Empréstimos via Pix: Saiba onde pedir e confira dicas

Valores podem ser liberados na hora para as opções que liberam o crédito desta forma.

Publicado em 12/08/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Um empréstimo normalmente acaba sendo solicitado quando as pessoas estão realmente precisando daquele dinheiro. Pode ser que estes valores sejam utilizados para encaminhar o pagamento de dívidas que sejam mais caras, ou ainda precisem ser empregados na compra de um produto ou de um serviço. E com o tempo acaba sendo importante, já que ele acaba sendo levado em consideração como um dos critérios para definir o preço de um determinado crédito, solicitar empréstimos com muita antecedência geralmente não é algo muito inteligente.

Empréstimos via Pix: Saiba onde pedir e confira dicas

Hoje em dia os bancos contam com os mais variados tipos de sistemas informatizados que permitem com que as pessoas consigam ter acesso a dinheiro de uma forma muito mais rápida. O empréstimo pessoal costuma ser a modalidade mais procurada pelos clientes dos bancos, já que este tipo de dinheiro costuma ser liberado para diferentes perfis e não precisa ser necessariamente empregado em uma atividade específica.

E o sistema de transferências via Pix acabou chegando para deixar este tipo de transação ainda mais rápida, especialmente para quem está querendo contratar um empréstimo em uma instituição financeira diferente daquela que ele vai receber o dinheiro.

Entenda melhor quais são as opções de empréstimos via Pix que podem ser encontradas no mercado e também algumas dicas para não errar no momento da contratação.

O que é o empréstimo via Pix?

Antes de mais nada, é importante entender que não existe uma modalidade específica de empréstimo via Pix. Na verdade, o Pix é o método de transferência do dinheiro para a conta solicitada, a partir do momento que um determinado cliente de banco consegue um empréstimo.

Caso o crédito seja solicitado no mesmo banco que o cliente possui uma conta corrente, muito provavelmente o dinheiro será liberado através de uma transferência interna, sem que as pessoas tenham que se preocupar em definir a forma de transferência. Mas caso a conta destino do dinheiro seja outra, essa transferência poderá ser feita através do Pix.

Atualmente o Pix se tornou o método de transferência de recursos eletrônicos padrão no mercado financeiro brasileiro. Portanto, grande parte das transferências entre contas acabam sendo feitas desta forma. O TED, por exemplo, que era uma transferência eletrônica que se tornou muito popular nos bancos, acabou sendo substituída pelo Pix.

Por que o Pix se tornou o método de transferência padrão dos bancos?

O Pix é um sistema de transferências eletrônicas de valores entre contas que acabou se tornando, em pouquíssimo tempo, o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros no dia a dia. Depois de um bom período de testes, ele acabou sendo aprovado tanto do ponto de vista da confiança das transações como também na segurança oferecida.

A principal característica do Pix é ele ser um sistema que permite a transferência de uma conta para a outra em poucos segundos. Outra característica é a versatilidade do sistema, que pode ser adaptado para diferentes formas de transferências.

Com isso, o Pix pode ser utilizado tanto para enviar dinheiro rapidamente de uma conta para outra pessoa, como para fazer pagamentos que são identificados no mesmo instante em estabelecimentos comerciais. Além disso, o Pix ainda pode ser agendado e conta com uma série de recursos relacionados a recuperação de valores e ao questionamento das transações. Tudo isso fez com que os brasileiros passassem a confiar no Pix para seus pagamentos no dia a dia, e os bancos também passaram a utilizar este método.

Tipos de empréstimos disponíveis via Pix

Empréstimo pessoal via Pix

O empréstimo pessoal é um dos créditos mais populares do mercado financeiro, destinado a atender as necessidades das pessoas físicas. Ele acaba sendo liberado para os clientes a partir de análises feitas pelos bancos, que levam em consideração basicamente o histórico de bons pagamentos que essas pessoas tenham, bem como a comprovação da sua capacidade financeira de conseguir lidar com as parcelas dos empréstimos no dia a dia.

Por conta disso, estes empréstimos acabam tomando como garantia apenas o próprio nome do cliente, sem exigir nenhum outro tipo de bem e nem estabelecendo critérios como o desconto em folha. A partir do momento que o empréstimo for liberado, este dinheiro pode ser transferido para a conta escolhida pelo cliente através do Pix.

Empréstimo consignado via Pix

Outro tipo de empréstimo bastante comum e que também pode ser feito através do Pix é o consignado. Essas linhas de crédito são liberadas para determinados perfis de pessoas físicas, uma vez que as parcelas acabam sendo descontadas diretamente do contracheque, sem que o dinheiro seja liberado para a conta do cliente.

Com isso, a garantia dos pagamentos faz com que o crédito, de uma forma geral, se torne muito mais barato do que as outras opções encontradas no mercado, já que a inadimplência praticamente não existe. Esse tipo de empréstimo, quando liberado para aposentados, pensionistas e servidores públicos, acabam tendo a sua taxa de juros limitada, o que ajuda a fazer com que o dinheiro tomado se torne mais barato no momento do pagamento das parcelas.

O empréstimo consignado normalmente é liberado para as pessoas que recebem pagamentos recorrentes do INSS, incluindo aposentados, pensionistas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O dinheiro também acaba sendo liberado para as pessoas que atam como Servidores públicos federais, estaduais e municipais, ativos ou inativos.

Em alguns casos, os trabalhadores de carteira assinada que atuam como CLT também acabam podendo acessar empréstimos consignados via Pix, mas apenas quando o contratante assina um convênio com o banco em questão.

Empréstimo FGTS via Pix

Uma outra modalidade de empréstimo disponível nos dias de hoje, uma das mais recentes no mercado, é a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esse foi um benefício criado pelo governo federal que permite com que os trabalhadores, todos os meses do seu aniversário, tenham acesso a parte dos valores depositados no seu Fundo.

O empréstimo tomado nas instituições financeiras acaba tendo como garantia justamente estes saques que podem ser feitos no Fundo dos trabalhadores, sem que eles tenham que esperar até o período do seu aniversário para ter o saque liberado. Com isso, essa operação costuma ser mais barata do que outras linhas de crédito.

Mas, de uma forma prática, o empréstimo funciona de uma forma muito parecida com a de outros créditos, com o dinheiro sendo liberado a partir do momento que ele for liberado. E a transferência pode ser feita através o Pix.

Negativados podem ter acesso a empréstimo via Pix?

Uma dúvida bastante comum que as pessoas acabam tendo no momento de solicitar este empréstimo é se existe algum tipo de crédito liberado para pessoas que estão com os sues nomes negativados. Esse acaba sendo um dos principais problema enfrentados d e quem não consegue pagar suas contas em dia.

Mas, em muitos casos, o empréstimo pode acabar se tornando uma saída para que os consumidores consigam organizar a sua vida financeira, tomando um empréstimo que poderá ajudar a quitar os valores devidos de outras contas.

Existem alguns tipos de empréstimos que são liberados pelas instituições financeiras para negativados. Por exemplo, os consignados acabam sendo liberados para as pessoas, dentro de uma margem disponível. Como o dinheiro acaba sendo descontado diretamente do contracheque dos trabalhadores, o risco de não pagamento é pequeno.

Dicas para não cair em golpes envolvendo empréstimos via Pix

Como o Pix acabou se tornando um sistema muito conhecido em pouco tempo, ele acabou também se tornando o alvo de uma série de golpes criados com o objetivo de tirar dinheiro das pessoas de forma ilícita. Por isso, é sempre importante tomar cuidados, especialmente quando as ofertas forem muito atrativas.

Antes de mais nada, desconfie sempre de todas as ofertas que acabarem se tornando muito mais vantajosas do que a média oferecida no mercado, incluindo empréstimos.

É importante também que as pessoas tomem cuidado com os seus dados pessoais. As chaves Pix, por exemplo, são dados de contato, como o e-mail ou o número de telefone, ou ainda um número de documento como o CPF. Em todos os casos, podem ser dados utilizados pelos bandidos para tentar cometer determinados tipos de golpes, seja contra a própria pessoa ou seja contra outras vítimas.

Evite também clicar em links de ofertas que as pessoas recebem sem qualquer tipo de solicitação, como aquelas enviadas por e-mail ou WhatsApp. Estes links podem acabar abrindo as portas do dispositivo eletrônico para uma possível invasão e roubo de dados.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.