O que é financiamento estudantil? Saiba como conseguir crédito para estudar
Linhas de crédito funcionam como empréstimos, mas focadas no pagamento das mensalidades do ensino superior.
Mesmo com todas as mudanças que aconteceram no cenário do ensino superior nos últimos anos, especialmente em relação ao surgimento de uma série de novas universidades e com o crescimento da oferta do EaD, o financiamento estudantil segue sendo muito importante. Ele permite que as pessoas consigam fazer um curso de ensino superior sem a necessidade dos pagamentos imediatos das mensalidades.

Existem diversas opções de linhas de crédito que podem ser buscadas pelas pessoas que estão interessadas em estudar em instituições privadas, mas sem a necessidade de ter que fazer os pagamentos das mensalidades integrais durante o período de aulas.
Saiba mais sobre o financiamento estudantil, entenda como ele funciona na prática e confira algumas das principais alternativas que podem ser buscadas por quem deseja estudar.
O que é financiamento estudantil?
Antes de mais nada, é preciso entender o que pode ser considerado como financiamento estudantil dentro do mercado financeiro. Basicamente, é uma linha de crédito destinada ao pagamento de mensalidades de instituições de ensino privado. Na maioria dos casos, os contratos de financiamento estudantil visam o ensino superior.
Ele funciona como um empréstimo bancário, mas com algumas peculiaridades. Antes de mais nada, o dinheiro acaba sendo direcionado diretamente para a instituição de ensino, com o objetivo de fazer os pagamentos das mensalidades. Além disso, o valor liberado varia de acordo com a mensalidade cobrada pela universidade.
Outra característica do financiamento estudantil é a necessidade de uma renovação que deve ser feita a cada matrícula. Como, no ensino superior, na grande maioria dos cursos, os estudantes fazem uma matrícula a cada semestre, são dois contratos assinados por ano, ou então aditivos ao contrato de financiamento original.
Principais tipos de financiamento estudantil no Brasil
FIES
O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é atualmente o principal programa de financiamento estudantil do país. Esse é um programa mantido pelo governo federal, em parceria com dois bancos que possuem parte estatal: Caixa e Banco do Brasil.
Ele oferece as menores taxas de juros do país em comparação com outras oportunidades de financiamento estudantil, mas possui alguns critérios que devem ser observados. Atualmente, os estudantes que desejam assinar esse contrato devem ter feito pelo menos uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010.
Além disso, na prova escolhida, os candidatos devem ter obtido uma nota mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a prova de redação. Existem também alguns critérios econômicos, como a necessidade de uma renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos.
Home Equity
Mesmo sendo considerado menos comum no mercado financeiro brasileiro, essa opção de linha de crédito também pode acabar se tornando muito interessante e uma opção para quem quer estudar. Ele funciona basicamente como um empréstimo que utiliza a garantia de um imóvel como parte do contrato.
Nesse caso, o dinheiro liberado também acaba sendo direcionado diretamente para o pagamento das mensalidades, sem que as pessoas possam utilizar esses valores para outras finalidades. Uma das principais vantagens é a possibilidade de conseguir taxas de juros mais baixas quando comparadas com outras opções de empréstimos.
P-FIES
Essa é uma variação do FIES, criada mais recentemente, que acaba tendo como principal objetivo oferecer a possibilidade de financiamento para famílias que são consideradas de classe média, mas que, mesmo assim, ainda enfrentam dificuldades para conseguir pagar as mensalidades dos cursos.
Nessa modalidade, podem participar as famílias que possuem uma renda bruta de até cinco salários mínimos. As condições de financiamento e as taxas de juros são definidas pelo agente financeiro (banco) e pela instituição de ensino. Com isso, esse acaba sendo quase um programa de financiamento privado, mas com apoio e controle do governo federal.
FIES Social
O FIES Social é uma opção de financiamento que tem como principal objetivo ajudar aqueles alunos que são considerados de baixa renda, mas que não conseguiram as vagas e as bolsas que são oferecidas pelo governo em outros programas.
Ele oferece a possibilidade de o estudante conseguir financiamento para 100% dos encargos educacionais para alunos que possuem uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Financiamento privado
Outra opção de financiamento estudantil que pode ser buscada pelos alunos que não conseguem as opções do governo é a privada. Diversas instituições financeiras permitem que os estudantes busquem essa linha de crédito de forma direta, para garantir o pagamento das mensalidades.
Nesse caso, as regras acabam variando bastante, bem como as taxas e juros. Os alunos deverão pesquisar bastante para encontrar as melhores oportunidades e também ficar atentos às condições gerais, especialmente em relação à previsão de começo dos pagamentos dos empréstimos que foram sendo feitos ao longo do período universitário.


