Empréstimo para construção: entenda como funciona.

Financiamento pode ser obtido para reformas e construções de uma forma geral.

Publicado em 28/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Empréstimo para construção é uma linha de financiamento que é disponibilizada para as pessoas físicas e jurídicas com o principal objetivo de viabilizar a construção de determinados tipos de espaços físicos. A mesma linha de crédito também acaba sendo utilizada para adquirir bens e serviços relacionados a reforma dos mesmos.

Empréstimo para construção: entenda como funciona.

Diferentemente dos empréstimos pessoais e também os consignados, que acabam fornecendo valores que acabam sendo depositados diretamente na conta corrente dos clientes, os empréstimos específicos para financiamento para construções e reformas acabam sendo direcionados para estes fins.

Por ter essas características, com os recursos sendo direcionados diretamente para estas finalidades, os empréstimos focados na construção e também na reforma, eles acabam sendo direcionados de uma forma diferente, inclusive com valores e preços que acabam seguindo as necessidades deste tipo de mercado.

Onde conseguir empréstimo para construção?

Este tipo de linha de crédito acaba sendo liberado pelas instituições financeiras de uma forma geral. De uma forma geral, os clientes devem pesquisar, de uma forma detalhada, todas as informações e também os dados referentes as linhas de crédito que são liberadas por cada um dos bancos.

Existem diferentes dados que devem ser levados em consideração e que podem indicar os melhores bancos para tirar este tipo de empréstimo, como as taxas de juros, as condições de pagamentos, os requisitos necessários e também a reputação e a confiabilidade da instituição de uma forma geral.

Como conseguir um empréstimo para construção?

Antes de mais anda, os clientes devem passar pela chamada de Análise de crédito, que basicamente leva em consideração em o histórico financeiro como um todo. Por isso, na grande maioria dos casos, os clientes devem acabar apresentando uma série de dados, incluindo comprovação de renda como um todo.

Também acabam sendo levados em consideração o histórico de pagamentos de uma forma geral que aquelas pessoas acabam tendo para viabilizar a oferta do crédito. Dívidas existentes, contas que estão registradas no nome de quem está fazendo o pedido e os demais aspectos financeiros relevantes também são levados em consideração no momento da solicitação.

Em determinados momentos, pode ser que a instituição financeira também solicite um projeto que deverá ser implementado no segmento da construção ou da reforma. Essa acaba sendo uma forma que os bancos poderão direcionar os recursos e garantir que, de fato, ele será aplicado para as reformas e para a construção de uma forma geral.

No caso da reforma de um determinado espaço, as instituições financeiras também podem solicitar a comprovação da propriedade onde os recursos serão aplicadas.

Principais vantagens dos empréstimos para construção e reforma

Mais tempo para pagar – Como normalmente este tipo de empréstimo costuma ser mais volumoso em termos de quantidades de recursos e acabam sendo aplicados para um tipo de atividade muito importante pera a economia de uma forma geral, normalmente as instituições financeiras acabam aumentando o prazo e fornecendo uma maior flexibilidade para o pagamento do mesmo;

Possibilidade do uso do FGTS – A construção e a reforma, em muitos casos, também são visto como uma atividade que deve ser incentivada pelo governo de uma forma geral, já que resolve uma série de problemas da sociedade. Por isso podem existir determinados incentivos dados do ponto de vista de programas sociais, como a possibilidade de utilizar o FGTS para pagar parte ou até mesmo todo o empréstimo. Mas é importante lembrar que nem todas as linhas de crédito oferecem essa possibilidade. Os clientes devem sempre checar com antecedência.

Valorização do imóvel – Os imóveis também costumam ser levados em consideração como parte do patrimônio de uma pessoa ou de uma empresa, já que a valorização do mesmo acaba fazendo com que, em muitos casos, ele se torne até mesmo um tipo de investimento. Portanto, ao tomar este tipo de crédito e fazer sua aplicação da forma correta, as pessoas podem acabar até mesmo tendo parte dos juros e das taxas revertido na valorização do bem em questão.

Suporte – Muitas instituições financeiras também oferecem, junto com o empréstimo, alguns serviços adicionais que podem ser convertidos em ferramentas de suporte durante o projeto, como a indicação de profissionais, parcerias com empresas que oferecem descontos nos materiais, etc.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.