Tag pedágio: conheça as melhores opções de 2024
Serviço fornece agilidade para passagem por estes pontos de pagamento.
Os pedágios estão presentes em centenas de pontos de estradas espalhados pelo Brasil, fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas que precisam se deslocar por determinadas estradas. Essa é uma forma que cobrar uma taxa dos usuários que efetivamente utilizam aquele espaço, com o dinheiro devendo ser aplicado para manutenção e melhorias para o trânsito de uma forma geral.
Mesmo com alguns novos sistemas sendo testados, utilizando tecnologia de monitoramento que permite com que os motoristas sejam monitorados e cobrados posteriormente pela sua passagem naquele local, a grande maioria dos pontos de pedágio ainda funcionam de uma forma manual, com os motoristas tendo que parar para fazer o pagamento.
Mas existem soluções que fornecem um pouco mais de agilidade para essas pessoas, especialmente para quem passa muitas vezes pelos pedágios. As tags são aceitas na grande maioria dos pontos de atendimento e permitem que os motoristas simplesmente passem pelo controle, apenas reduzindo sua velocidade, com a cancela sendo aberta automaticamente.
Existem diferentes opções de tag de pedágios disponíveis no mercado. Mas antes de conhecer algumas das melhores opções que podem ser encontradas, entenda melhor como funciona essa tecnologia.
Como funcionam as tags de pedágio?
As tags de pedágio funcionam a parti de dispositivos eletrônicos que são colados no para-brisa do veículo e que funcionam com uma tecnologia chamada RFid (identificação por radiofrequência). Ela permite que estes pequenos dispositivos consigam se comunicar diretamente com as antenas e os sensores que são instalados no pontos de pedágio.
No pedágio o veículo pode estar em movimento, desde que com velocidade inferior a 40 km/h. A partir do momento que o veículo se aproxima da área de leitura, a antena consegue identificar a tag e acessa o banco de dados para descontar o valor dos créditos que estiverem disponíveis. Neste momento, a cancela já é liberada e o veículo passa sem que seja necessário parar no ponto de atendimento manual.
Os créditos acabam sendo disponibilizados a partir de um sistema de recarga, muito parecido com o que pode ser encontrado nos smartphones, por exemplo. Desta forma, as pessoas podem pagar um determinado valor, que é convertido nos créditos que vão sendo descontados em cada área de pedágio.
Como funciona a contratação de uma tag de pedágio?
O sistema funciona através de uma espécie de assinatura. Algumas empresas cobram mensalidades ou taxas de emissão da tag ou de mensalidade, mas hoje em dia a grande maioria delas acabam não fazendo qualquer tipo de cobrança de mensalidade, apenas descontando os valores dos pedágios dos créditos que acabam sendo ali disponibilizados.
O processo de instalação acontece de uma forma muito simples. Os clientes recebem a tag na sua casa e precisam simplesmente colar elas no para-brisa, em um local indicado, seguindo as instruções fornecidas pela empresa.
Melhores opções de tag de estágio
Sem parar
Essa se tornou uma das empresas mais conhecidas neste segmento, com parcerias com diversas outras empresas, incluindo bancos e emissoras de cartões, fazendo com que os pagamentos sejam feitos de uma forma muito mais simples e fácil. Existem planos livres de mensalidade, que acabam atendendo grande parte das necessidades dos usuários comuns. Os clientes podem atribuir certos tipos de cartões, para que os descontos aconteçam de forma automática, tanto na modalidade débito quanto crédito.
Santander Select
Os clientes do bando Santander podem optar por ter uma taga de pedágio gratuita. Ela está disponível para diversos cartões de crédito que são emitidos por este banco, sem a cobrança de mensalidade. Estes mesmos cartões acabam sendo utilizados para o pagamento dos pedágios no momento que o veículo passa pelo sistema, sem que o motorista tenha que se preocupar em passar, de forma física, o cartão para pagamento.
Veloe
A Velos oferece planos gratuitos para novos clientes por um determinado período. Para cliente de alguns bancos parceiros como Bradesco, Banco do Brasil e Digio, este período pode ser de até 12 meses. A empresa também oferece três tipos de planos diferentes, para que os motoristas escolham aquele que mais seja interessante.
ConectCar
Clientes do Banco Itaú e da Porto Seguro podem aproveitar algumas vantagens interessantes neste serviço, como mensalidade gratuita. A tag acaba sendo aceita em diversos locais, não apenas pedágios como também estacionamentos, o que pode também ser interessante para quem utiliza estes serviços dentro das cidades.