Empréstimo com cheque existe? Entenda como funciona

Método de garantia de pagamento é incomum, mas ainda pode ser encontrado no mercado financeiro.

Publicado em 03/07/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Os cheques foram, durante muitas décadas, a forma que os correntistas tinham de fazer um determinado tipo de pagamento sem ter o dinheiro em espécie na carteira. Basicamente um pedaço de papel que servia como uma espécie de promessa de pagamento, que era descontado diretamente no banco indicado para que o portador conseguisse ter acesso ao dinheiro.

Empréstimo com cheque existe? Entenda como funciona

O talão de cheques também acabava sendo utilizado com o objetivo de parcelar determinadas compras. Neste caso, eram emitidos os famosos cheques pré-datados. Neste caso, o documento indicava a data que ele podia ser descontado, com o emissor garantindo que na sua conta haveria fundos naquela data para cobrir os pagamentos.

Como servia como um documento legal, que inclusive poderia ser utilizado na justiça para uma posterior cobrança caso o combinado relacionado aos valores e as datas de pagamento não fossem cumpridos, o cheque também podia ser utilizado para garantir determinadas operações de crédito. E, neste cenário, surgiram os empréstimos que eram feitos com cheques.

Mesmo que os talões de cheques tenham caído em desuso, ele ainda existe e é aceito em diversos estabelecimentos. Acaba sendo uma forma de garantir um determinado tipo de transação comercial sem que as pessoas tenham que depender apenas da tecnologia. Hoje em dia os cartões se tornaram as principais formas de pagamento.

Mas, se em um determinado momento o sistema de alguma das empresas envolvidas no processo cai, ou quando não existe luz elétrica ou conexão com a internet no ponto de venda, a transação simplesmente não é feita. E isso não acontece com um talão de cheques, que pode ser recebido sem a dependência de um sistema propriamente dito.

O empréstimo com cheques pode ser uma solução para as pessoas que não possuem crédito aprovado ou que não tenham cartões com limites elevados, por exemplo. Mas, antes de buscar este tipo de alternativa, é muito importante entender bem o que é o empréstimo com cheques e como ele funciona:

O que pode ser considerado um empréstimo com cheques?

Este é um tipo de empréstimo que acaba sendo condicionado ao fornecimento de cheques por parte da pessoa que está solicitando o crédito. Em troca do dinheiro, ela dá cheques que podem ser utilizados tanto como a garantia do pagamento do valor total, ou seja das parcelas que vão sendo descontadas diretamente nos bancos, de acordo com a data indicada.

No caso do empréstimo ser pago em parcelas, com os valores sendo descontados diretamente da conta utilizando os cheques, ele funciona de uma forma muito parecida com o débito em conta.

O empréstimo com cheques ainda existe?

Apesar de ser raro, existem determinadas instituições financeiras que aceitam fazer empréstimo com cheques ainda. Além disso, também existem diversas operações de crédito que costumam ser feitas entre pessoas privadas e que acabam se utilizando dos cheques como garantia.

Mas é sempre importante lembrar que o segundo caso acaba se tornando extremamente arriscado para a pessoa que está tomando o empréstimo. Além de não ser uma operação que segue as regras do sistema financeiro brasileiro, as pessoas acabam tendo ainda menos garantias de que os pagamentos das parcelas, de fato, se darão nas datas combinadas no momento da contratação.

Quem pode contratar um empréstimo com cheques?

Na prática, qualquer pessoa que tenha uma conta bancária e que tenha acesso ao talão de cheques ainda pode acabar conseguindo contratar um empréstimo desta natureza. Mas é importante ressaltar que, na grande maioria dos casos, as empresas vão acabar consultando os dados de quem está pedindo o empréstimo, especialmente para verificar se o nome está negativado.

Dificilmente este tipo de empréstimo acaba sendo liberado para pessoas que estão com o seu nome no SPC ou no Serasa, mesmo dando os cheques como garantia. Afinal de contas, o credor pode acabar tendo dificuldades em conseguir cobrar uma pessoa que já possui outras dívidas em seu nome.

Quais os documentos são necessários para contratar um empréstimo com cheques?

Além das próprias folhas de cheques, que acabam sendo consideradas como documentos, no momento da contratação as instituições financeiras também devem solicitar outros documentos de identificação, como RG e CPF. Além disso, normalmente acaba sendo solicitado também comprovante de residência e algum tipo de comprovante de renda.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.