Empréstimos para negativados: entenda como funciona

Confira as possibilidades de crédito para quem não está com o seu nome limpo.

Publicado em 20/06/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O nome negativado acaba se tornando um grande problema para as pessoas. As finanças acabam se tornando prejudicadas, na medida que novos créditos acabam não sendo liberados até o momento que as pessoas consigam regularizar sua situação. Elas também podem ter problemas no dia a dia, para adquirir determinados itens e bens.

Empréstimos para negativados: entenda como funciona

A análise de crédito feita pelas instituições financeiras e pelo varejo de uma forma geral normalmente começa pela análise bancos de dados criados para proteção ao crédito. Caso o CPF da pessoa apareça com uma dívida ativa, o comportamento da grande maioria dos bancos e instituições financeiras ou de crédito é não liberar o pedido.

Mas a grande concorrência de empresas que precisam vender seus produtos e serviços acabou mudando um pouco a forma como essa análise é feita. Se antes era uma questão apenas de liberação ou não do crédito, hoje em dia acabam sendo consideradas uma série de variáveis, possuindo como base inclusive o score, que pode fazer com que as pessoas tenham acesso apenas a determinadas opções de crédito, por exemplo.

Existem, portanto, algumas soluções de crédito que podem atender as demandas e as necessidades das pessoas que estão enfrentando problemas, com o seu nome sujo no momento, por exemplo.

Como funciona o empréstimo para negativados?

A solicitação de empréstimo para pessoas que estão com o seu nome negativado segue basicamente os mesmos passos do crédito destinado as pessoas que estão com o seu nome limpo. Em ambos os casos elas passarão por uma análise. O que acaba mudando são os critérios estabelecidos para que este dinheiro ou este financiamento seja liberado ou não.

Além disso, o que muda também é o conjunto de garantias que acabam sendo solicitados no momento da solicitação do crédito. Algumas instituições financeiras podem, por exemplo, solicitar determinadas garantias para liberar crédito para as pessoas que estão com o seu nome negativado, por exemplo.

Principais modalidades de empréstimo para negativados

Empréstimo com FGTS

Os empréstimos para negativados normalmente são oferecidos para os clientes a partir de determinadas modalidades. Uma delas é o Empréstimo FGTS, que acaba sendo concedido a partir da tomada do dinheiro depositado no Fundo de Garantia como forma de garantia. Este empréstimo também pode ser chamado de Antecipação Saque-Aniversário, e se tornou possível a partir de uma lei criada pelo governo federal.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é bastante comum e também costuma ser liberado mesmo se a pessoa estiver com o seu nome negativado. A principal característica do consignado é a liberação do dinheiro mediante desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento, sem que os valores caiam na conta corrente de quem pediu o empréstimo. Com isso, a instituição financeira acaba tendo uma maior garantia de que o pagamento de fato vai acontecer.

A grande dificuldade para solicitar empréstimo consignado é a restrição em relação as pessoas que de fato podem ter acesso ao crédito. Normalmente as instituições financeiras acabam liberando o consignado apenas para aposentados, pensionistas ou ainda servidores públicos. Todos estes acabam tendo um fluxo de pagamentos garantido, o que faz com que as instituições financeiras tenham certeza do pagamento.

Empréstimo com garantia

Os empréstimos com garantia também podem acabar sendo liberados para as pessoas que possuem o seu nome negativado. Normalmente os créditos pessoais acabam não sendo liberados somente mediante a oferta de uma determinada garantia, somente aqueles empréstimos com um valor mais elevado.

Mas, para quem está com o seu nome negativado, a garantia com bens valorizados costuma ser um caminho para obtenção de crédito de uma forma muito mais simples e fácil. Normalmente os bancos acabam pedindo bens como imóveis e carros que possam ser dados como garantia.

Neste tipo de contrato, até que o empréstimo seja completamente quitado a instituição financeira possui direitos sobre os bens. Os mesmos não podem ser vendidos, por exemplo. E, caso o cliente não pague as parcelas do empréstimo, a financeira pode pegar o bem para si, normalmente colocando ele em leilão como forma de recuperar os valores perdidos.

Vale ressaltar que mesmo os empréstimos com garantia acabam sendo liberados mediante uma análise do histórico financeiro dos clientes. Apesar das instituições financeira adquirirem o direito de abater parte da dívida com o bem em questão, o processo pode sair bem caro, e as empresas preferem evitar ter que se utilizar do direito ao bem.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.