Novo consignado privado: 7 passos para conseguir essa linha de crédito
Plataforma foi lançada para os trabalhadores obterem ofertas de empréstimos com desconto diretamente na folha de pagamentos.
O governo federal está disponibilizando para os trabalhadores brasileiros que estão atualmente contratados dentro do regime CLT, com sua carteira de trabalho assinada, a nova modalidade de empréstimo e crédito consignado. Agora, qualquer pessoa poderá solicitar esse empréstimo, com as ofertas ficando concentradas dentro de uma mesma plataforma.

As mudanças nas regras acabam ampliando bastante as bases e as possibilidades de ofertas de crédito nessa modalidade. Anteriormente somente os profissionais que trabalhavam em empresas privadas que tinham convênio com alguma instituição financeira poderiam solicitar esse tipo de empréstimo. Agora, a ideia é que os valores sejam liberados para qualquer profissional com vínculo legal de acordo com as regras da CLT.
O empréstimo consignado com desconto em folha de pagamento oferece algumas vantagens para os trabalhadores, especialmente em relação às taxas de juros cobradas. Os empréstimos acabam ficando mais baratos nessa modalidade, pois o risco de inadimplência é menor. Mas a tendência é de que as taxas ainda sejam maiores do que as oferecidas no consignado público, pois os profissionais privados não possuem estabilidade.
Além disso, o novo empréstimo consignado privado também acaba permitindo que os trabalhadores utilizem parte dos seus direitos trabalhistas como uma garantia complementar, incluindo uma fração do saldo que estiver disponível no FGTS e também as verbas rescisórias, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa.
Como será feita a contratação do Novo Consignado?
Em um primeiro momento, de acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo federal, a contratação desses empréstimos poderá ser feita online, totalmente digital. Com isso, as pessoas conseguem ter uma experiência muito parecida com a contratação de créditos disponíveis em bancos e empresas digitais.
O acesso às informações e oportunidades de empréstimos e créditos de uma forma geral poderá ser feito diretamente com os trabalhadores acessando o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). Em um primeiro momento, a expectativa é de que os trabalhadores consigam finalizar a contratação em um prazo de até 24 horas, mas posteriormente a ideia é deixar o processo ainda mais rápido, inclusive permitindo que as pessoas façam a contratação diretamente nos aplicativos e nos canais de comunicação dos bancos.
Quais são os principais beneficiados com o Novo Consignado?
De acordo com o Ministério do Trabalho, os principais beneficiários desse novo formato de crédito consignado serão os trabalhadores formais da iniciativa privada, o que inclui empregados rurais, domésticos e empregados de MEI (microempreendedor individual). Os últimos devem demorar um pouco mais para conseguir acessar as propostas, mas em breve também vão conseguir obter essas linhas mais baratas.
Ainda segundo as estimativas que estão sendo feitas pelo Ministério do Trabalho, os trabalhadores terão acesso a empréstimos e linhas de crédito disponíveis em mais de 80 instituições financeiras diferentes. Todos os bancos que serão autorizados a fazer a operação serão os que operam junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Quais serão os valores dos juros cobrados no Novo Consignado?
O governo não vai atuar para definir uma taxa fixa de juros que as instituições financeiras poderão cobrar dos trabalhadores que solicitarem esses empréstimos. No caso do consignado oferecido para os beneficiários do INSS, existe um teto máximo de juros que esses bancos podem repassar aos seus clientes. Já no consignado privado, não existe esse limite.
Em dezembro do ano passado, a taxa média de juros cobrada no consignado do setor privado foi de 2,89% ao mês, enquanto que a taxa média dos servidores públicos ficou em 1,8% ao mês, e, dos aposentados do INSS, em 1,66% ao mês. Na comparação com linhas de crédito mais caras, como crédito direto ao consumidor, cheque especial ou cartão de crédito rotativo (a mais cara do mercado), a redução será mais expressiva ainda.
É importante ressaltar também que as empresas poderão cobrar diferentes taxas e juros, dentro de uma ideia de livre concorrência de mercado. Com isso, será muito importante que os trabalhadores tenham acesso a todas as informações relacionadas ao empréstimo que será tirado, incluindo as taxas de juros cobradas.
7 passos para conseguir contratar o novo empréstimo consignado
1º Acesse a CTPS Digital na sua loja de aplicativos para Android ou iOS;
2º Autorize o compartilhamento de seus dados com os bancos;
3º Realize uma simulação;
4º Solicite o crédito que deseja;
5º As propostas serão enviadas em até 24 horas;
6º Avalie qual é a melhor oferta;
7º Finalize a contratação do crédito no canal eletrônico do banco escolhido.