Natal: dicas para economizar com as compras e ceia em 2024

Saiba como evitar comprometer as finanças com as festas de final de ano.

Publicado em 26/11/2024 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

O mês de dezembro costuma trazer uma boa notícia para grande parte dos trabalhadores. Todos aqueles que exercem suas atividades devidamente registrados com suas carteiras assinadas podem contar com o 13º salário, uma injeção de recursos muito importante tanto para a economia quanto para a vida econômica individual ou familiar.

Natal: dicas para economizar com as compras e ceia em 2024

Mas o final do ano também chega acompanhado de uma série de gastos que nem sempre conseguem ser quitados com esse pagamento extra. Além de alguns impostos que são cobrados anualmente, como IPTU e IPVA, existem ainda as festas de final de ano, que faz com que as pessoas gastem um pouco mais.

O problema é que muitas pessoas e famílias já começam o ano extremamente endividadas justamente em função do natal e da virada do ano. A primeira data costuma sair ainda mais cara, pois envolve uma tradição difícil de se manter longe, que é a de troca de presentes. Especialmente para as casas que possuem crianças vivendo nela.

Para quem está preocupado com o orçamento das festas e final de ano e não deseja iniciar um novo ciclo com boa parte da sua renda comprometida, confira algumas dicas para gastar menos com a comemoração natalina:

Como economizar com a decoração de Natal?

Um dos primeiros gastos que as famílias acabam tendo envolvendo o Natal é com a decoração. Existem diversas tradições seguidas nessa época do ano envolvendo a montagem de árvore natalina. Mas existem ainda diversos outros elementos decorativos que são utilizados justamente para que as casas tenham o que normalmente acaba sendo chamado de “espírito natalino”.

Opte pelas árvores pequenas e sintéticas

Anúncios

As árvores natalinas acabam representando o elemento central dessa decoração. Mas não é preciso adquirir uma árvore natural e gigante, especialmente se o foco da pessoa e da família está na economia. Por isso, uma dica é sempre procurar pelas opções de árvores menores e sintéticas, que duram mais e que podem ser instaladas em qualquer canto de uma forma muito mais fácil.

Escolha enfeites de tecidos e laços

Outra tradição em termos de decoração natalina são as bolas penduradas na árvore. Mas elas normalmente são feitas de determinados tipos de materiais mais frágeis, como vidro. E isso nem sempre acaba sendo uma boa escolha, ainda mais quando estamos falando de uma árvore que vai ficar no alcance de crianças pequenas ou ainda de animais de estimação.

Uma dica interessante que ajuda a economizar, apresenta uma boa durabilidade e, ainda por cima, é barata, é utilizar uma decoração composta basicamente de panos e tecidos. O efeito, de uma forma geral, normalmente é bem interessante na árvore, e ainda pode ser replicado em outros locais.

Cuidado com as luzes

As luzes de enfeite também normalmente fazem parte de uma boa decoração, podendo ser tanto internas quanto externas. Mas esse é um elemento que acaba cobrando duas vezes, tanto no momento da compra como também no gasto de energia elétrica da casa. Por isso, é recomendado ter moderação.

Anúncios

O ideal é que as pessoas optem apenas por luzes pontuais para decorar um determinado ambiente. Caso a ideia seja iluminar mais a casa, procure sempre as opções de luzes mais baratas e econômicas.

Dicas para economizar nos presentes de Natal

Comece criando um orçamento específico

Muitas pessoas adoram dar presentes e se colocam em algumas situações que podem ser consideradas até mesmo bastante complicadas em relação a uma cobrança em si mesma com o tema. Mas é sempre importante ter em mente que os presentes devem ser dados quando existe uma situação financeira favorável.

Deixar de pagar contas e ficar endividado não é a solução mais inteligente para quem está com um orçamento mais apertado, especialmente para quem já está no vermelho. Por isso, é muito importante criar um orçamento que seja específico para as compras de presente.

Nesse orçamento, as pessoas devem calcular tudo o que elas ganham, incluindo adicionais como o 13º salário. Depois, ela deve descontar o pagamento de todas suas contas e dívidas, incluindo aquelas que surgem justamente nessa época do ano, como determinados impostos.

Com o que sobrar, as pessoas podem avaliar a necessidade de investir em algo que seja importante, como um determinado reparo ou ainda quitar alguma dívida ou financiamento que esteja pesando bastante no orçamento. E, com o que sobra, é possível definir um orçamento para os presentes.

Vá para as compras somente com uma lista

A quantidade de pessoas e de presentes que podem ser dados nessa época do ano podem rapidamente fugir do controle se não houver uma lista específica. Ela deve ser feita a partir da criação do orçamento, contemplando apenas aquelas pessoas mais próximas.

A lista não precisa ser aquela final e definitiva já na primeira tentativa. Comece indicando todas as pessoas que você pretende comprar alguma coisa, e depois defina prioridades. Também pode ser interessante definir faixas de preços e valores dos presentes e ir colocando as pessoas nessas classificações, para saber quem são aqueles que vão receber os presentes mais caros.

Compre com antecedência

Caso seja possível, é muito interessante adquirir todos os presentes natalinos com o máximo de antecedência possível. As compras feitas ainda no mês de novembro, por exemplo, costumam ser muito mais baratas do que aquelas feitas ao longo do mês de dezembro, que já recebem um reajuste justamente em função do aumento da demanda.

A antecedência nas compras pode ser feita para aproveitar as promoções da Black Friday, por exemplo, que costumam ser bastante vantajosas em produtos e itens que normalmente as pessoas compram como presente de natal.

Mas é importante ter controle nessas compras. Alguns não conseguem adiantar os presentes, pois esperam cair o pagamento do 13º salário para conseguir ir às compras. Nesse caso, caso esteja disponível, pode ser interessante utilizar o cartão de crédito, com um limite estabelecido, apenas para que as compras possam ser feitas com mais antecedência. Dependendo do cartão e da data da compra, as pessoas conseguem até 45 dias entre o ato de adquirir um item e o pagamento da fatura.

Tente comprar sempre à vista

Para quem realmente só vai conseguir fazer as compras de natal a partir do momento que o dinheiro do 13º salário estiver disponível na conta, pode ser interessante buscar descontos na compra à vista. As pessoas nem precisam mais usar o dinheiro, já que normalmente os pagamentos feitos por débito ou Pix também recebem esses descontos.

Os pagamentos feitos em uma vez no cartão de crédito, em alguns estabelecimentos, também contam como se fosse à vista. Nesse caso, além de aproveitar um desconto, os clientes ainda ganham os dias até o pagamento da fatura.

Mas os pagamentos à vista também acabam sendo muito interessantes em um aspecto que vai além do desconto. Ele permite que as pessoas entrem o ano sem essas dívidas, fazendo com que o planejamento e o controle financeiro se tornem muito mais fácil no ano que está chegando.

Dicas para economizar na ceia de Natal

Outra fonte de gastos bastante significativa relacionada às festas natalinas acaba sendo justamente a ceia. Especialmente com o aumento dos preços dos itens de alimentação, inclusive alguns que são tradicionalmente consumidos no Natal, é fundamental encontrar formas de gastar menos.

Saiba o número de convidados com antecedência

Caso a pessoa seja a anfitriã de um encontro natalino que envolva mais pessoas, é fundamental que elas saibam exatamente quem são os convidados. Para isso, exija uma confirmação com antecedência. Essa informação será precisa especialmente para que as pessoas não comprem comida demais, já que nessa época do ano existe uma tendência maior para o esbanjo.

Defina um cardápio

Ao invés de sair para o supermercado e decidir na hora o que será feito, a chance de economizar nas compras acaba sendo muito menor quando as pessoas saem de casa com uma lista, baseada em um cardápio. Do contrário, a tendência é de que as pessoas comprem diversos itens, para que elas consigam ter opção no preparo.

O ideal é que esse cardápio seja montado depois da confirmação dos convidados, para saber não apenas o que será feito, mas também as quantidades de cada uma das comidas.

Pesquise e aproveite os dias de ofertas

Quanto mais cedo esse planejamento for feito, melhor. Isso vai permitir que as pessoas consigam aproveitar os dias de ofertas dos supermercados. Mesmo durante o mês de dezembro, os estabelecimentos acabam mantendo a estratégia de definir dias específicos para a venda de determinados itens com desconto. E isso pode dar uma boa diferença no valor final da nota.

Além disso, nunca vale é demais lembrar que a pesquisa é muito importante. Existe uma boa variação de preços nos mercados. O ideal é que as pessoas consigam encontrar um local que não seja muito distante, para não onerar a compra com os gastos de combustível ou transporte privado, e que ofereça um preço médio mais baixo dos itens desejados.

Compre com antecedência

Dá mesma forma que os presentes do dia do Natal que podem sair mais baratos quando adquiridos com uma certa antecedência, alguns itens da ceia também. É o caso das bebidas, que não possuem data de validade e que podem ser adquiridas ao longo do mês de novembro, quando estão com um preço médio mais baixo. Isso vale especialmente para as bebidas alcoólicas que normalmente são muito consumidas na época, como cervejas e espumantes.

Além disso, alguns itens do cardápio também podem ser comprados com antecedência. As carnes tradicionais, como as aves, normalmente ficam caras em dezembro. Quando possível, pode ser interessante adiantar essa compra, e armazenar no freezer.

Com todas essas dicas, é possível aproveitar a festa sem comprometer o orçamento e, principalmente, começar o ano novo com o pé direito.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.