Empréstimos para empresas: saiba como escolher e confira os principais disponíveis

Linhas de crédito variadas são oferecidas para os CNPJs.

Publicado em 26/07/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Para a vida das pessoas no dia a dia, obter um empréstimo normalmente significa fazer uma dívida. Aquele dinheiro será gasto de alguma forma que não vai trazer nenhum tipo de retorno. Por exemplo, as pessoas podem acessar uma determinada linha de crédito para conseguir pagar outras dívidas. Ou então elas podem adquirir um empréstimo para fazer uma determinada compra.

Empréstimos para empresas: saiba como escolher e confira os principais disponíveis

Esse dinheiro vai acabar sendo aplicado nestes gastos, e a pessoa acaba ficando apenas com a dívida. Um empréstimo é composto pelo valor total solicitado, que de fato é o dinheiro que entra na conta de quem está solicitando o crédito, somado com os juros e com as taxas. E tudo isso é dividido em parcelas, normalmente fixas e mensais. Em muitos casos o pagamento deste empréstimo demora alguns anos.

Mas quando estamos falando do funcionamento de uma empresa ou de um negócio de uma forma geral, as linhas de crédito acabam sendo consideradas fundamentais. Mesmo que as pessoas tenham dinheiro para investir no começo de uma operação, é muito difícil encontrar um CNPJ que não tenha acesso a qualquer tipo de empréstimo.

A ideia de colocar dinheiro em um negócio envolve muito mais do que apenas financiar as operações ou aquisições de determinados bens necessários para o funcionamento da empresa de uma forma geral. Este dinheiro, quando bem investido, faz com que exista um retorno, que pode ser transformado tanto em lucro como também em investimento que pode ser feito novamente para continuar expandindo.

Além disso, na forma como nossa sociedade é organizada nos dias de hoje, as empresas acabam se tornando a base da economia local e global. Por isso, é interessante para a sociedade que elas continuem crescendo, gerando empregos e também gerando os impostos que patrocinam as mais variadas ações do governo.

Quando vale a pena pedir empréstimo para empresas?

Anúncios

Existem diversas situações nas quais acaba valendo a pena solicitar um empréstimo focado nas necessidades de uma empresa ou de um negócio de uma forma geral. Dentre eles estão os seguintes:

Expansão – As linhas de crédito acabam sendo muito interessantes para injetar um dinheiro na empresa para financiar o seu crescimento de uma forma geral. Estes valores acabam sendo obtidos justamente para suportar os custos iniciais de um aumento nas operações, visando o retorno em forma de lucros;

Compra ou manutenção de equipamentos – Isso normalmente entra em um plano de expansão, mas também pode entrar em um plano de manutenção da empresa de uma forma geral;

Fluxo de caixa – Muitas vezes um dos grandes desafios das empresas é conseguir ter o dinheiro para custear as despesas do dia a dia, já que nem sempre as receitas entram no mesmo fluxo que as contas aparecem;

Anúncios

Reformas e construções - Muitos negócios também acabam dependendo de uma estrutura física para que eles consigam se expandir. Os empréstimos, em muitos casos, podem acabar sendo aplicados nos custos de uma reforma, ou até mesmo da construção de um espaço novo;

Lançamentos de novos produtos e serviços – Uma outra etapa muito importante da vida de um negócio sempre é o lançamento de novos produtos ou de novos serviços para os seus clientes. Esse começo sempre acaba envolvendo novos custos, ainda mais quando estamos falando de uma grande novidade. Por isso, os empréstimos podem ajudar a diminuir o impacto que estes gastos acabam tendo no fluxo de caixa da empresa;

Dicas para escolher os melhores empréstimos para o seu negócio

Avalie as reais necessidades da empresa

Antes de mais nada, é muito importante conhecer bem a realidade financeira de uma empresa antes de solicitar um empréstimo. A tomada de um empréstimo acaba se convertendo em uma dívida que deverá ser assumida pelo negócio. Portanto, este dinheiro deve ser convertido justamente em um ganho de caixa que permita o pagamento de todas as despesas, e mais a parcela do empréstimo em questão.

Compare sempre as taxas de juros

A decisão pela tomada de um empréstimo sempre deve ser feita diante das informações completas sobre o crédito, incluindo o custo efetivo que ele terá para o caixa da empresa. Naturalmente, quanto menos juros forem cobrados pelo dinheiro, melhor para a empresa. Por isso, é sempre importante comparar a taxa de juros não apenas do crédito em si, mas também entre as diferentes instituições financeiras.

Avalie os prazos de pagamento

Outra informação sempre muito importante que deve ser analisada pela empresa no momento em que ela solicita um empréstimo é o prazo de pagamento. Na grande maioria dos casos, quanto maior o tempo para pagamento, menor será o valor das parcelas que serão pagas mensalmente. Mas também o negócio acabará ficando comprometido com essa despesa por mais tempo. Considere sempre o fluxo de caixa e as projeções de ganhos para decidir o que é melhor.

Verifique outras condições do empréstimo

Existem também algumas outras condições do empréstimo que devem ser observadas, incluindo a flexibilidade de pagamento, com a possibilidade de obtenção de descontos para o adiantamento das parcelas, bem como as garantias que podem ser solicitadas para a liberação do dinheiro.

Busque uma consultoria

Caso a empresa esteja em dúvida sobre qual seria a melhor linha de crédito disponível para os eu negócio e também para obter um direcionamento sobre qual é a melhor forma de aplicar os valores para que o negócio consiga obter retorno, pode ser interessante buscar um especialista ou consultoria financeira. Existem diversas empresas e profissionais autônomos que oferecem este tipo de serviço, inclusive focado em micro e pequenas empresas.

Principais linhas de crédito disponíveis para as empresas

Empréstimo com garantia

Um dos empréstimos oferecidos para as empresas acaba sendo aquele que exigem uma determinada garantia. Geralmente este é o tipo de crédito liberado quando as empresas precisam de uma maior quantidade de dinheiro do setor privado, não optando pelas opções oferecidas pelo poder público. Dentre as garantias mais comuns estão imóveis e veículos que estejam em nome dos sócios da empresa.

Crédito para capital de giro

Existem também algumas opções de crédito oferecidas pelas instituições financeiras que são destinados, de forma específica, para o capital de giro, que basicamente é o dinheiro que garante o fluxo de caixa como um todo. Geralmente é um tipo de crédito com um menor volume de dinheiro, mas que é recorrente, ficando disponível para as empresas quando elas precisam. Esse crédito é mais fácil de ser obtido, mas ele costuma ser um pouco mais caro, especialmente por não exigir que o dinheiro seja aplicado especificamente em algo. Por isso, ele é indicado mais para demandas de curto prazo.

Peer to peer

Já essa é uma linha de crédito que pode ser encontrada para as empresas de uma forma geral e que acabam conectando os tomadores de crédito aos investidores. IJsso acontece através de diferentes plataformas digitais e sistemas. Com isso, as empresas conseguem obter dinheiro diretamente de quem está disposto a investir. Esses agentes podem acabar fazendo a disponibilização total ou parcial dos valores.

Antecipação dos recebíveis

Ao longo da operação de um negócio, é muito comum que as empresas acumulem um determinado valor financeiro que será recebido a partir das vendas de produtos e serviços vendidos, mas que ainda não estão propriamente no caixa. E acontece muito nos dias de hoje, já que a grande maioria das empresas recebem os pagamentos utilizando meios digitais, como cartões de crédito, que demoram um pouco mais para repassar os valores. Além disso, ainda existem os contratos que serão pagos ao longo do tempo. Tudo isso pode ser antecipado junto às instituições financeiras. Essas operações de crédito possuem diferentes valores de taxas e juros, por isso é importante pesquisar com calma.

Cooperativas de crédito

Além das instituições financeiras convencionais, que normalmente são os bancos privados e públicos, também existe um outro tipo de modelo de negócio financeiro que oferece crédito, as cooperativas. Eles oferecem uma vasta gama de produtos financeiros, incluindo empréstimos, cartões de crédito e financiamentos de uma forma geral. Essas cooperativas oferecem algumas vantagens interessantes, incluindo a possibilidade do cliente se tornar parte do negócio, usufruindo dos lucros obtidos.

Microcrédito

Esse poderia ser comparado com o empréstimo pessoal, quando é oferecido para as pessoas físicas. Ele geralmente acaba tendo um valor menor, mas pode ser obtido de uma forma mais rápida e simples. Ela normalmente é destinada aos empresários que estão tocando um negócio com um menor volume e que tenha um tamanho menor também, tais como MEIs (microempreendedores individuais) e pequenas empresas. Na maioria dos casos este valo não supera os R$ 20 mil.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.