Golpe do amor: saiba como ele pode arruinar suas finanças.

Entenda como este tipo de golpe funciona e saiba como se precaver.

Publicado em 16/05/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

Golpes financeiros sempre existiram na sociedade, sendo aplicados das mais variadas formas. Normalmente eles acabam sendo um reflexo do momento pelo qual a sociedade está passando. Os golpistas costumam identificar determinadas fragilidades para conseguir tirar vantagens de outras pessoas. E normalmente essas vantagens são sempre financeiras.

Golpe do amor: saiba como ele pode arruinar suas finanças.

Um dos golpes que acabou se tornou mais comum nos dias de hoje, se aproveitando das novas formas de relacionamento que acabaram surgindo em virtude da internet, redes sociais e aplicativos de namoro. Ele é chamado de Golpe do Amor. Um levantamento feito no ano de 2023 apontou que quatro de 10 mulheres afirmaram que já tinham caído ou conheciam alguém que tinha sofrido o golpe ou alguma tentativa.

Além disso, nos últimos anos a polícia de diversos locais passaram a analisar os casos envolvendo sequestros de pessoas e chegaram a conclusão de que a grande maioria começou a partir do contato virtual que as pessoas fazem a partir de aplicativos de namoro e de relacionamento de uma forma geral.

Para se precaver, antes de mais anda é importante entender como este tipo de golpe funciona:

O que é o golpe do amor?

Esse é o nome que acabou sendo dado por um golpe que normalmente acaba envolvendo alguns elementos que se repetem, como um contato inicial sendo feito a partir de um perfil falso que é criado em aplicativos de relacionamentos ou nas redes sociais. Independente da forma como este contato é feito, o golpista acaba criando uma conexão emocional com a vítima.

A prática do golpe acaba variando de acordo com a situação, mas normalmente o perfil falso acaba sendo feito sempre a partir da utilização de fotos e informações que podem ser encontradas em outros perfis.

Durante este contato, o golpista acaba tendo como principal objetivo conquistar o afeto e a atenção da pessoa que será a vítima. E isso acaba sendo feito a partir do estabelecimento de uma conexão emocional mais forte.

Qual o perfil das vítimas do golpe do amor?

Existem alguns perfis que acabam sendo os mais comuns em relação a este tipo de golpe. Apesar de ser um tipo de ocorrência que já foi registrado tanto com homens como quanto mulheres, sejam casais heterossexuais ou homossexuais, a grande maioria das pessoas que sofrem com este tipo de tentativa são as mulheres.

Neste perfil, as mulheres que acabam sendo as grandes vítimas são aquelas na casa dos 50 anos e que são solteiras. Em termos de perfil emocional, normalmente são mulheres que acabam se sentindo bastante carentes e que necessitam de uma maior atenção nas questões relacionadas ao amor.

Estes perfis podem morar longe da vítima, mas mesmo assim sempre acabam demonstrando um possível desejo de se aproximar. O golpista normalmente cria histórias que acaba dificultando o contato físico e até mesmo situações nas quais ele se expõe mais, como as chamadas de vídeo.

Em determinado momento, esse golpista vai acabar criando uma história no qual vai pedir dinheiro para a vítima. E neste momento acontece o golpe.

Principais formas de identificar uma tentativa de golpe

Histórias diferentes – Normalmente os golpistas acabam entrando em contradição quando entra em histórias pessoais. Em muitos casos eles até mesmo evitam entrar nestas histórias, justamente para não correr risco. Além disso, ele também não costuma entrar muito em detalhes sobre questões da sua família, do seu passado, etc.

Evita se expor – Os golpistas normalmente evitam se expor muito para as suas vítimas. Isso faz com que muitos deles evitem fazer chamadas de vídeo, por exemplo, mesmo que essa seja uma forma de comunicação muito efetiva para relacionamentos a distância nos dias de hoje.

Controla a distância – Estes golpistas normalmente apelam para situações emocionais para exercer um determinado controle sobre a vítima, tentando controlar os passos dela, mesmo estando a distância.

Muda o local do encontro – Quando ele marca o encontro, no caso dos golpes que acontecem de forma presencial, eles normalmente alteram este local em cima da hora;

Pede dinheiro – Em algum momento este golpista vai pedir dinheiro, e normalmente ele começa com pequenas quantias, apenas para ir testando a reação da vítima. E ele sempre terá uma boa justificativa para este pedido.

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.