor normalmente varia de acordo com a operação, sendo que a compra de moeda internacional possui uma alíquota muito mais barata do que as compras feitas no cartão de crédito, por exemplo.
Avalie a abertura de uma conta internacional
Para as pessoas que estão pretendendo fazer uma viagem internacional de maior duração, existem algumas alternativas interessantes que podem trazer não apenas mais conveniência, como também tornar as opções mais baratas. Muitas contas globais oferecem taxas de serviço mais baixas e cotação do dólar comercial, que acaba sendo mais barato do que o dólar turismo.
Compre quantidades menores com antecedência
Mesmo que a cotação do dólar esteja alta, pode ser interessante começar a comprar desde agora para as pessoas que ainda estão planejando suas viagens. Nesse caso, a dica é evitar comprar uma grande quantidade de dólar nesse primeiro momento, mas sim ir comprando pequenas quantidades da moeda ao longo do tempo, até que elas consigam obter um montante que seja suficiente para a viagem que está sendo planejada.