Desempregados podem conseguir empréstimos? Confira algumas opções

Instituições financeiras normalmente exigem comprovantes de renda para liberar determinadas linhas de crédito.

Publicado em 15/02/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os empréstimos costumam ser vistos como soluções temporárias para pessoas que estão precisando de um valor específico na sua conta de forma imediata. São contratos feitos pelos bancos e pelas instituições financeiras, que disponibilizam um determinado montante, sendo que ele é cobrado com juros e taxas, na forma de parcelas.

Desempregados podem conseguir empréstimos? Confira algumas opções
Créditos: Depositphotos

Esses serviços podem ser considerados como os principais produtos dessas empresas, que dependem das taxas e dos juros para lucrar. Para os consumidores, quando bem utilizados, os empréstimos realmente podem acabar se tornando muito interessantes como uma forma de organizar as finanças. Mas, para quem não consegue ter controle, o crédito obtido pode acabar se tornando apenas mais uma dívida pendente.

Quando as pessoas perdem a sua fonte de renda principal, como quando ficam desempregadas, por exemplo, elas normalmente acabam precisando de dinheiro para conseguir pagar suas contas básicas e aqueles compromissos que já haviam sido firmados anteriormente.

O problema é que, para os bancos, essa pessoa precisa apresentar algum tipo de garantia de que os pagamentos serão feitos. Quando isso não acontece, os empréstimos normalmente não são liberados. Por isso, desempregados podem acabar tendo mais dificuldade para conseguir esse apoio financeiro temporário.

Mesmo assim, o mercado financeiro ainda conta com algumas alternativas que podem ser exploradas também pelas pessoas que estão temporariamente sem fonte de renda e que desejam obter um determinado tipo de empréstimo.

Tipos de empréstimos para pessoas desempregadas

Empréstimo com garantia de imóvel

Anúncios

Um dos empréstimos liberados pelas instituições financeiras e que podem acabar se tornando acessíveis para as pessoas que estão desempregadas no momento da solicitação é aquele que toma um imóvel como garantia de pagamento. Esses empréstimos exigem que as pessoas tenham um determinado imóvel em seu nome, justamente para que ele garanta o pagamento das parcelas.

O principal critério para liberação desse empréstimo é a disponibilidade de um imóvel, que esteja devidamente registrado no nome da pessoa que está pedindo o crédito. O valor liberado acaba dependendo justamente da avaliação que será feita da casa, do apartamento, do terreno ou de outros tipos de bens imóveis que possam ser colocados no negócio.

Mas é importante salientar que, mesmo diante da disponibilidade dessa garantia, os bancos e as instituições financeiras ainda podem fazer uma análise do perfil do cliente e optar por conceder ou não o crédito. E isso acontece em virtude do custo que envolve a tomada de um determinado imóvel de quem não está fazendo os pagamentos do empréstimo.

Empréstimo com garantia de veículo

Outro tipo de empréstimo com garantia que também é muito comum no mercado financeiro e que pode ser acessado inclusive por pessoas que estejam passando por um período de dificuldades financeiras é o que exige um veículo como garantia. Normalmente, apenas aqueles de maior valor, como automóveis e veículos pesados e comerciais, são levados em consideração nesses casos.

Anúncios

O contrato de empréstimo funciona basicamente da mesma forma que o de garantia de imóvel. O cliente do banco ou da instituição financeira apresenta as documentações do seu bem, que deve estar quitado e em seu nome, e, a partir de uma avaliação, consegue ter acesso ao crédito.

O valor total do empréstimo também poderá variar bastante, mas normalmente o dinheiro disponibilizado fica na faixa de 60% a 70% do valor de mercado do veículo. A avaliação é feita utilizando os mais variados critérios, mas, na maioria dos casos, a tabela Fipe é utilizada.

Empréstimo com garantia de celular

Essa é uma modalidade recente de empréstimo, mas que está se tornando bastante comum e costuma ser encontrada normalmente nos bancos e nas financeiras que atuam de forma online, pois essas empresas concentram suas ofertas em produtos acessíveis e de baixo custo.

Com o aumento dos valores dos dispositivos móveis e também com sua importância no dia a dia de todos, esse empréstimo acabou se tornando mais comum. O valor depende da avaliação do aparelho, e, caso as parcelas não sejam pagas, as pessoas podem ter seu celular bloqueado.

Empréstimo com a antecipação do saque-aniversário FGTS

Aqueles profissionais que perderam o seu emprego, mas que ainda possuem valores bloqueados no seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço também podem aproveitar as antecipações do saque-aniversário do FGTS. Nesse caso, a garantia de pagamento acaba sendo justamente o valor que está depositado nesse fundo.

Para que as pessoas consigam esse empréstimo, elas precisam apresentar a documentação necessária que comprove não apenas o vínculo com o FGTS, mas também o saldo disponível para saques.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.