Como tirar empréstimo no PicPay? Conheça os principais serviços de crédito da empresa
Carteira digital conta com algumas opções interessantes para os clientes que buscam linhas de crédito.
O PicPay pode ter se tornado a primeira experiência efetiva que muitos brasileiros tiveram com o conceito de carteira digital, que acabou abrindo os caminhos para os bancos que atuam completamente de forma digital, apenas concentrando seus esforços na oferta de serviços financeiros em um aplicativo, sem a necessidade de ter algum tipo de atendimento presencial em estruturas como as agências.
Hoje em dia o PicPay acabou incorporando uma grande quantidade de serviços que antes não eram encontrados, focados justamente nas soluções financeiras que os clientes buscam e precisam para o seu dia a dia. Mesmo que ele tenha se tornado praticamente um banco digital, uma vez que ele permite que as pessoas tenham uma conta completa que se comunica com as contas tradicionais, ele ainda mantém muitas das suas funções de carteira digital, incluindo a possibilidade de utilizar, na mesma conta, serviços que pertencem a outros bancos e instituições.
Nos últimos anos a plataforma aposta na oferta das mais variadas linhas de crédito para os seus clientes. As pessoas conseguem, por exemplo, solicitar empréstimos para essa instituição financeira. Eles oferecem algumas opções especificas de linhas que podem ser acessadas e traz algumas vantagens, incluindo uma liberação do dinheiro que pode ser mais rápida do que outras instituições financeiras digitais.
Mas antes de conferir quais são as opções de empréstimos que são oferecidas para os clientes do PicPay, saiba mais sobre a empresa.
O que é o PicPay?
O PicPay é uma empresa genuinamente brasileira que nasceu dentro de um modelo de negócios que acabou ficando conhecido como fintech, que basicamente são empresas de tecnologia que atuam no segmento financeiro. Ela nasceu no estado do Espírito Santo no ano de 2012, e nos últimos anos acabou crescendo bastante, especialmente com a entrada de novos sócios.
Um dos paralelos que acabaram sendo feitos, em relação ao modelo de negócios que a empresa adotou, foi com o PayPal. Ambas as empresas acabaram criando um sistema que permitia a transferência de recursos eletrônicos, mas apenas entre clientes da própria empresa. Mas as origens destes recursos eram os métodos tradicionais de pagamentos, como transferências eletrônicas de bancos, pagamentos de boletos e até mesmo cartões de crédito.
Mas o foco era justamente permitir que os clientes conseguissem utilizar o aplicativo para fazer as mais variadas compras e operações diretamente pelo app, utilizando métodos de pagamento de outros bancos, como os cartões de crédito. Os clientes conseguem comprar gift cards, fazer recargas de celular, e também pagar contas e boletos de outras empresas.
Hoje em dia o PicPay é um banco completo para os seus clientes, incluindo uma conta que está devidamente inserida no sistema financeiro brasileiro convencional, permitindo que sejam feitas as transferências financeiras via Pix, por exemplo. Mas as funcionalidades das carteiras digitais foram mantidas.
Principais serviços do PicPay
Conta digital com rendimento
Um dos serviços mais utilizados e conhecidos do PicPay é a conta bancária que oferece rendimento automático a partir do CDI. Dessa forma, as pessoas que conseguem manter valores parados nessa conta passam a ter rendimentos que ficam acima dos que são pagos pela poupança. Como essa conta é gratuita, pode ser mais interessante manter o dinheiro ali parado do que em uma caderneta, por exemplo.
Cartão de crédito
Atualmente os clientes também acabam tendo a possibilidade de solicitar um cartão de crédito que é emitido pelo próprio PicPay. Esse cartão pode ser emitido com diferentes formatos, incluindo a possibilidade de manter um cartão de crédito cujo limite é formado justamente pelo dinheiro que é mantido na conta. Mas existem também opções de cartões com limite de crédito liberado, a partir da avaliação que será feita do perfil do cliente.
PicPay Store
Dentro do aplicativo os clientes contam com um verdadeiro shopping virtual que permite com que as pessoas façam compras dentro do aplicativo. Além disso, os clientes também podem acessar as lojas parceiras com algumas condições muito interessantes para fazer essas compras, como o cashback e também descontos.
Pagamentos em estabelecimentos físicos
Mesmo que essa empresa tenha nascido com todo o DNA digital e com foco justamente na realização das transações online, atualmente a empresa está completamente inserida no mundo físico, permitindo que os pagamentos sejam feitos nas compras e nos estabelecimentos reais. Esse pagamento acontece normalmente a partir das maquininhas que geram um QR Code, que pode ser lido diretamente pelo app do PicPay. Além disso, os próprios cartões também acabam permitindo que esses pagamentos sejam feitos nas maquininhas convencionais, como se o cliente estivesse passando qualquer outro tipo de pagamento.
Compra de criptomoedas
O PicPay oferece também uma série de possibilidades de investimentos para os clientes de uma forma geral. Alguns são mais convencionais, como os CDB e os fundos de investimento de uma forma geral, mas também existem algumas formas mais alternativas de investimento, como as criptomoedas. Os clientes conseguem adquirir essas moedas virtuais diretamente através do app, que também se torna uma carteira digital para gerenciar as cripto.
Rede social
Mesmo que não seja o principal foco, o PicPay também acaba oferecendo alguns recursos adicionais, incluindo a possibilidade de ter uma rede social, incluindo a possibilidade de enviar mensagens para os outros usuários e até mesmo com as empresas que recebem pagamentos utilizando esses serviços.
Quais são os tipos de empréstimos oferecidos pelo PicPay?
O PicPay, além de todos os serviços que podem ser encontrados dentro dessa plataforma, com alguns citados anteriormente, também oferece algumas opções de empréstimos para os seus clientes. Eles se caracterizam basicamente pela possibilidade do clientes ter um determinado valor financeiro sendo creditado diretamente na conta, que pode ser utilizado para os mais variados fins, inclusive para saques em espécie.
Confira quais são os empréstimos que podem ser encontrados dentro dessa plataforma e que permitem o acesso mais rápido ao dinheiro:
Empréstimo pessoal
Um dos empréstimos disponíveis dentro da plataforma do PicPay é o chamado de Pessoal, que basicamente acaba sendo encontrado basicamente em todos os bancos e instituições financeiras, sendo um dos serviços mais importantes para essas empresas em termos de modelo de negócio.
Basicamente é o valor que acaba sendo liberado diretamente na conta do cliente, sem que ele tenha que se preocupar com a destinação do dinheiro. Ele pode ser utilizado basicamente para qualquer coisa, incluindo o saque em espécie, a compra de bens e serviços, o pagamento de contas e até mesmo o investimento.
O empréstimo pessoal acaba sendo basicamente vinculado ao perfil de cliente daquele consumidor. Portanto, ele toma como garantia apenas o nome do cliente. O valor acaba sendo liberado justamente a partir dessa avaliação feita pelo banco de uma forma geral, que leva em consideração os mais variados aspectos.
O pagamento desse empréstimo é feito através do pagamento das parcelas mensais, definidas no momento da solicitação. Em termos de juros e taxas, esse empréstimo costuma ser um pouco mais caro do que outros empréstimos disponíveis, pois a chance de inadimplência pode acabar se tornando um pouco maior.
Antecipação do FGTS
Esse acabou se tornando um dos empréstimos mais populares nas mais variadas instituições financeiras e que passou a ser oferecido a partir de um novo direito criado para os trabalhadores brasileiros, que se chama saque-aniversário do FGTS. Basicamente ele permite que as pessoas tenham acesso a determinadas parcelas do seu Fundo de Garantia, sempre no mês do seu aniversário.
Essa foi uma forma que o governo criou de permitir com que os trabalhadores tivessem acesso a um complemento de renda, a partir de um dinheiro que acaba sendo efetivamente seu, em termos de direito. Mas o dinheiro do Fundo acaba ficando bloqueado, sendo liberado apenas em determinadas situações.
Mas como o trabalhador acaba tendo direito a apenas um saque por ano, justamente no mês do seu aniversário, foram criados esses empréstimos, que permitem com que as pessoas antecipem essas parcelas, recebendo o saldo de uma única vez e com a garantia de que esse pagamento será feito a partir do próprio dinheiro do fundo. O PicPay permite com que os trabalhadores antecipem até 10 parcelas do saque-aniversário.
Para ter acesso a esse empréstimo, antes de mais anda as pessoas devem ser trabalhadoras com carteira assinada, o que garante depósitos recorrentes na sua conta do FGTS. Também podem estar desempregadas, mas devem ter saldo de, no mínimo, R$ 110 no FGTS. Além disso, essas pessoas também devem ser maiores de 18 anos de idade.
Empréstimo consignado
Um outro tipo de empréstimo que acabou se tornando bastante popular no mercado de crédito como um todo e que também está disponível no PicPay. Esse é o valor que acaba sendo liberado para as pessoas que possuem uma recorrência de valores que são depositados. As parcelas do empréstimo são descontadas diretamente do contracheque, sem que o dinheiro seja liberado na conta corrente do cliente.
Esse empréstimo se tornou conhecido justamente por ser mais barato do que grande parte dos créditos oferecidos pelos bancos, uma vez que a chance de inadimplência é praticamente nula. No PicPay, esse empréstimo acaba sendo liberado para os aposentados e pensionistas do INSS (inclusive BPC/LOAS) e para funcionários públicos federais que ainda estejam em atividade ou já aposentados SIAPE.
Empréstimo com garantia de veículo
Os clientes do PicPay também possuem acesso e um tipo de empréstimo de garanta de veículo. Nesse caro, os clientes devem ter um veículo quitado em seu nome, que vai entrar como garantia no negócio. O dinheiro liberado depende do perfil do cliente, bem como do valor do veículo. E as taxas de juros também acabam sendo mais atrativas.