PIS começa a ser pago semana que vem. Saiba quando cai na conta
Calendário de pagamentos do PIS/PASEP começa no próximo dia 17 de fevereiro.
Milhões de brasileiros aguardam ansiosamente pelo pagamento do benefício PIS/PASEP, que, para muitos, acaba sendo considerado basicamente como um 14º salário e que ajuda na economia de uma forma geral, injetando dinheiro para que os trabalhadores consigam pagar suas contas e fazer compras necessárias.

Esses pagamentos acontecem a partir de um calendário definido pelo Governo Federal e que leva em consideração apenas o mês em que o trabalhador nasceu. Além disso, existem alguns outros critérios que devem ser levados em consideração para que o valor seja liberado.
Mas uma dúvida que as pessoas acabam tendo é a seguinte: a partir de que horas o dinheiro fica disponível para o saque? Antes de mais nada, é preciso entender como funciona o calendário definido para os pagamentos do abono salarial.
Quando entra o dinheiro do PIS/PASEP na conta?
Para saber quando o dinheiro vai estar disponível para utilização, com o valor sendo disponibilizado na conta do Caixa Tem ou então em outra conta informada pelo beneficiário, é necessário consultar o calendário de pagamentos que foi divulgado pelo Governo Federal.
De acordo com os dados divulgados, oficialmente o calendário de pagamentos dos abonos deste ano de 2025 começa no dia 17 de fevereiro, quando recebem os trabalhadores nascidos no mês de janeiro. Já a previsão de término desse calendário é dia 15 de agosto, quando recebem os trabalhadores que nasceram nos meses de novembro e dezembro.
As demais datas que constam nesse calendário são as seguintes:
- Mês de nascimento: janeiro – Data de pagamento: 17 de fevereiro
- Mês de nascimento: fevereiro – Data de pagamento: 17 de março
- Mês de nascimento: março / abril – Data de pagamento: 15 de abril
- Mês de nascimento: maio / junho – Data de pagamento: 15 de maio
- Mês de nascimento: julho / agosto – Data de pagamento: 16 de junho
- Mês de nascimento: setembro / outubro – Data de pagamento: 15 de julho
- Mês de nascimento: novembro / dezembro – Data de pagamento: 15 de agosto
A partir de que horas o dinheiro do abono cai na conta?
Normalmente, o valor acaba sendo disponibilizado ainda pelo período da manhã nas contas da Caixa. A grande maioria das pessoas que estão habilitadas a receber esses recursos já pode receber o dinheiro a partir das 9h da manhã. Mas o governo sempre ressalta que o dinheiro pode cair na conta ao longo de todo o dia e que as pessoas devem esperar até o final do expediente bancário antes de fazer qualquer tipo de reclamação.
O ideal é que os trabalhadores confiram o extrato ou o saldo da sua conta da Caixa, onde são feitos os pagamentos desses benefícios de uma forma geral. Lembrando que os valores também podem ser disponibilizados na Poupança Social Digital, que pode ser acessada por meio do aplicativo Caixa Tem.
O que fazer se o dinheiro não cair na data informada?
São raros os casos de trabalhadores que estão devidamente habilitados e que não recebem os pagamentos do PIS ou do PASEP na data informada no calendário oficial. Normalmente, o governo emite comunicados oficiais caso aconteça algum tipo de problema com as datas dos pagamentos.
Mas, caso chegue o dia seguinte e o dinheiro não tenha caído na conta, os trabalhadores devem tomar as seguintes providências:
Verifique novamente o calendário
Muitas pessoas podem acabar lendo as informações do calendário sem a devida atenção, e isso pode fazer com que se confundam, esperando receber os valores em um mês quando, na verdade, está marcado para outro. Por isso, é sempre importante verificar a informação com cuidado para saber se a data está correta.
Verifique a elegibilidade
Os trabalhadores devem conferir se atendem aos critérios estabelecidos para que o pagamento do abono seja liberado. É necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base, com remuneração de até dois salários-mínimos, e estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
Atualmente, o aplicativo Caixa Trabalhador, que concentra as informações de benefícios para quem trabalha, também indica essa informação, mostrando se a pessoa está devidamente habilitada a receber o valor.
Consulte os aplicativos ou canais bancários
Pode ser que o trabalhador esteja esperando que o dinheiro caia diretamente na conta que ele mais movimenta no dia a dia, e nem sempre essa conta é da Caixa. Por isso, o ideal é consultar o saldo e o extrato das contas pelo aplicativo Caixa Tem, para o PIS, ou pelo site do Banco do Brasil, para o PASEP.
Busque informações no RH da empresa
O governo depende das informações repassadas pelas empresas para confirmar a situação do trabalhador. Caso exista algum problema nesses dados, o pagamento pode acabar não sendo feito.
Fale com o banco
Buscar informações diretamente com o banco pode ser uma alternativa caso as anteriores não tenham resolvido o problema.