O que é o golpe do Comprovante Spray? Saiba como se proteger

Mais um tipo de golpe que ganhou força com a comunicação eletrônica.

Publicado em 22/03/2025 por Rodrigo Duarte.

Anúncios

A internet e as ferramentas de comunicação utilizadas nos dias de hoje, seja através dos dispositivos móveis ou seja pelo próprio computador, facilitaram bastante a vida da grande maioria das pessoas. Mas elas também trouxeram alguns perigos adicionais para o dia a dia. Os mais variados golpes surgiram justamente nesse campo.

O que é o golpe do Comprovante Spray? Saiba como se proteger
Créditos: Internet

Além do longo alcance, de uma forma geral alguns golpes acabam tendo muito mais força dentro desse ambiente virtual, uma vez que eles são mais simples de serem produzidos e de serem enviados para um grande número de pessoas, supostas vítimas.

Aliado a esse grande poder de propagação, a internet e a tecnologia de uma forma geral também acabam tendo uma outra característica que deve ser levada em consideração: a dificuldade que muitas pessoas acabam tendo de entender como essas coisas de fato funcionam. A evolução foi tão grande nas mais variadas áreas nas últimas décadas que boa parte dos adultos simplesmente conseguem acompanhar apenas o básico.

Muitos dos golpes que surgem acabam tendo características muito parecidas e também se aproveitam de determinadas fragilidades nessa relação das pessoas com a tecnologia. Mesmo assim, eles seguem conseguindo enganar as pessoas.

Um golpe que ganhou força nos últimos meses, e que de tempos em tempos aparece com uma roupagem diferente, é o chamado Comprovante Spray. Entenda como ele funciona e confira algumas dicas de como se proteger.

O que é o golpe do Comprovante Spray?

Anúncios

Esse acabou sendo o apelido concedido para um tipo de golpe que se tornou muito comum no ambiente virtual e digital de uma forma geral, e que basicamente envolve o envio de arquivos maliciosos disfarçados de comprovantes bancários. Esses arquivos são enviados das mais variadas formas, mas atualmente uma das mais utilizadas é o uso de aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp.

Hoje em dia, o envio desse tipo de comprovante acaba sendo muito comum. Os aplicativos de banco e carteiras digitais, de uma forma geral, normalmente contam com recursos que permitem que as pessoas façam determinadas operações, como o envio de Pix e outros pagamentos, e já enviem o comprovante diretamente para um determinado contato de WhatsApp.

Para que o arquivo se torne mais confiável aos olhos das vítimas, os bandidos acabam criando cópias idênticas de modelos de comprovantes que são emitidos por alguns dos principais bancos do Brasil. Com isso, a chance de ele chegar a alguma pessoa que, efetivamente, tenha algum tipo de relacionamento com o banco é maior.

Por que as pessoas baixam comprovantes bancários que não estão sendo esperados?

Mas, afinal de contas, por que os usuários acabam abrindo esse tipo de arquivo com comprovantes de pagamentos recebidos, mesmo sem estarem esperando qualquer tipo de operação nesse sentido ou, muitas vezes, sem ao menos conhecer o contato?

Anúncios

Basicamente esse é um dos diversos golpes que exploram duas fraquezas do ser humano: a curiosidade e o dinheiro. Com isso, mesmo que as pessoas não estejam esperando qualquer tipo de operação nesse sentido, elas efetivamente vão acabar abrindo esses arquivos.

Além disso, os criminosos que pensam nesses golpes utilizam diversas técnicas de engenharia social, se aproveitando de uma série de gatilhos justamente para tornar o arquivo ainda mais atraente.

Como funciona, na prática, o golpe do Comprovante Spray?

Na maioria dos casos, esse arquivo acaba chegando no telefone da possível vítima a partir de um número desconhecido. Em determinados casos, pode ser que o envio aconteça de um número conhecido, quando as pessoas acabam tendo o seu número clonado, por exemplo.

Ao baixar e abrir o arquivo, um software malicioso é instalado no dispositivo. Desta maneira, o criminoso tem acesso a informações sensíveis armazenadas no aparelho.

A partir da instalação desses arquivos, os criminosos podem ter acesso ao telefone da vítima, conseguindo, potencialmente, acessar dados financeiros ou pessoais que estejam nos aplicativos instalados. Além disso, esse tipo de software também pode acabar sendo utilizado para monitorar as atividades online da vítima sem que ela saiba que isso está acontecendo.

Como se proteger e identificar comprovantes falsos?

Desconfie sempre de mensagens e arquivos inesperados, mesmo que seja enviado por contatos conhecidos. Na dúvida, não abra o arquivo e envie algum tipo de mensagem buscando a confirmação da validade do anexo;

Evite abrir arquivos no formato Zip ou qualquer outro tipo que exija instalação. Normalmente os comprovantes de transações bancárias acabam sendo enviados em formatos de arquivos únicos de texto, como PDF.

Não clique em links suspeitos. Em alguns casos, as pessoas podem ser levadas a acessar um determinado endereço para que o usuário realize o download desse arquivo. Essa normalmente também não acaba sendo uma prática dos bancos e das carteiras digitais de uma forma geral.

Cartão PagBank

Sem anuidade, sem complicações – Solicite agora seu cartão PagBank com limite de até R$100.000!

ESCRITO POR: Rodrigo Duarte - Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Marketing Digital.
Faça login
ou
Criar conta
ou
Recuperar acesso

Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.