Como evitar compras por impulso? Confira dicas na prática
Aprenda como fugir das armadilhas e evitar gastos desnecessários.
As compras por impulso acabaram se tornando uma das principais armadilhas que as pessoas acabam criando para as suas próprias finanças e orçamentos. Existem aquelas que até tentam fazer algum planejamento para conseguir chegar ao final do mês com todas as contas pagas e ainda por cima guardar algum valor para suas economias. Mas tudo sai do controle a partir do momento que elas se deixam levar justamente pelos gastos desnecessários.

Hoje em dia as compras feitas por impulso acabaram se tornando muito mais fáceis. Se antes as pessoas tinham que fazer uma série de movimentos físicos para comprar algo, como sair da sua casa, procurar uma loja e caminhar fazendo pesquisa de preço, hoje em dia as pessoas fazem isso apenas dando alguns cliques na tela do seu smartphone.
E nem dinheiro as pessoas precisam, de fato, ter no momento que elas fazem essa compra. No momento que elas estão fazendo uma determinada compra online, basta passar o cartão de crédito e se preocupar com o pagamento apenas no dia que a fatura chegar.
Tudo isso, somado ao grande bombardeio de propagandas que as pessoas recebem o tempo todo nas suas telas, cria um cenário no qual a compra desnecessária se torna muito mais fácil. Mas ganhar dinheiro para que essas compras sejam, de fato, possíveis, continua sendo algo muito complicado.
Confira algumas dicas e estratégias que podem ser utilizadas para tentar evitar essas armadilhas que levam as pessoas ao consumo por impulso.
O que pode ser considerada como uma compra por impulso?
Pode ser considerada como uma compra por impulso aquele gasto que acaba sendo feito sem algum planejamento e sem que as pessoas consigam identificar, de fato, uma necessidade efetiva. Para que uma compra seja feita por impulso normalmente não existe qualquer tipo de planejamento financeiro.
Em determinadas situações, as pessoas realmente não estão precisando daquele item que está sendo adquirido, e nem possuem o dinheiro disponível para esse pagamento, mas mesmo assim acabam confirmando a compra, normalmente utilizando algum tipo de crédito.
Existem também alguns motivos que acabam fazendo com que as pessoas acabem tendo esse tipo de atitude. Uma delas é justamente a grande quantidade de propagandas que são recebidas o tempo todo nas telas que as pessoas utilizam o tempo inteiro. Além disso, existem motivos que estão diretamente relacionados com as condições de saúde mental da pessoa, incluindo felicidade ou estresse em excesso.
Dicas práticas para reduzir as compras por impulso
Comece por um planejamento financeiro
Mesmo que as compras por impulso, muitas vezes, acabem atrapalhando completamente o orçamento, já que as pessoas acabam não prevendo esses gastos nas suas projeções, é muito importante que as pessoas tenham, de fato, um direcionamento em relação às suas contas do dia a dia.
É muito importante ter sempre em mente o quadro geral da situação financeira, fazendo um levantamento geral das contas que as pessoas precisam pagar ao longo de um determinado período e também a quantidade de dinheiro que a pessoa recebe nesse mesmo espaço de tempo.
Adote a regra da espera
Uma das estratégias mais eficientes que podem ser adotadas para as pessoas que querem evitar gastar dinheiro nas compras por impulso é adotar a chamada regra de espera. Basicamente é definir um tempo a partir do momento que a pessoa decide comprar algo até que essa compra seja de fato efetivada.
Esse período de tempo varia de acordo com a pessoa, mas normalmente apenas aguardar cerca de 1 hora para pensar na compra que está sendo feita já ajuda bastante a reduzir muito a quantidade de compras por impulso. Mas é possível ainda ampliar esse tempo, podendo ser de uma semana ou até de um mês, de acordo com a importância e o preço do item.
Evite navegar em lojas e apps de compras em momentos tristes
Quando as pessoas estão passando por uma determinada situação na qual elas estão se sentindo tristes ou estão passando por qualquer alteração no seu estado de humor, o ideal é não ficar navegando nos sites e também nos aplicativos de e-commerce de uma forma geral.
Esses são os momentos nos quais as pessoas estão mais suscetíveis para fazer esse tipo de compra, já que esse tipo de coisa acaba gerando uma certa sensação de felicidade e alívio que pode ajudar nesses momentos, mas apenas de forma passageira.
Evite sair com pessoas muito consumistas
As compras por impulso também podem acabar sendo feitas de forma presencial, não apenas online. Diante disso, pode ser muito arriscado sair com pessoas que tenham uma tendência muito consumista, especialmente quando existe essa tentativa de controle de impulsos.
Normalmente essas pessoas acabam incentivando outras a comprarem também, o que pode levar a uma avalanche de comportamentos que nem sempre são interessantes.



