Economia prateada: entenda o que é e como ganhar dinheiro com ela
Tendência acaba abrindo portas para as mais variadas oportunidades comerciais.
A expectativa de vida dos brasileiros segue aumentando, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Uma criança que está nascendo em 2025 pode viver até os seus 76,8 anos como tempo médio de vida, resultado dos avanços na medicina e nas condições de vida de uma forma geral.

Mas a questão não está relacionada apenas ao fato de as pessoas viverem por mais tempo, a tendência é de que essas mesmas pessoas consigam ter mais qualidade de vida ao longo da 2ª metade da sua vida. O chamado público sênior está cada vez mais ativo na economia de uma forma geral, fazendo diversas atividades que antes eram exclusividade dos mais novos.
E todo esse movimento cria um impacto muito importante na economia, uma vez que essas pessoas precisam e buscam os mais variados tipos de serviços e produtos, incluindo saúde e bem-estar, opções de lazer, novos tipos de moradia e outras conveniências.
Uma outra característica desse público é o fato de, na sua grande maioria, ter um maior poder de compra do que outras faixas etárias. Normalmente, essas pessoas trabalharam muitos anos, já conseguiram conquistar alguns dos bens de valor mais elevados e agora possuem dinheiro que pode ser direcionado especificamente para outras coisas.
Tudo isso faz parte de uma tendência chamada Economia Prateada, com oportunidades muito interessantes para quem deseja empreender:
O que é a economia prateada?
O termo Economia Prateada acaba fazendo referência direta aos cabelos grisalhos característicos das pessoas mais velhas, e basicamente é definida como a parte da economia que acaba sendo considerada como relevante para as necessidades e demandas dos idosos.
Também conhecida como economia da longevidade, ela é a soma de todas as atividades econômicas que atendem às necessidades de pessoas com 50 anos ou mais, incluindo os produtos e serviços adquiridos por eles e a consequente atividade econômica que esses gastos geram.
Um artigo publicado pela Georgetown Business Magazine, da Universidade Georgetown (EUA), estima que o mercado prateado mundial movimenta aproximadamente 15 trilhões de dólares a cada ano (estimativa referente a 2020). Até 2030, a expectativa é de que haja 1 bilhão de idosos no planeta. No Brasil, esse mercado atinge 54 milhões de pessoas, de acordo com dados do Instituto Locomotiva.
Principais demandas e oportunidades da Economia Prateada
Existem diversas oportunidades que podem ser encontradas e aproveitadas pelas pessoas que querem atender especificamente às demandas dos mais velhos. No segmento de saúde e bem-estar, por exemplo, existem diversos serviços procurados que vão além do óbvio, que são os planos de saúde, hospitais, serviços de medicina, etc.
Os mais idosos também buscam mais cuidados em relação à sua saúde dos pés e massoterapia, por exemplo, o que ajuda a tratar problemas muito comuns nessa idade, como nos pés e de circulação de uma forma geral. Além disso, a necessidade de cuidadores e acompanhantes é muito grande.
Mas os idosos também querem aproveitar que estão com sua saúde em dia para se divertir e conhecer lugares diferentes. Por isso, também existem diversas oportunidades no segmento de turismo e lazer, incluindo centros de convivência e atividades sociais, academias e estúdios específicos para os mais velhos e também parques e espaços adaptados.
Eles também acabam necessitando de serviços estruturais no segmento de moradia e acessibilidade. Algumas das áreas que se tornam muito relevantes para esse público são instalação de barras de apoio, construção de rampas de acesso, portas e corredores adaptados, instalação de revestimentos antiderrapantes, dentre outros.
Por último, e não menos importante, esse público mais velho também precisa de inclusão digital nos dias de hoje. Oferecer aulas de informática e capacitação tecnológica pode ser uma boa forma de criar negócios educativos para esse público. Além disso, o desenvolvimento de apps amigáveis para esse público também é uma boa oportunidade de negócio.
Dicas para fazer marketing na Economia Prateada
- Aposte na sensibilidade – Antes de mais nada, é muito importante apostar na sensibilidade. Esse acaba sendo um público mais suscetível e vulnerável. Quando eles encontram empreendedores que conseguem entender isso e oferecer um serviço mais acolhedor, normalmente eles se tornam clientes fiéis.
- Tenha uma comunicação clara e paciente – Os idosos podem acabar tendo uma maior dificuldade para conseguir se comunicar com os empreendedores. Por isso, é muito importante ter uma comunicação mais clara e também mais paciente com esse público.
- Crie um ambiente amigável – O ambiente de atendimento, independentemente do segmento, deve ser mais acolhedor para essas pessoas, com informações mais claras e precisas, locais para que eles possam sentar confortavelmente, etc.