Guia do empreendedor iniciante: saiba como começar corretamente um novo negócio
Confira as práticas mais importantes e efetivas para inicia um negócio de sucesso.
Iniciar um novo negócio está entre os maiores desafios que uma pessoa pode enfrentar. Afinal de contas, empreender ainda pode ser considerado como uma atividade que sai do que é considerado “um caminho padrão”. Além disso, o Brasil é conhecido ainda por não ter uma forte preocupação com uma educação empreendedora e financeira para as crianças, o que torna a vida dos adultos ainda mais complicada nestes temas.
Um outro dificultador de iniciar qualquer tipo de empresa ou de novo negócio acaba sendo uma confusão que muitas pessoas criam em relação a sua capacidade ou até mesmo em relação aos talentos que ela possui e que podem acabar sendo direcionados para uma a abertura de uma nova empresa e para o sucesso do negócio de uma forma geral.
Dominar uma determinada atividade, seja a parte comercial ou algo muito específico, como a produção de determinados tipos de itens ou mesmo a inteligência necessária para entregar algum tipo de serviço com qualidade nem sempre são suficientes para uma pessoa conseguir tocar um negócio completo.
Afinal de contas, uma empresa nunca é formada apenas pelo produto ou serviço que ela oferece, mas também de todas as atividades que acabam tendo que ser feitas e que possuem como principal objetivo fazer com que os clientes comprem e que as finanças sejam mantidas em dia.
Para quem está pensando em iniciar um negócio do zero e ainda está se sentindo um perdido ou mesmo para quem começou um negócio recentemente e que ainda não está conseguindo obter o sucesso esperado, confira algumas práticas consideradas fundamentais e essenciais:
Comece por um plano de negócios
Essa acaba sendo uma etapa que a grande maioria das pessoas que estão começando um novo negócio acabam ignorando, mas é fundamental, especialmente para quem não tem experiência anterior com as rotinas e todos as etapas de uma nova empresa. Criar um plano de negócios é basicamente investir tempo no planejamento de todas as etapas de um determinado negócio.
Ele vai acabar servindo como um guia, indicando tudo o que o empreendedor deve fazer. Existem diversos modelos de planos de negócios disponíveis e que acabam funcionando como modelos. Mas é sempre importante ressaltar que ele deve ser visto como um guia e que deve ser sempre reavaliado, e nem um conjunto de leis estáticas e imutáveis.
Tenha uma proposta de valor
Normalmente as pessoas que começam um novo negócio sabem o que elas vão passar a fazer com aquela empresa. Por exemplo, todo mundo que abre uma sorveteria sabe que o seu negócio principal será a venda de sorvetes. Já as pessoas que abrem um negócio para cuidar das redes sociais de outras empresas sabem que o serviço principal ofertado será justamente o de social media.
Mas ter uma proposta de valor acaba sendo muito diferente disso. Basicamente é uma forma de encontrar e definir um diferencial para o seu negócio, aquilo que de fato vai acabar funcionando como uma forma de fidelizar os clientes e atrair novos. Por exemplo, abrir uma sorveteria que ofereça um ambiente amigável para todos, incluindo pets, pode ser uma poderosa proposta de valor aliada a um diferencial.
Planeje o contato e o direcionamento com os clientes
O momento da venda em si pode ser considerado como um dos mais importantes para qualquer empresa, não é à toa que os aspectos comerciais de qualquer negócio se tornam essenciais. Mas, antes disso, é muito importante que o empreendedor consiga ter claro na sua proposta o perfil do seu cliente.
Por isso, é muito importante que os empreendedores consigam, antes de mais nada, identificar o segmento de clientes para o qual ele vai direcionar o seu trabalho de marketing. Além disso, um bom plano de negócios também vai conseguir identificar os principais canais de comunicação com estes clientes, algo que vai ajudar muito o trabalho de marketing efetivo.
Anote e separe custos fixos e variáveis
A administração financeira de qualquer negócio é outro ponto considerado como chave para o sucesso de qualquer negócio. Mesmo tendo uma empresa que consiga se tornar um grande sucesso comercial, vendendo uma grande quantidade de produtos e serviços, se não houver uma gestão eficiente dos recursos a empresa pode simplesmente não acabar dando certo.
E um dos primeiros passos neste caminho para conseguir controlar o dinheiro da forma correta é conseguir entender e separar os conceitos de custos fixos e variáveis. Os custos fixos de um negócio são todos aqueles que deverão ser pagos sempre, independente de quanto uma empresa está conseguindo vender e da sua produção. Por exemplo: gastos de consumo como água, luz, telefone e internet, salários de colaboradores, aluguel de espaço físico, etc.
Já os custos variáveis de uma determinada empresa são aqueles que estão diretamente relacionados com a produção e com a venda de produtos e serviços. Por exemplo: matéria-prima e insumos, combustível, embalagens, comissões por venda, etc.
Identifique e explore fontes de receitas
Para que um negócio consiga crescer de uma forma mais efetiva é fundamental que os empreendedores consigam aumentar suas fontes de renda, explorando todas as possibilidades. Por isso, é muito importante que identificar todas aquelas que podem acaba sendo consideradas como importantes fontes de receita, e que nem sempre são aquelas mais objetivas.
Lembrando novamente o exemplo da sorveteria, a fonte de renda principal sempre será a venda dos sorvetes. Mas esse é um espaço físico que pode acabar sendo explorado de diferentes maneiras, incluindo a possiblidade de vender sobremesas para o período de inverno, quando o consumo de sorvete acaba sendo bem menor.
Já par as pessoas que abrem uma pequena loja para vender itens de presentes, pode ser interessante explorar outras possibilidades e vender os mesmos produtos utilizando outros canais, como a internet.
Faça parcerias estratégicas
Outro ponto muito importante para qualquer empreendedor, mas que se torna ainda mais importante para o pequeno que está começando um novo negócio, é pensar nas possibilidades de parcerias estratégicas que podem ser feitas. Aquelas com os principais fornecedores acabam sendo as mais importantes para garantir a saúde de um determinado negócio.
Mas, além disso, existem algumas parcerias que também podem ser feitas com outros empreendedores que pode se tornar estratégica para a obter mais negócios. Por exemplo, as pessoas que trabalham com gestão de redes sociais podem buscar parcerias com outros profissionais da área de comunicação para conseguir oferecer um serviço mais completo para os seus clientes, e ao mesmo tempo ter acesso a novas oportunidades de contrato.
Separe as contas empresariais das pessoais
Se um guia de empreendedor normalmente é composto por dicas e estratégias que podem ser aplicadas para negócios mais saudáveis e com mais chances de sucesso, essa deveria ser considerada como uma lei. As pessoas devem realmente aprender a separar as contas pessoais das do novo negócio logo no começo, pois depois se torna ainda muito mais complicado essa separação.
Muitas pessoas confundem as contas pessoais com o do negócio. E isso se torna justificado especialmente no começo para as pessoas que estão começando uma nova empresa e que não possuem muitos recursos disponíveis. Mas essa é uma armadilha que pode simplesmente levar o negócio a falência rapidamente. Pagar contas pessoais com o dinheiro que entra do negócio, ou então pagar fornecedores com valores que são da pessoa física envolvida simplesmente inviabiliza uma leitura correta da saúde financeira da empresa em si.
E isso se torna ainda mais complicado quando estamos falando de um negócio que tenha mais de um sócio. Portanto, é muito importante que os empreendedores consigam separar as entradas e saídas da empresa e trabalhem com uma remuneração fixa que vai ser utilizada para o pagamento das despesas pessoais dos sócios, pelo menos no começo. Depois, com o sucesso da empresa, os sócios podem começar a trabalhar com as remunerações variáveis, que vão permitir que eles ganhem mais na medida que a empresa também venda mais.
Crie um plano de marketing
O plano de marketing vai ser um projeto que vai englobar todas as iniciativas que a empresa deverá tomar com o objetivo de fazer com que o negócio se torne conhecido do grande público e também para conseguir aumentar as vendas de uma forma geral. Um bom plano vai conseguir, com base em informações, fornecer os dados necessários para indicar as estratégias que serão as mais efetivas.
Para quem está começando, as estratégias de marketing mais efetivas sempre serão aquelas de baixo custo. Por isso, é fundamental que as pessoas busquem essas possibilidades, que nos dias de hoje estão bastante atreladas ao digital. Conseguir criar redes sociais cativantes e, além disso, criar campanhas de tráfego pago que consigam entregar a mensagem para os potenciais clientes estão entre as ações recomendadas.
Acompanhe números e resultados
Outro erro muito comum que os empreendedores iniciantes cometem é deixar de acompanhar, de uma forma mais efetiva, os seus números e resultados. Este acompanhamento não deve ser feito apenas em relação as vendas totais de um determinados período ou em relação ao possível prejuízo que o negócio está tendo.
É fundamental manter o hábito de analisar constantemente tudo o que acontece em um determinado negócio, especialmente os números e os resultados depois de uma determinada campanha de marketing, por exemplo.
Registre sua empresa
E por último e não menos importante, é fundamental que as pessoas registrem suas empresas. Além de agir de acordo com a lei, uma empresa registrada devidamente acaba tendo acesso a recursos importantes para o negócio como um todo, incluindo a possibilidade de obtenção de crédito, fornecimento de produtos e serviços para órgãos do governo, dentre outros.