Como estornar Pix? Entenda como devolver dinheiro recebido
Saiba como utilizar o sistema para retornar os valores que possam ter sido enviados por engano.
O Pix se tornou rapidamente o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros no dia a dia. O sistema acabou mudando completamente a relação das pessoas com o dinheiro, com milhões deixando de utilizar o papel moeda para se concentrar apenas nas transações eletrônicas. E isso foi possível apenas em virtude do sistema ter passado por todos os testes, tanto de velocidade como de segurança e robustez.

A velocidade com que as transações eletrônicas acontecem acabou se tornando um dos principais diferenciais do Pix. Isso permite que as pessoas utilizem no dia a dia tanto para transferir valores para outras contas como também na hora de pagar pelos mais variados produtos e serviços.
Mas essa velocidade com que os pagamentos são processados também podem acabar levando a alguns erros. Na hora de utilizar as chaves, por exemplo, as pessoas podem digitar informações erradas e, rapidamente, enviar dinheiro para uma conta completamente diferente daquela que deveria, de fato, receber esse dinheiro.
O problema pode acontecer de ambos os lados. As pessoas que estão fazendo o Pix podem acabar enviando dinheiro para uma conta errada, e um usuário do sistema pode receber um valor que não lhe pertence. E, em ambos os casos, é necessário tomar alguma providência.
Entenda como funciona o sistema de estorno do Pix e saiba o que fazer em cada uma das situações citadas anteriormente.
É possível estornar Pix?
Sim, o sistema de Pix possui um sistema de estorno muito eficiente que deve ser disponibilizado por todos os bancos que estão inseridos nesse sistema. Ele foi criado pensando justamente na possibilidade de devolver um determinado pagamento que foi feito.
Mas esse sistema de estorno automatizado pode ser acessado apenas pelo cliente do banco que recebe o dinheiro. A pessoa que envia o dinheiro para uma conta equivocada não consegue ter acesso ao dinheiro de volta, pelo menos não de forma automatizada.
Recebi um Pix errado, o que fazer?
Antes de mais nada, é importante deixar claro que o ato de receber qualquer dinheiro de forma indevida pode ser considerado como um crime previsto dentro do código penal brasileiro. Portanto, é importante deixar isso bem claro, já que muitas pessoas acreditam que “tiveram sorte” por receber esse valor e não precisam devolver.
Existem até mesmo já alguns processos na justiça que geraram jurisprudência sobre essas situações e que considera a pessoa que não devolve o dinheiro que recebe de forma equivocada como criminosa.
Portanto, o mais indicado para qualquer pessoa que recebe um Pix equivocado é devolver esse dinheiro utilizando o próprio sistema, garantindo que o valor retorne diretamente para a conta de onde saiu, sem que seja necessário ter contato com qualquer dado particular ou privado de quem mandou o dinheiro.
A opção de estorno está disponível na área de Pix de todos os bancos, basta encontrar a movimentação e encontrar essa opção.
Fiz um Pix errado, o que fazer?
Agora, quando um usuário do sistema Pix envia dinheiro para uma conta errada, o problema acaba sendo maior. Não existe esse sistema de recuperação de dinheiro nos mesmos moldes do estorno. Ou seja, a operação vai depender de um movimento feito do outro lado.
Mas existem duas situações que devem ser observadas:
Envio de Pix por possíveis vítimas de golpes
Caso a pessoa acredite que tenha caído em um golpe criminoso que gerou o movimento de envio do Pix, nesse ano de 2025 o BC lançou um sistema que facilita essa recuperação. Ao iniciar essa contestação, o que pode ser feito através de um botão que está sendo implementado por todos os bancos, começa um processo de investigação.
Nesse momento, o dinheiro fica bloqueado na conta que recebeu o valor. O sistema utiliza tanto os algoritmos dos entes envolvidos que ajudam a identificar algum movimento que possa ser considerado como fraudulento como possíveis provas complementares que podem ser enviadas.
Caso os sistemas identifiquem a fraude, o dinheiro poderá ser automaticamente recuperado.
Envio de Pix errado sem suspeita de golpe
Nesse caso, será necessário tentar entrar em contato diretamente com a pessoa detentora da conta para que ela faça a devolução. Caso a chave utilizada seja um dos dados de contato fixo que podem ser cadastradas nesse sistema, como o telefone celular ou o endereço de e-mail, a tentativa poderá ser feita através desses métodos.
Uma outra alternativa será acionar o banco para fazer esse processo de intermediação. Mas, nesse caso, a instituição financeira também terá que conseguir esse contato e solicitar a devolução, já que o banco não terá o poder de simplesmente resgatar o valor enviado.
Em último caso, pode ser necessária uma ação na justiça. Mas apenas valores mais altos podem justificar os gastos com um processo desse porte.



