Como ter uma relação mais inteligente com o dinheiro?
Saiba mais sobre o que pode ser feito para que as pessoas consigam trabalhar melhor com suas finanças.
O dinheiro é um assunto considerado bastante delicado e até mesmo uma espécie de tabu ainda, mesmo nos dias de hoje. Normalmente as pessoas acabam não entrando em muitos detalhes relacionados a quanto elas ganham para aquelas que não fazem parte do seu ciclo mais íntimo. O mesmo vale para assuntos relacionados a dívidas e afins.

Mas isso pode até mesmo ser considerado como um problema, especialmente para quem enfrenta dificuldades em lidar com o dinheiro no dia a dia. O fato de esse assunto não ser tratado de forma aberta pode acabar fazendo com que aquelas pessoas que possuem alguns problemas financeiros se sintam isoladas. Isso também pode prejudicar muito a busca por alguma solução.
O Brasil passa por um momento de crescimento da economia de uma forma geral, mas também por um grande problema relacionado ao endividamento. De acordo com dados que foram divulgados no mês de setembro deste ano de 2025, cerca de 43% de toda a população adulta brasileira está inadimplente.
Essa é uma situação que acaba não tendo impacto somente na vida financeira de forma direta, com as pessoas não conseguindo acesso ao crédito, por exemplo. As pessoas acabam também passando por uma série de outras situações e consequências físicas. Sentimentos como incapacidade, vergonha e queda de autoestima estão entre as principais.
Além dos problemas mais sérios, que estão relacionados com a falta de emprego ou com a desvalorização dos salários de uma forma geral, também é possível tentar contornar essas situações adotando uma atitude diferente em relação ao dinheiro. Aprenda como tratar essas questões financeiras de uma forma mais inteligente.
Soluções para quem quer sair das dívidas
Para quem deseja mudar o seu relacionamento com o dinheiro focando no pagamento de dívidas, existem algumas alternativas que podem ser exploradas:
Focar no gerenciamento do presente – Muitas pessoas não conseguem iniciar qualquer tipo de mudança focada na resolução dos problemas pensando somente no futuro, com medo de não conseguirem resolver todos os problemas financeiros com o passar do tempo. É muito importante entender que as medidas precisam ser tomadas focando sempre na situação do agora, de olho no que pode começar a ser feito para que as dívidas comecem a ser pagas ou, pelo menos, não aumentem;
Organizar as pendências de forma visual – Em vez de deixar todas as informações relacionadas às pendências e dívidas financeiras espalhadas, é muito importante concentrá-las em um único local, pelo menos os dados e as informações sobre elas. Isso ajuda não apenas na hora de encontrar e buscar esses dados, mas principalmente para obter um panorama geral da situação de uma forma muito mais clara;
Celebre o seu progresso – Todas as metas e os objetivos devem ser utilizados também como um incentivo. Por isso, para cada conquista, é muito importante encontrar uma forma de celebrar. Mas, como estamos falando de questões financeiras, essa celebração deve acontecer sempre de forma consciente, não se transformando em mais um motivo de endividamento.
Soluções para quem deseja atingir objetivos
Já para quem está interessado em mudar o seu relacionamento com o dinheiro tendo como foco economizar para atingir determinados objetivos, estas são as dicas que podem ajudar nesse processo:
Comece por um orçamento simples – Caso a pessoa tenha dificuldades de trabalhar e lidar com um orçamento maior, ficando com medo de ser algo mais complexo, pode ser interessante começar apenas com um orçamento mais simples;
Mantenha o controle sobre os compromissos financeiros – Inclua nesse planejamento todos os compromissos financeiros que já foram assumidos, junto com as datas de vencimento e a forma de pagamento de cada um deles;
Crie pequenas metas para alcançar um grande objetivo – Em vez de trabalhar apenas com o objetivo final, é muito importante entender que ele pode ser dividido em pequenas metas. Essas são mais fáceis de serem mensuradas, permitindo que as pessoas consigam identificar seu progresso e celebrar as metas que possam ser alcançadas.
Outras dicas importantes
Tenha um teto de gastos – Para conseguir separar dinheiro e trabalhar para que sobre um valor no final do mês, independentemente do objetivo, é muito importante ter um teto de gastos. Esse valor deve ser definido para diferentes categorias de gastos que as pessoas normalmente possuem para manter sua vida;
Centralize a vida financeira – Hoje em dia as pessoas acabam tendo acesso aos mais variados produtos e serviços financeiros, inclusive com a possibilidade de abrir diversas contas gratuitas e solicitar cartões de crédito com diferentes limites. Mas isso pode apenas atrapalhar a vida financeira. Por isso, o ideal é tentar sempre centralizar esses gastos, utilizando o menor número de serviços bancários possível.



