O que é BaaS? Entenda essa importante sigla do mundo financeiro
As instituições financeiras estão passando por uma profunda transformação na nossa atual sociedade.
As instituições financeiras passaram por uma profunda transformação ao longo dos últimos anos, especialmente devido à tecnologia disponível e que passou a ser aplicada nesse importante segmento da economia. Hoje em dia, as pessoas utilizam os bancos de uma forma muito mais simples, através do seu telefone celular, com menos burocracia e mais agilidade.

Com isso, algumas novas palavras e termos passaram a fazer parte do cotidiano dos brasileiros que movimentam dinheiro e fazem compras no dia a dia. E uma dessas novas siglas que acabaram se tornando muito populares é a BaaS, que significa Bank as a Service.
O que é BaaS?
Ao invés de operar de forma isolada, os bancos que atuam no mercado financeiro brasileiro, nos dias de hoje, operam dentro de um sistema de compartilhamento de dados e informações. A ideia é que as empresas tenham critérios mais justos e claros na hora de avaliar o perfil financeiro de um determinado cliente, ao mesmo tempo que também ajuda na oferta de serviços mais personalizados.
A sigla BaaS acaba representando, nos dias de hoje, a forma como esse mercado financeiro atua, com os bancos se tornando muito mais do que apenas empresas isoladas, mas também serviços integrados não apenas com as próprias empresas que já atuam no mercado financeiro, como também com outras empresas que atuam em diferentes segmentos.
O BaaS é um tipo de tecnologia financeira que promove justamente essa abertura, permitindo que empresas de outros segmentos da economia acabem oferecendo aos seus clientes serviços bancários e financeiros. E isso acontece sem a necessidade específica de algum tipo de interferência dos bancos ou das instituições em si.
Mesmo que seja um tipo de tecnologia que acaba se tornando muito mais importante nos bastidores, sem que os consumidores e usuários dos serviços tenham, de fato, contato com ela, ela acaba tendo um impacto muito importante na forma como as pessoas podem ter acesso a esses serviços.
Como o BaaS funciona?
Podemos afirmar que o BaaS é uma grande ferramenta de tecnologia, criada como se fosse um sistema, que atua no processo de intermediação. Ou seja, ele conecta as empresas que atuam em diferentes segmentos da economia, mas que desejam passar a oferecer serviços financeiros, com aquelas instituições que, de fato, conseguem oferecer esses serviços financeiros para os clientes.
Esse tipo de sistema acaba sendo muito interessante para essas empresas, pois permite que a instituição identifique alguma necessidade que está se tornando evidente no seu público-alvo e ofereça soluções que atendam a essas necessidades, sempre do ponto de vista financeiro.
E isso acontece a partir de um grande sistema, que acaba sendo regulamentado pelo Banco Central do Brasil, junto com os sistemas próprios desenvolvidos para as empresas de forma específica, como as APIs (Interface de Programação de Aplicações), plataformas que permitem a interação entre diversos softwares simultaneamente.
Uma API é uma sigla muito utilizada no mundo do desenvolvimento e dos sistemas informatizados de uma forma geral, podendo ser aplicada a diversos modelos de negócios. São códigos que acabam tendo, como principal objetivo e responsabilidade, fazer uma ponte entre sistemas diferentes.
No caso das APIs que são utilizadas dentro do sistema BaaS, elas se tornam responsáveis por criar a ponte entre uma determinada instituição bancária ou uma fintech com as empresas que possuem a capacidade e as ferramentas necessárias para oferecer os serviços financeiros de fato aos clientes.
Como o BaaS aparece na vida dos usuários e dos clientes?
Existem diversas formas de como esse sistema acaba se materializando diante das pessoas. Em todos os casos, são serviços que surgem com o principal objetivo de facilitar a vida dos clientes que desejam ter acesso a instituições e produtos financeiros como um todo.
Hoje em dia, por exemplo, vemos uma grande expansão na quantidade de empresas que oferecem aos seus clientes a possibilidade de ter uma conta digital. O que muitos clientes não sabem é que algumas dessas empresas não são bancos propriamente ditos, atuando com outras instituições financeiras e oferecendo apenas o modelo de negócio e a forma como essas pessoas interagem com o serviço.
Existem muitos serviços que podem acabar surgindo a partir de um BaaS, incluindo:
- P2P (peer-to-peer);
- Transferência entre contas;
- Geração de boletos;
- Geração de cartões físicos/virtuais bandeirados;
- Pagamento de contas;
- Pix;
- Sistemas de cashback;
- Serviços satélites, como recarga de celular;
- Integração com soluções de crédito.
O que muda para as empresas?
A partir do BaaS, as empresas acabam tendo acesso a uma série de novas oportunidades para os seus clientes. Elas conseguem atrair novas pessoas para sua base de consumidores e também conseguem resolver problemas e questões próprias, como tornar mais fácil o pagamento das vendas de determinados tipos de produtos ou serviços.