Organização financeira: saiba como dividir o salário do mês

Aprenda como manter o orçamento em dia organizando os pagamentos recebidos.

Publicado em 17/10/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Fazer o dinheiro durar até o final do mês acaba sendo um dos grandes desafios enfrentados pelos trabalhadores brasileiros. Mesmo aquelas pessoas que conseguem manter uma renda recorrente acabam encontrando dificuldades em virtude do alto custo de vida e da desvalorização dos pagamentos recebidos.

Organização financeira: saiba como dividir o salário do mês
Créditos: Divulgação

Mas além desses problemas, que devem ser levados em consideração, já que nem sempre as pessoas conseguem ganhar o que realmente seria considerado um valor relevante para manter um mínimo de padrão de vida, existe também uma questão relacionada à falta de organização das finanças como um todo.

E isso fica bastante claro a partir do momento que as pessoas começam a ganhar mais e mesmo assim seguem não conseguindo guardar dinheiro ou pior: não conseguem ter o valor completo disponível para pagar todas as contas.

Por isso, é muito importante ter um orçamento doméstico, com um planejamento que vai ajudar a direcionar melhor as contas que serão pagas e também um projeto para que seja possível ter uma margem para evitar que o dinheiro não seja suficiente.

Uma das estratégias mais importantes é conseguir dividir o salário, no caso das pessoas que possuem um valor recorrente único. Confira algumas dicas e estratégias que poderão ajudar nessa etapa:

Por que dividir o salário?

Anúncios

Muitas pessoas acabam adotando uma metodologia de pagamento das contas que nem sempre acaba sendo muito efetiva. Elas esperam que o salário entre na conta bancária e vão quitando todos os boletos até o limite do dinheiro. Mas, enquanto isso, os valores também vão sendo gastos com outras contas e demandas, sem qualquer tipo de controle. E isso faz com que os valores sejam insuficientes.

Ao conseguir fazer um planejamento prévio levando em consideração o valor que será ganho como salário e dividir em partes, as pessoas conseguem ter um maior controle do seu dinheiro. Com isso, elas conseguem pagar as contas essenciais mais facilmente.

Além disso, a divisão também pode ajudar a separar uma parte específica do dinheiro que será direcionada para atividades de lazer e outras que não acabem sendo consideradas como gastos essenciais. Isso ajuda a gastar sem culpa e também não ter problemas financeiros com gastos em excesso.

Uma parte do dinheiro também já pode ser previamente separada para guardar e investir. Isso também acaba invertendo um pouco a lógica que muitos adotam, que é de guardar dinheiro somente quando ele sobra.

Dicas para dividir o salário

Adote um método

Anúncios

Existem alguns métodos que podem acabar sendo muito interessantes para as pessoas que estão interessadas em dividir o salário que elas recebem, já definindo o destino de partes desses valores. Dentre os mais conhecidos estão os seguintes:

Método 50-30-20

Nessa forma de organizar as contas, as pessoas devem criar grandes grupos que serão os gastos que as pessoas terão ao longo do período: Necessidades Essenciais (aluguel, conta de luz, conta de água, alimentação, transporte e saúde), Desejos e Lazer (restaurantes, passeios, viagens, hobbies e compras não essenciais) e Investimentos e Reservas (poupança, fundos, previdência privada e pagamento de dívidas).

A divisão deve ser feita da seguinte forma: 50% do salário para as necessidades essenciais 30% do salário para desejos e lazer 20% do salário para investimentos e reservas

Método 70-30

Já esse método acaba sendo mais simplificado. Ele leva em consideração apenas dois grupos, unificando os primeiros dois do método anterior (necessidades essenciais e desejos e lazer) e o grupo de poupança e investimentos. 70% do salário deve ser direcionado para o primeiro grupo, e o restante para a poupança e também para o pagamento de contas.

Tenha objetivos claros

A melhor forma de criar um planejamento financeiro é ter objetivos claros e definidos. Sem isso, as pessoas acabarão não tendo uma referência muito clara e pode ter dificuldades de ensinar o cérebro sobre o que deve ser feito para que esses valores sejam guardados, uma vez que isso depende de uma série de mudanças.

Conheça o seu estilo de vida

Os métodos podem acabar sendo aplicados para as pessoas de uma forma geral, mas eles devem ser considerados apenas como referências. Por isso, é muito importante conseguir adaptar esses sistemas de forma que eles atendam especificamente a realidade de cada um. Para isso, investir em autoconhecimento e assumir o estilo de vida é essencial, até mesmo para ajudar a identificar possíveis mudanças.

Esteja disposto a ajustes e cortes

Adotar um método normalmente vai acabar restringindo as pessoas em relação ao que elas podem e o que elas não podem fazer com o seu dinheiro. Por isso, é fundamental que as pessoas que querem organizar melhor o seu dinheiro e mudar sua realidade financeira estejam dispostas a fazer alguns ajustes e realizar determinados cortes para que o orçamento se adapte ao método escolhido.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.